Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


784 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Felipe Sabino 19/09/2024

Que livro!
Érico Veríssimo consegue nos envolver de um jeito nesse enredo, nos faz gostar não só dos personagens principais mas de diversos personagens secundários, que nos proporcionam tanto alegrias quanto tristezas, ao decorrer da história, embora não seja focado literalmente só nisso, o livro traz um chamado para seguir o exemplo que foi ensinado por Jesus, e é incrível acompanhar a jornada de Eugênio, que passa por muitos momentos onde se vê em um conflito não só externo, mas em seus pensamentos decidindo se acredita ou não em Deus, facilmente até o momento é a minha obra favorita de um autor nacional!
comentários(0)comente



Lucas.Tomazeli 18/09/2024

Um dos meus favoritos?
Romance muito gostoso de ler. Escrito de forma agradável e que prende o leitor. Algumas partes filosóficas no meio da história são bem interessantes. É bem legal se atualizar sobre o contexto histórico em que a obra se passa, agrega bastante na leitura. Vou buscar outras obras do Erico para ler.
comentários(0)comente



Gregory.Faguaga 15/09/2024

Érico Veríssimo
"Além do castigo da professora e dos Pais havia então um castigo maior e mais tremendo o castigo de Deus temia esse Deus que em vão a mãe queria fazer amar quando rezava imaginavam ser de forma humana mais terrível era invisível mas estava em todos os lugares"
comentários(0)comente



Maria1745 13/09/2024

Me tirou de uma ressaca literária. Leitura fluida e bastante lírica, com personagens um pouco caricatos e uma trama mediana
comentários(0)comente



Choquei.amo-te 11/09/2024

Uma das melhores obras de Érico, provavelmente só atrás de O Tempo e o Vento.... Muito boa a leitura, bem fluída e tem uma história que prende.
comentários(0)comente



KelenDZ 10/09/2024

Bom livro.
Gostei de acompanhar a vida de Eugênio, seu amadurecimento no decorrer da trama, bem como sua visão sobre a sociedade da época.
O final deixou um pouco a desejar, esperava mais.
comentários(0)comente



Peter... 06/09/2024

A força da ambição
Neste livro, Érico Veríssimo conta a história de Eugênio, um futuro médico, que veio de uma história de pobreza e humilhações, para depois fazer de tudo para alcançar um nome, uma posição, fama e status. Nessa jornada fará muitas escolhas erradas que lhe trarão muitos pesares. A primeira parte do livro é intensa, e o plot emocionante. Na segunda parte, o livro fica mais morno, com espaço para discussões entre a moral e a ética, casos de pacientes e a tentativa de redenção do personagem principal, com um leve flerte com o cristianismo, vide o título que remete a uma passagem bíblica. Mas mesmo assim, de uma escrita fluida, que encanta e faz pensar.
comentários(0)comente



l3onardoleo 06/09/2024

Olhai os lírios do campo
Um dos primeiros livros que eu li na vida, e pretendo ler novamente!! Muitas lições aprendidas com o Genoca (bons e não tão bons exemplos ?). Poder e sucesso nem sempre trazem aquilo que realmente precisamos e/ou queremos?
comentários(0)comente



Amadeu.Rebouças 04/09/2024

Reflexões filosóficas, sociais, psicológicas e muito mais...
Olhai os Lírios do Campo subiu no pódio dos meus livros favoritos do ano, e será difícil tirá-lo de lá.

A vida de Eugênio Fontes, de uma infância podre, dos esforços da família para se formar em medicina, ao seu ingresso na elite da sociedade através de um casamento por interesse financeiro, abrido mão da mulher que ele ama.

É através desse personagem central, com seus defeitos e qualidades que o autor transmite toda sua reflexão sobre os ideais humanos, a transformação de valores, ao ganhar experiência de vida, tudo vai recebendo novos significados, o dinheiro e o sucesso por exemplo, evidenciando o que realmente é importante na vida.

A escrita do Veríssimo é fantástica, sem capítulos definidos, a narrativa fragmentada, não linear conta uma história em retalhos, intercalando o passado e presente do mesmo personagem, conhecemos ao mesmo tempo, o dr Eugênio um cidadão respeitável da alta sociedade, o Genoca, um menino sonhador, de família humilde, com suas descobertas da adolescência, e o Eugênio estudante, em busca da sua ascensão social, além das ações, o psicológico dos personagens tb é bem trabalhado, uma obra com um triângulo amoroso, e que na reta final se transforma numa espécie de livro de contos, tendo Eugênio Fontes como o elo que os conectam.

Esse romance apresenta temas como fascismo, nazismo, comunismo, críticas ao socialismo e ao capitalismo, traz reflexões filosóficas a respeito de ética, moral, existencialismo, aborda questões sociais, psicológicas e faz um paralelo entre ateísmo e religião.

"Deus é tão poderoso que está presente até nos pensamentos dos que dizem não acreditar na sua existência. Nunca encontei um ateu sereno. Eles se preocupam tanto com Deus como o melhor dos deistas."

Érico Veríssimo ( 17/12/1905 - 28/11/1975 )
Outras obras aclamadas: Incidente em Antares e a trilogia O Tempo e o Vento.
comentários(0)comente



Alexandre.Colpo 03/09/2024

"A vida começa todos os dias"
Nesta grandíssima obra-prima, do grande escritor Érico Veríssimo, é narrada de forma excepcional a história de Eugênio, percorrendo por sua vida, sua consciência, suas escolhas.

Publicado em 1938, possui discussões políticas atuais e reflexões que perduram gerações.

Não é um romance bobo. Eugênio é de família humilde, sobretudo, odeia a pobreza em que nasce, torna-se médico.

Na faculdade conhece Olivia, na qual a trama de desenrola em boa parte com ela no leito de morte onde o narrador viaja do passado até o presente momento, de Eugênio indo as pressas até ela.

A poesia e a beleza da escrita de Veríssimo traz questões e reflexões profundas na trama sobre a vida, amor, solidão, Deus, escolhas, arrependimento e dinheiro.

Apesar da trama principal, histórias interessantíssimas ocorrem paralelamente envolvendo os personagens principais.

Do início ao fim, vários acontecimentos prendem a leitura, alguns tão familiares que aproximam o leitor da história, sem dúvidas, uma das maiores obras nacionais que já li.
AnaJuh.Jac 03/09/2024minha estante
Preciso terminar de leeeer!!!?




Pedralto 31/08/2024

"(...) a vida ali estava a oferecer-se toda numa gratuidade milagrosa. Os homens viviam tão ofuscados por desejos ambiciosos que nem sequer davam por ela."

Essa frase resume bem o livro. Eugênio, personagem principal da obra, é um homem extremamente ambicioso. Desde criança o seu objetivo de vida é sair da pobreza e para isso ele faz o que considera preciso - maltrata o próprio pai, abandona a mulher que o amava e casa-se com uma mulher que não ama, faz amizades falsas e se desumaniza. Porém, Eugênio não é um monstro, ele tem dentro de si a culpa por suas ações e não se sente feliz, mesmo após conquistar tudo o que almejou. Eugênio só se torna feliz verdadeiramente quando aprende, por meio de Olivia (que serve como uma corda que o puxa em direção à humanidade), a "olhar os lírios do campo", a ver as coisas que realmente importam na vida e se dedicar à elas.

A história e os ensinamentos são excelentes e o livro vale a pena ser lido por conta deles. Porém, o livro parece dizer o que tem para dizer ainda na metade e as coisas que acontecem depois se dão de maneira arrastada, com diálogos gigantes e trechos entediantes para enfatizar a mudança de Eugênio, o que deixa a leitura pouco fluida a partir desse ponto. Para chegar a esse ponto do livro demorei dois dias, para terminar o restante levei quase uma semana. Apenas por isso não dou 5 estrelas.
comentários(0)comente



Lu Vitória 30/08/2024

Gente, terminei "Olhai os Lírios do Campo" e tô cheia de emoções! Esse livro é como um soco no coração, de tão real e cheio de sentimentos. A história fala sobre amor, escolhas difíceis e aquelas coisas que, como médicos, a gente tem que decidir, sabe? Isso me fez pensar muito sobre o futuro.

Acompanhar o protagonista lidando com dilemas sobre o que ele realmente quer na vida me deixou ainda mais motivada a seguir meu sonho de ser médica. Tem tantas partes que me fizeram imaginar como é lidar com os pacientes, com a pressão, com tudo! Eu senti raiva, vontade de chorar, e ao mesmo tempo uma esperança enorme. O livro me fez refletir muito sobre como é importante fazer o que a gente ama, de verdade. Foi uma leitura intensa e me deu ainda mais certeza de que é isso que eu quero pra mim!
comentários(0)comente



Jenifer150 25/08/2024

Para mim ?Olhais os lírios dos campos? é uma história sobre redenção. Nos mostra como as vezes podemos fazer escolhas erradas na vida e qual é o peso delas, mas com sorte e amadurecimento podemos acordar e tentar fazer diferente, ser diferente. Durante a leitura dá para sentir a profundidade da história, dos acontecimentos, que nos faz pensar sobre a forma como vivemos e sobre o que a vida tem de mais importante.
Não se tornou o meu livro favorito da vida mas com certeza é um livro que vale muito a pena ser lido e relido.
comentários(0)comente



shuhua 23/08/2024

"Onde está Deus, o Deus de Olívia? Será que ele insiste em se revelar apenas na forma de um cruel castigo?"
"Ansiava por ter conforto, dinheiro, um nome. Assim conseguiria matar aquela insuportável sensação de fracasso, de inferioridade. Não se conformava com a mediocridade. Não gostava da sombra."
"A maternidade era um prosaico suicídio lento."
"Tempo é ouro. Porque era que os homens não se esqueciam nunca do ouro. Ouro lembrava-lhe outra palavra: sangue. Tempo também era sangue. Ouro fazia-se com sangue."

A parte 1 do livro consegue passar muito bem a sensação de humilhação e inferioridade sentida pelo protagonista, esse sentimento de querer ser alguém melhor, se manter na vida, é tão identificável que entendo porquê as pessoas gostam tanto dessa obra. O começo me causou grande curiosidade no restante da obra e interesse pelos personagens.
Infelizmente, não gostei tanto da parte 2, acho que o ritmo da história ficou bem mais lento e, por vezes, entediante.
Em geral, é um livro bom, mas não consegui me conectar com os personagens e nem com o enredo, uma pena porque essa narrativa tinha tudo para me fazer amá-la.
comentários(0)comente



Livia2291 21/08/2024

"Está claro que não devemos tomar as parábolas de Cristo ao pé da letra e ficar deitados à espera de que tudo nos caia no colo. É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza.
Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.
Não pense que estou fazendo um elogio ao puro sentimento contemplativo da renúncia ou que ache que o povo deveria viver narcotizado pela esperança de felicidade na outra vida.
Há na Terra um grande trabalho a realizar, tarefa para seres fortes, para corações corajoso não podemos cruzar os braços enquanto os aproveitadores sem escrúpulos engendram os monopólios ambicioso às guerras e as intrigas. Devemos fazer-lhes frente."
comentários(0)comente



784 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |