O Rei Lear

O Rei Lear William Shakespeare
Gentil Saraiva Junior




Resenhas - O Rei Lear


216 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Lu 29/05/2024

Angustiante.
Desde o primeiro ato, muita angústia. Que só aumenta no desenrolar da peça.
Uma tragédia, com muita loucura, crueldade, angústia, mentiras, traição... O combo completo.
comentários(0)comente



CinMeireles 21/05/2024

Inacreditavelmente, eu só fui ler esse livro porque ele é citado infinitas vezes no livro O Clube dos Anjos, de Luis Fernando Veríssimo, que eu gosto muito e tinha acabado de reler.

Nunca quis ler teatro e definitivamente nunca quis ler Shakespeare, por algum preconceito literário surgido sabem os deuses quando. Tinha certeza de que ia detestar, mas como o livro era pequeno, resolvi fazer o sacrifício. E ainda bem que o fiz, porque eu adorei.

Antes de me derreter em elogios e me autoflagelar pelo meu preconceito anterior, preciso ser justa: eu não só li uma tradução (contrariando minha tendência atual de ler os originais, quando em inglês), como escolhi a dedo a tradução de Millôr Fernandes, que era mais "fácil" do que outras que tentei e que, imagino, preservam mais o estilo original da obra. Perdão.

(mas a tradução de Millor é maravilhosa)

Cara, que história incrível! É simples e curtinha, mas em sua simplicidade consegue abordar inúmeros temas relevantes e eternamente atuais. As intrigas familiares pela herança do pai ainda vivo, a arrogância que faz com que esse pai (o rei) abdique de seus deveres sem perceber que, em consequência, está abdicando também de seus privilégios; o orgulho que faz com que ele confunda bajulação com amor, e o deixa cego para o amor sincero; os atos de maldade que começam com atitudes apenas dúbias, e escalonam para traições e e extrema crueldade... Tudo é narrado de forma tão sincera, tão envolvente. E tenho que citar que em nenhum momento a narrativa em forma teatral atrapalhou a leitura. Vou dar mais chance pra esse estilo a partir de agora.

Se você nunca leu Shakespeare, recomendo que dê uma chance. Como eu, você pode se surpreender.
comentários(0)comente



PinkPaulaS 18/05/2024

Tive a infelicidade de lê-lo numa edição ruim. A péssima tradução tirou toda a beleza e lirismo do texto do bardo. Pretendo relê-lo numa edição mais bem cuidada.
comentários(0)comente



skuser02844 15/05/2024

Harold Bloom, falava que Rei Lear era mais uma peça inesgotável de Shakespeare. Quando se tem contato com o texto, se entende o motivo de tal afirmação.
comentários(0)comente



Fernanda.Caputo 18/04/2024

Melhor peça até agora
Este ano tenho lido diversas peças de Shakespeare e nenhuma ainda teve o dom de ultrapassar Rei Lear na minha predileção.

Uma história sobre o envelhecimento sem sabedoria. Todo ato humano tem suas consequências, e Lear descobre isto da pior maneira.

A história traz duas tramas: Lear, um rei idoso que resolve rastejar sem encargos para a morte, e para isso, resolve dividir o reino entre suas filhas. Mas não o faz com sabedoria e sua vaidade o cega.

Gloucester, um conde, tem um filho bastardo que irá fazer de tudo para ocupar o lugar legítimo de Edgar.

Ambos pecam contra a natureza: Lear quer apenas o bônus do cargo, sem o ônus da responsabilidade. Dominado pela vaidade nega a única filha que lhe dedica amor.
Gloucester se deixou levar pela luxúria e o fruto desse pecado se volta contra ele.

E, não posso deixar de mencionar o Bobo. O único que, ao dizer a verdade, não é banido.
comentários(0)comente



Larissa 01/04/2024

Rei Lear
Eu achei um livro razoável. Era tanto personagens com nomes estranhos que não conseguir aprender alguns. Achei muito interessante a história em si, pois mostra que a ganância e o orgulho levam a destruição.
comentários(0)comente



Elizabeth 12/03/2024

Rei
Um rei louco, ou quase, as filhas amam ou não, muito complicado, a filha que ama pela metade é rejeitada e o reino todo enlouquece.
comentários(0)comente



Duda Vi 14/02/2024

Eu gostei mas as outras histórias de Shakespeare me cativaram mas e me identifiquei mais
achei a história meio repetitiva e "cansativa"
por mais q o livro foi bem rápido de ler
comentários(0)comente



Elton.Oliveira 10/02/2024

Um romance novelesco e medieval
Bem , gostei da experiência de ler algo de Shakespeare ! Nunca havia lido um texto de um dramaturgo, várias vezes me sentia como se estivesse num teatro vislumbrando atores com suas falas e toda arte cênica envolvida !

Não vou ser tão crítico ao início que descambou todo o contexto da obra , que foi a fúria de um rei idoso , que não ponderou nada , só queria ser bajulado para então repartir seu reinado entre suas filhas ... De acordo com o maior grau de bajulação! Atitude tão ingênua para um rei , que deveria ter tanta experiência no traquejo social ! Mas perdoarei , porque sei que foi o apelo teatral ....

Fora isso , as cenas , os atos , as manipulações, o bobo com suas tiradas e às vezes confusas falas ... Tudo foi muito atraente ao leitor ! Tivemos alguns episódios de loucuras dos personagens que ficou difícil entender, mas compreendemos o contexto !

Enfim , pra sua época , publicado em 1608 , Shakespeare retratou muito bem esse episódio de ingratidão das filhas do rei , vislumbrando poder e dinheiro. Passando por cima do amor paterno , episódio também realçado na família de Gloucester, que também evidenciou outra tragédia por poder.

Recomendo a todos ! Um bom clássico! Frases fortes e ótimas reflexões!
mpettrus 10/02/2024minha estante
William Shakespeare é um dramaturgo incrível né?!

Sobre a sua observação sobre o comportamento do rei idoso, acredito que Shakespeare fez uma crítica a essa figura. Uma espécie de galhofa sutil, para demonstrar ali o quão fútil era a autoridade maior do reinado. E o quão ?lascado? estava todo um povo nas mãos desse governante.

Ele era respeitador com as autoridades máximas da sua nação, mas sabia tecer críticas de maneira velada com uma genialidade prodigiosa.

Adorei sua resenha!!!! ????????


Elton.Oliveira 11/02/2024minha estante
@mpettrus , eu não sei de tantos detalhes de Shakespeare para tecer uma opinião melhor , mas isso que você fala , faz total sentido !

Uma genialidade, que sabemos que ele tem, realmente fica implícito esse ataque aos reis e nobres .... Imagino o quanto era difícil para um crítico, nesses tempos medievais, se arriscar numa polêmica e ter sua vida ceifada pelo bel-prazer da realeza!

Gostei muito de ler Shakespeare, vou add outros na estante ??!


mpettrus 11/02/2024minha estante
Sim, Elton, era muito difícil. Ele caminhava no ?fio da navalha? para expor suas ideias e sua arte. Mas ele era muito sagaz e perspicaz. Sabia como ?driblar o sistema?.

Há muitos anos eu li ?Otelo, o Mouro de Veneza? e me surpreendi bastante. E o classicão ?Romeu & Julieta? li recentemente para ajudar minha sobrinha numa pesquisa.

O meu favorito ainda continua sendo ?Hamlet?. Espero que se divirta com a próxima história de Shakespeare ????


Elton.Oliveira 11/02/2024minha estante
Vlw pelas infos @mpettrus , tava em dúvida entre Romeu e Julieta e Hamlet.... Mas acho que vou pra Hamlet ! ????


Regis2020 12/02/2024minha estante
Gostei muito da resenha Elton e concordo com suas observações, mpettrus.
Espero que possa apreciar mais os próximos livros Elton.
Eu adoro ler Shakespeare e assistir as peças é maravilhoso para dar um contexto melhor para a leitura, já assisti algumas e têm falas que realmente são maravilhosas quando interpretadas. Dos mais conhecidos dele, também está faltando eu ler Hamlet (desse ano não passa). Acabei de ver o filme de 1996, com Kenneth Branagh e o de 1990, com o Mel Gibson, e adorei ambos e indico.


Elton.Oliveira 12/02/2024minha estante
Obrigado Regis !!!

E uma ótima dica essa de assistir uma adaptação (filme ou teatro) , realmente acho que passei despercebido em alguns detalhes!!!

Dando uma busca rápida aqui , vi que tem um filme sobre o Rei Lear , encenado por Anthony Hopkins, de 2018 ! Já vou reservar um tempinho aqui para assistir ???!

Assim que ler Hamlet já vou assistir esses que você indicou também! ??

Vi que vc tinha Fábio aqui no Skoob e te Adc por achar legal as suas resenhas e interações ? !!


Regis2020 12/02/2024minha estante
Sim, Elton, e pode assistir, Anthony Hopkins é um ator que começou no teatro britânico interpretando várias peças de Shakespeare: e ele faz isso com primazia e excelência.


mpettrus 14/02/2024minha estante
Que diálogo virtual formidável que li agora. Dois leitores incríveis.

Elton, eu acompanho os Históricos de Leitura e Resenhas Críticas da Régis, e ela deixa eu te falar: ela é sensacional, escrever super bem. Sou fã dessa leitora.

Melhores resenhistas de literatura que eu sigo aqui nessa rede.

????????


Elton.Oliveira 14/02/2024minha estante
Boa @mpettrus ... O Skoob mais uma vez nos proporcionando um momento de alegria ao juntar pessoas que amam esse mundo dos livros ??!


Regis2020 14/02/2024minha estante
Meu querido, mpettrus, me deixou com um sorriso no rosto com suas palavras. Agradeço imensamente ter podido conhecer pessoas tão incríveis com quem posso compartilhar leituras e me surpreender com elogios que me deixam sem saber bem o que dizer. Também sou sua fã, mpettrus. ???




Thainá 28/01/2024

O Rei Lear
Lear - rei da Bretanha - ao chegar na velhice, se viu obrigado a dividir seu reino. Pai de três filhas mulheres, Goneril, Regana e Cordélia, o monarca se viu apunhalado pelas costas pelas duas primeiras, cujos maridos, Duque de Albânia e Duque da Cornualha, respectivamente, tinham olhos cobiçosos por sobre as terras bretãs.

Após a traição e com a progressiva dificuldade de discernir as atitudes e os discursos daqueles que o cercam, Lear enfrenta as mais diversas desventuras, beirando à loucura. Contando com seu fiel súdito, o conde de Kent, além de outros aliados que o destino colocou em seu caminho em meio às teias de intrigas, é protegido e resguardado no lar de Cordélia, filha que o próprio monarca rejeita no início do livro, mas que, possuidora de um coração bondoso e justo, protege o pai das garras de suas irmãs e seus maridos gananciosos.

Nessa tragédia escrita em 1606, Shakespeare, como descrito pela própria editora, ?transforma em ouro literário os menores e maiores sentimentos humanos?. Ganância, ciúme, traição, ambição, fidelidade, amor e redenção compõem essa obra, que nos presenteia com diversas frases impactantes. O final foi uma surpresa pra mim, o que me deixou em dúvida se eu havia realmente gostado da história. Mas como uma boa tragédia Shakespeareana, o final foi condizente.
comentários(0)comente



Majú 09/01/2024

Definitivamente, Rei Lear não entra no meu hall de peças favoritas Shakesperianas. Apesar de apreciar bastante os dilemas morais apresentados em suas obras, nesta em específico, as incongruências éticas me pareceram patéticas quando expostas no pano de fundo da nobreza, além de reduzir bons personagens ao talho dos secundários.
O Bobo, por exemplo, é um dos poucos que merece ser analisado com mais atenção, por apresentar um requintado senso de noção da realidade, esboçado através de comentários pertinentes e irônicos.
comentários(0)comente



claramujos 09/01/2024

Muitas reflexões sobre envelhecimento e loucura, amor e inveja, desequilíbrio de poder em relações familiares ? temas que geralmente muito me interessam, então esperava ficar bem mais investida. a melhor parte é o final, quando as escolhas dos personagens finalmente culminam em desastre e tudo desmorona de uma vez, aquela coisa bem tragédia shakespeariana??.
comentários(0)comente



Jeniffer 31/12/2023

Gostei bastante. .
comentários(0)comente



Deysiane 28/12/2023

"quero fazer algo de bom a despeito da minha natureza..."
O início é bem leve e engraçado, mas logo se torna muito triste... Amei! Sem dúvidas, uma das melhores peças que já li.

"Mas ninguém me apóia? Todos me abandonam? Isso é motivo para um homem se converter num rio de lágrimas salgadas, seus olhos podendo servir de regadores para fazer baixar a poeira do outono."

"Assim que nós nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos."

"Todos os amigos provarão as recompensas de vossas virtudes e todos os inimigos beberão a taça amarga de vossos merecimentos."
comentários(0)comente



anaclaraleitegomes 22/12/2023

Brigas por terrenos e loucura
Esse livro foi muito difícil de ler, devido a falta de leitura dramática que tive em esse ano e essa edição foi muito ruim também.
Achei muito interessante, por que é um tema interessante até hoje, são muitas brigas por terrenos e herança que acontecem em todas as famílias. A discussão sobre loucura e velhice muito me interessa, tenho muito medo de enlouquecer, inclusive.
Recomendo essa leitura, mas em outra edição de livro
comentários(0)comente



216 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |