CLARA DANIELA 05/01/2024Olhai os lírios do campo, de Erico VeríssimoO romance é considerado um livro clássico da literatura brasileira, escrito na segunda fase modernista por Érico Veríssimo, em 1938. A obra gira em torno da trajetória (infância, juventude e presente) do personagem Eugênio Pontes, conhecido como “Genoca”, rapaz de origem humilde que as custas do sacrifício dos pais têm uma boa educação, conseguindo se forma em medicina. Como forma, de ascender socialmente se casa por interesse com Eunice Cunha, e abandona seu interesse amoroso por Olívia, moça simples e humilde. Este fato permeia toda a obra uma vez que contribuirá para o debate constante do personagem de Eugênio, sobre as escolhas que fez para a sua vida.
Opinião: O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte da obra está não apresenta uma narrativa linear, sendo os fatos mesclados entre passado e presente dos personagens. A linguagem narrativa é bastante dinâmica mesmo nos trechos onde apresentam nomenclatura técnicas da área de medicina e descrições secundárias a trama principal. Um dos personagens secundários mais cativantes para mim foi Olívia. A personagem é a que mais se destaca em relação ao núcleo feminino, sendo caracterizada por sua inteligência, independência, determinação e humanização.
Na segunda parte da obra é explorado reflexões que reforçam pontos e argumentos já explorados pelo autor. Logo, nas paginas finais do desenvolvimento da obra pode mostra-se um pouco arrastada para os leitores. Uma vez que, o tema exposto já foi trabalhando pelo autor anteriormente. Contudo, indico o livro acho que é uma leitura que pode agregar uma vez que nos levar a uma reflexão do que fazemos com a nossa vida e com o nosso tempo. Por último, gostei bastante da obra e pretendo ler outras publicações do autor.