Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


784 encontrados | exibindo 736 a 751
1 | 2 | 3 | 50 | 51 | 52 | 53


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vívian 20/03/2011

Nossa eu me apaixonei por esse livro. No começo realmente não estava gostando, achei o Eugênio, personagem principal da história, muito estranho e tudo mais. Mas quando a Olívia entra na narrativa dá uma nova vida a tudo, é muito emocionante ver o quanto o Eugênio cresce durante o decorrer do livro, como ele ama a sua filha e passa a entender o verdadeiro significado da medicina, da felicidade, do amor e de Deus. É lindo, vale muito a pena ler!
comentários(0)comente



Gláucia 07/03/2011

Li pelo título.
Sempre achei lindo esse título, foi por ele que li esse livro. Tão poético, nos remete a um ambiente bucólico.
A história é bem interessante, um médico que passa por cima de seus sentimentos para alcançar seu objetivo, enriquecer, e as consequências que isso traz, a ele e às pessoas que o cercam. Ação e reação.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kennedy 28/01/2011

Há alguns meses havia concluído a leitura desse livro: "Olhai os Lírios do Campo". Confesso que fiquei surpreso pela estória tão boa, pela narrativa de fácil entendimento e o modo como é conduzida. É uma trama cheia de surpresas, idas e voltas, e que recomendo.
comentários(0)comente



Nivia 26/01/2011

Demora. Isso resume tudo.
É uma boa história, com personagens fortes. Odiei Eugênio até a última página, porque não consegui confiar nele enquanto o livro não acabasse. rs
Olívia me saiu mais misteriosa do que Capitu, porque tinha mais mistérios ainda sobre sua personalidade. Não dava mesmo pra saber se ela era íntegra e boa daquele jeito, ou se era uma visão romântica ou comparativa de Eugênio - afinal, ele não tinha lá muito o que oferecer de bom na maior parte do tempo.
Eu só acho que dava pra contar esse enredo com uma narração mais curta. Muita enrolação, demora a acontecer as coisas, e quando acontecem, você já deu uma desanimada.
Foi o livro em português que mais demorei a ler. Considero que tem um enredo bom, gostei do final e tudo o mais. Apenas achei cansativo demais, podia ser mais dinâmico. Não fosse a curiosidade, certamente teria largado.
comentários(0)comente



Carlos 10/01/2011

não morra sem ler esse livro.
comentários(0)comente



Ca 14/12/2010

A história é bem envolvente.
Érico é um grande autor.
Aprendi que apesar das dificuldades não devemos mudar a nossa essência e que o amor é maior do que tudo...
Recomendo essa linda história!!
comentários(0)comente



HARRY BOSCH 23/11/2010

OLHAI O ERICO.....
E realmente uma grande obra,um romance psicologico de aspecto filosofico e sociologico,onde se destaca valores morais sobre as questões materiais.
comentários(0)comente



Nathy 12/10/2010

O livro é bom, mas não é o meu favorito, mais posso dizer dizer que ele é razoável. O começo e mais ou menos, o meio é cativante já o final é totalmente desmotivante.
O começo é meio difícil de entender, mas da para aturar. Quando eu percebi, que Eugênio estava casado com uma senhorita rica,me deixou com raiva já que ele largou o amor de sua vida para poder ter dinheiro, mas no final descobre que a Oliva estava grávida dele, mas dizendo assim o final é irrelevante, idiota e poderia ser melhor, mas pelo incrível pareça quando o livro está para acabar ele vai passear com a sua filhinha por um jardim.
comentários(0)comente



Rodrigo 11/10/2010

O que realmente importa na vida?
Olhai os Lírios do Campo é uma obra do escritor gaúcho Érico Veríssimo, premiado em 1954 pela Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra. Este livro foi lançado em 1938 e foi a partir dele que a carreira literária do autor se alavancou.

O personagem principal, Eugênio Fontes, é uma pessoa que adota uma perspectiva materialista e utilitarista da vida. Sua infância foi pobre e isto era pra ele uma humilhação insuportável. Ele emprega todas as suas forças para sair desta condição de pobreza e ser bem sucedido na vida. Vai estudar medicina e assim conhecerá Olívia, que também é uma estudante pobre. Ele nunca a tinha percebido como mulher até a noite da formatura. Neste dia ambos se aproximam e começa um relacionamento entre os dois.

Eugênio sempre abrirá seu coração para ela, falando de seus sonhos, medos, anseios e dúvidas. Olívia lhe trará palavras de conforto, amizade e uma visão de vida bem diferente. Para ela, o mais importante é ajudar a fazer um mundo melhor. Ele duvida das suas palavras, duvida até de Deus. Ela tem sabedoria, serenidade, a força da fé e palavras de ânimo para seu amigo e amante.

Em certa altura surge uma mulher rica na vida de Eugênio, justamente quando Olívia havia passado uma temporada viajando. Ele não escuta seu coração e aproveita a oportunidade para casar com Eunice, filha do ricaço Sintra. Então sua vida muda, e ele alcança toda a comodidade, conforto e respeito que o dinheiro pode dar. Ainda assim ele não é feliz. Debate-se consigo mesmo por ter dado as costas para Olívia. Ele sente que seu casamento foi um erro, mas não consegue forças para corrigir este equívoco. O dinheiro que transformou a sua vida por fora não é capaz de curá-lo por dentro. Ele continua com seu complexo de inferioridade.

Olívia morre inesperadamente mas de certa forma continuará na vida de Eugênio: através de cartas e da filha dos dois. Ela havia deixado uma carta de despedida antes de se submeter à fatal operação. Logo em seguida Eugênio tem acesso à inúmeras cartas que eram para ele mas ela nunca havia remetido. São textos que ele procura reler para manter viva a presença de sua amada. A influência dos escritos no seu espírito é grande, até que um dia ele consegue arrumar forças para pedir o divórcio do seu casamento de interesse e passar a viver ao lado da filha pequena.

Sua vida vai se afastando do seu antigo ideal materialista, onde o que importava era o status, o prazer, o dinheiro e o sucesso. Ele começa a lutar por um mundo mais justo, com mais cordialidade, humanidade e amor.

Recomendo a leitura desta que uma das obras mais conhecidas de Érico Veríssimo porque ela te leva a sonhar em grandes ideais. Você será levado a pensar sobre sentido da vida, na felicidade, em Deus e em como tornar o mundo um lugar melhor.
comentários(0)comente



Bina Melo 28/08/2010

Gostei
Este livro eu li com nove anos de idade, óbvio que eu não entendi nada, o livro já é meio confuso por si só. Voltei a ler quando tinha 12 anos, e amei. Achei a história super interessante e intrigante.
comentários(0)comente



Mad Jr 17/08/2010

Olhai para esse livro na estante da Biblioteca...
Tive a oportunidade de terminar hoje essa maravilhosa obra. Já tinha ouvido falar muito bem de Erico Veríssimo, já tinha até ficado com vontade de ler um livro dele muito antes de saber que existia esse, mas nunca li por pura precaução (quem me conhece, sabe que meu relacionamento com literatura nacional não é um mar de rosas... rsrsrs). Quando me surgiu a oportunidade e me veio as mãos tal exemplar de Olhai os Lirios do Campo, eu primeiro o olhei com receio: será que eu não vou me arrepender de ler 280 páginas de uma coisa que talvez nem me agrade?. Ao começar a ler, pensei: será que esse livro vai continuar bom assim? e ao terminar, eu gritei: por que acabou???

Ele nos faz envolver nas situações de Eugênio, nos faz amar Olívia e nos faz pensar em diversas coisas na vida, que são mais importantes do que o dinheiro,a ganancia, a vontade de subir até chegar ao topo, não importando que meios se utilize. Nos mostra que na vida há coisas belas, que a vida renasce todo dia.

E ele faz isso como poucos: ensina de um jeito leve e descontraido, que nem se percebe e quando vê, já sabe. O livro não é do tipo que acha que ensinar é ser chato e monótono, mas sim, divertidfo e emocionante.
comentários(0)comente

Marina 08/04/2011minha estante
Fiquei feliz ao saber que outra pessoa disse "por que acabou??" ao final do livro. Eu adiei ao máximo o prazo para terminar a leitura, pois já começara desde cedo a me sentir meio "órfã" desta bela obra.
Ótima resenha.




784 encontrados | exibindo 736 a 751
1 | 2 | 3 | 50 | 51 | 52 | 53


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR