O prato azul - Pombinho

O prato azul - Pombinho Cora Coralina
Lúcia Hiratsuka




Resenhas - O prato azul-pombinho


9 encontrados | exibindo 1 a 9


Michela Wakami 03/12/2022

Que delícia de leitura
É história da boa, que te enche de emoção e te faz sentir vontade de ler tudo que essa autora escreveu.
Regis2020 05/12/2022minha estante
Ótimo comentário! Adoro livros que te fazem querer conhecer mais obras do autor/autora. ?


Michela Wakami 05/12/2022minha estante
Obrigada. Eu também.??????


Aline Oliveira 26/02/2024minha estante
Que bonito ?. Cora Coralina é minha conterrânea e nunca li nada dela. Vou corrigir este erro. Obrigada por compartilhar.


Michela Wakami 26/02/2024minha estante
Que maravilha, Aline! Acredito que você vai amar!?
Por nada!???




Marina.Colli 17/10/2020

Livro infantil envolvente e emocionante para adultos. A leveza da forma com que Cora conta suas histórias nós faz mergulhar em um universo de sentimentos familiares.
O que podemos chamar de segunda parte do livro tem uma crítica social necessária e faz refletir sobre nossa trajetória enquanto país e diversas questões culturais.
comentários(0)comente



leiturasdaursula 18/11/2022

Um poema muito bonito
Nesta obra, Cora relembra a infância e as histórias de sua bisavó. Aqui Cora relembra o último prato de porcelana chinesa de um antigo jogo de jantar, com 92 peças, que pertencia à sua bisavó.

Eu achei essa edição tão linda com ilustrações delicadas e uma história simples, mas emocionante. Este foi meu primeiro contato com a autora que é minha conterrânea e nasceu na antiga capital de Goiás, Goiás Velho.

Já estive na porta da Casa Velha, porém, na época o museu estava fechado por motivos de saúde. Mas quero visitar o cantinho de Cora novamente e apreciar todas as suas lembranças!

Essa edição conta com um posfácio onde é revelado a origem do poema.
comentários(0)comente



Jaquelline 10/01/2023

Eu amo a simplicidade e delicadeza da escrita de Cora!
Ao ler essa obra me bateu uma nostalgia das estórias que meu avô contava... além de uma leitura leve e gostosa também aprendi algo que não sabia sobre costumes da antiga capital goiana e isso apenas evidenciou o quanto a infância era menosprezada naquela época.
Vale a pena ler a nota explicativa no fim do livro!
comentários(0)comente



Karine 03/04/2023

Cautela
Um livro que começa com umas história muito legal, poética, sensível? e termina numa tragédia. Recomendo que o adulto leia antes de presentear uma criança e avalie se realmente deve ser dar. Se optar por dar de presente, leia junto coma criança e converse com ela sobre o que acontece no final do livro.
comentários(0)comente



Ercília 17/07/2023

"Minha bisavó - que Deus a tenha em glória -
sempre contava e recontava
em sentidas recordações
de outros tempos
a estória de saudade
daquele prato azul-pombinho."

Mais um livro aconchegante, acalentador, delicado, meigo, afável e lindo que parece uma avó contando histórias. Cora Coralina foi uma escritora tão admirável e ainda tem ilustrações queridas da Lúcia Hiratsuka. Até hoje pratos como esse parecem carregar muita história.
comentários(0)comente



Vehalcantara 06/04/2024

O prato Azul Pombinho
Estou fazendo um "tour" pelos maiores escritores brasileiros de cada estado, e esse foi meu primeiro contato com a goiana Cora Coralina.
A história é bem simples, mas ela escreve de um jeito muito delicado, poético no real sentido. Quem diria que um prato decorado seria capaz de evocar tantas emoções?
Ainda é uma história muito curta para absorver tudo sobre a escritora, mas com certeza vou procurar outras obras dela!
comentários(0)comente



Tahira-can 22/04/2024

Me fez ter vontade de ler mais obras dela. Gostei do jeito que ela escreve.
Sou goiana mas saí de Goiás quando era criança então me lembrei de muitas coisas da minha infância.
Achei que de uma maneira simples, Cora fala de algo importante: das coisas que herdamos, sejam materiais, ou simplesmente nossos costumes e cultura. Algumas dessas coisas fazem bem e devem ser passadas para as próximas gerações, mas não há necessidade de perpetuar erros simplesmente por tradição.
comentários(0)comente



priscila.marques 19/05/2024

Gostinho de infância
Raros são os livros que conseguem cativar nossa alma. Esse foi um desses, me vi de volta à copa da minha avó háuns 15 anos atrás, tão cheia de história e imaginação, eu passava horas imaginando a vida das pessoas desenhadas nos quadros e na porcelana.
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR