Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


784 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Luna 22/04/2022

??
Baita livro. De início parece fraco porém se desenvolve muito bem. A parte do Sermão da montanha (Olhai os lírios do campo) é magnífica, apesar de ter um cunho religioso, puxa mais pra filosofia e traz uma bela reflexão
comentários(0)comente



Bernal 16/04/2022

Tocante
Na primeira parte, a narrativa não é linear. Relata-se a corrida contra o tempo de Eugênio ao descobrir que Olívia encontra-se à beira da morte em um hospital de Porto Alegre, saindo do interior em sua direção. Durante a viagem, alternam-se vários flahsbacks que compõem a complexidade psicológica do personagem e sua relação com os demais. Já a segunda parte é mais lenta, com uma característica mais reflexiva, envolvendo questões como a socialização da medicina, por exemplo. Lembrando que a obra é de 1938, quando o Brasil vivia o Estado Novo, período ditatorial da Era Vargas. A Revolução de 1930 é pano de fundo da história, inclusive.

Resenha completa no IG @be.thereader
comentários(0)comente



Giovanna.Pereti 15/04/2022

Tragicamente belo
O livro já se inicia com algumas páginas de Fernando Veríssimo falando que não entendia o motivo do sucesso da obra em questão (kkk), e ao longo do livro se faz perceptível essa sinceridade do autor. É um livro trágico desde o princípio até o fim, como se ele tentasse estimular em nós um otimismo somente encontrado em Olivia?

Meu conselho para quem quer ler: não o ?devore?, se veja nos personagens ? seja sincero consigo mesmo como o próprio autor foi. Tenho certeza que encontrará um pouco de cada personagem na sua própria personalidade. Somente assim terá capacidade de transformar-se e também de perceber o quão tragicamente bela é a vida em alguns momentos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daniel 10/04/2022

Romance incrível, impressionante como o Érico consegue abordar tantas coisas da vida em tão poucas páginas, me sinto abençoado por poder ler uma obra tão maravilhosa, é um daqueles livros que te fazem ser alguém melhor, recomendo fortemente.
comentários(0)comente



Indria 08/04/2022

Olhai os lírios do campo
Erico Veríssimo, como sempre, um gênio. Uma história simples, de amor, vida e morte. O final é um pouco arrastado.
comentários(0)comente



Fraoliveira180 08/04/2022

Um retado de sua época
Tal livro vai fazer referência a sua época de publicação, 1938, e também vai pontuar alguns assuntos cascudos para época como antissemitismo, empoderação feminina e aborto.
comentários(0)comente



Sara - @um_livro_por_ai 16/03/2022

Olhai os lírios do campo
Que livro bom! Ainda vou escrever uma resenha mais detalhada, mas vale muito a pena a leitura. Não consegui ter uma conexão com o Eugênio (o personagem principal), mas o livro em si nos faz pensar sobre muitos assuntos: decadência humana, pobreza, esperança, ganância, morte, vida...
comentários(0)comente



Renata 11/03/2022

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO

Olhai os lírios do campo é o livro favorito do público de Erico Verissimo. Embora a obra mais famosa seja O tempo e o vento, parece que a empatia que o leitores têm com os lírios é de longa data!

É de fato um livro que fala muito com o leitor, pois desperta muitos sentimentos. Composta de duas partes, a narrativa conta a vida de Eugênio, um médico dividido entre dois mundos, um permeado pela ambição, o outro preso ao passado.

A primeira parte apresenta o Eugênio que vive pelo status, num casamento infeliz, de aparência, numa profissão que não o realiza, e sofre por um passado que lhe traz vergonha e ao mesmo tempo remorso. No entanto, nesse passado encontra-se Olívia, a única mulher que amou.

A obra começa com a notícia de que Olívia estava hospitalizada, muito mal, e pede para avisar Eugênio, pois sabe que vai morrer. Ao ir, portanto, ao encontro de Olívia, Eugênio vai recordando sua vida desde a infância simples até a juventude, já estudante de medicina, quando conhece a colega, por quem se apaixona.

A segunda parte relata um Eugênio que consegue romper com a culpa do passado e a mediocridade de sua vida infeliz e artificial, para resgatar o valor da sua profissão, que pode fazer o bem, de forma altruísta, trazendo sentido ao seu viver, um caminho pelo qual poderia ter trilhado com Olívia, se tivesse feito as escolas certas no tempo certo.

Muitas vezes nos deparamos criticando Eugênio em suas decisões e outras nos percebemos com dó de um homem perdido e frustrado. À medida que a trama avança, conseguimos vibrar com a reviravolta da vida do protagonista.

A maneira como o autor leva o enredo até metade do livro é genial, sai do tempo cronológico linear, alternando passado e presente, trazendo um suspense ao leitor sobre a corrida contra o tempo que Eugênio faz para salvar seu amor. Só que ao meu ver, de repente, a trama perde o fôlego?

Infelizmente nos últimos capítulos a leitura se arrasta e em alguns trechos chega a ser monótona, pois a reflexão que a segunda parte proporciona poderia ter perpassado toda história, de modo a distribuir alguns diálogos dele com o amigo, que é uma riqueza do romance.

A sensação que eu tinha era que algo estava reservado para o desfecho, porém não é o que acontece. De qualquer forma, eu saliento que nem por isso é uma obra desprezível, muito pelo contrário! Vale a pena a leitura!

Recomendo!

Renata Saraiva @falo.leio.escrevo
comentários(0)comente



Kelly tirelli 08/03/2022

Já existiam as estrelas e elas continuarão a brilhar
O livro conta a história de Eugênio, desde sua infância ao lado de sua família - uma família pobre para aquela sociedade - onde nele crescia a vontade de lutar por uma mudança de vida. Onde o complexo de inferioridade não o seguisse como uma sombra para onde ele fosse. Tendo o médico da família como modelo, ele começa a ver na medicina um caminho onde poderia deixar o passado pobre para trás, e recomeçar. Uma história composta de paixão, decisões tomadas por ganância e vaidade, e surpresas na vida do protagonista que muda totalmente a sua vida. Uma história sem ilusões, a vida de Eugênio é dura e cheia de luta e enfrentamentos, assim como de chegadas e partidas. É possível ver dois momentos na vida de Eugênio, uma de cegueira e outra de reencontro.
comentários(0)comente



Pedro.Machado 04/03/2022

Verdadeiro mergulho aos valores da vida. 
"Descobri que a paz interior só se conquista com o sacrifício da paz exterior. Era preciso fazer alguma coisa pelos outros. O mundo está cheio de sofrimento, de gritos de socorro. Que tinha eu feito até então para diminuir esse sofrimento, para atender a esses apelos? Eu via a meu redor pessoas aflitas que para se salvarem esperavam apenas uma mão que as apoiasse, nada mais que isso."
comentários(0)comente



denisefernandes11 20/02/2022

Me deixou pensativa.
O livro é maravilhoso, só senti falta de maior descrição dos lugares e personagens para me sentir íntima da história. Em geral, me identifiquei muito com Eugenio, principalmente pelos desafios que ele passava na profissão. Fiquei muito instigada a ter uma consciência coletiva mais sensível e diminuir o egoísmo e avareza, aprendendo que a vida começa todos os dias e a felicidade não está em grandes construções como o Megaterio.
comentários(0)comente



Fabi 20/02/2022

Mais um livro favorito da vida!
Este livro não tem explicação. No início eu peguei ranço do Eugênio, mesmo sabendo das dificuldades pelas quais passou durante a vida.

Ao começar a segunda parte do livro, tive uma impressão oposta ao início da leitura, com um Eugênio mais maduro, olhando para os outros com empatia e sendo feliz, foi uma mudança surpreendente. Essa transformação psicológica, no entanto, não foi clichê, tampouco milagrosa, foi real, daquelas que podemos acompanhar na nossa vida do dia-a-dia. Foi feita com suor, altos e baixos e que contou com a ajuda de pessoas importantes para ele. Recomendo muito!
comentários(0)comente



iara 16/02/2022

muito bom serio, o desenvolvimento do personagem e da história são perfeitos e apesar de a escrita ser um pouco complicada(sofri em algumas parteskkkkk) vale muito muito a pena ler! uma leitura mt boa de se fazer vale a pena.
comentários(0)comente



Yali 09/02/2022

Muito mais um Livro de anseios sociais do que um romance
Olhai os Lírios do Campo não é exatamente um livro para ler de maneira corrida, é mais um livro pra te fazer pensar e menos um livro pra se chegar até o fim da história. A primeira parte é mais instigante que a segunda e tem mais cara de romance, parece que o livro foi começado por uma pessoa e terminado por outra.
No geral, é um livro muito gostoso de ler, embora a segunda parte tenha excesso de questionamentos sociais, válidos, mas em alguns momentos parece que se perde o foco da narrativa pra se debater essas questões. Apesar disso e apesar do próprio Érico Veríssimo não gostar muito ainda o considero uma ótima leitura.
comentários(0)comente



784 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR