O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez




Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera


1098 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


nalannes 07/05/2024

Muito mais que uma história de amor
O primeiro amor e a perseverança na busca do romance idealizado é o ponto central do roteiro. No entanto, o que preenche e torna as obras de Gabriel Garcia Marquez especiais é tudo aquilo que está ao redor, no cotidiano, nas sutilezas e ironias da vida.

O realismo mágico de Gabo toca nas nossas hipocrisias, nas complexidades das relações humanas e na dualidade de sentimentos com graça, sutileza e arte.

"Ele lhe ensinou a única coisa que ele tinha que aprender por amor: que ninguém ensina a vida"
comentários(0)comente



Marcos 04/05/2024

É um romance agridoce. Existe uma sensação de perda em toda a página, o que te deixa numa melancolia, mas a beleza do texto, a arte do Gabriel elas são também revigorantes. Me apiedei do protagonista, de sua busca. O amor é uma armadilha ou pode se tornar uma se você se perde, se você se deixa iludir.
comentários(0)comente



Camila1586 28/04/2024

Intenso
Um mundo de paixões, esperanças e obsessões que transcendem o tempo e desafiam convenções sociais.

García Márquez nos transporta para um mundo onde as emoções são intensas e as escolhas dos personagens têm consequências duradouras através de uma narrativa rica em detalhes e personagens vívidos.

Achei o enredo muito bem escrito. É importante enfatizar que Florentino Ariza é um produto de seu tempo e contexto cultural. Sua educação e circunstâncias sociais podem ter contribuído para sua perspectiva distorcida sobre o amor e as relações interpessoais. Enquanto alguns podem elogiá-lo por sua dedicação romântica e perseverança ao longo dos anos, outros podem criticá-lo por sua obsesão e falta de autocrítica. Eu achei o livro incrivelmente bem escrito e envolvente.
comentários(0)comente



joaoggur 26/04/2024

Os sonhos? os sonhos não envelhecem.
O triângulo amoroso, saturado dilema conjugal que massivamente é explorado pelo mercado ficcional, só pôde ser incrivelmente desenvolvido em Amor nos Tempos do Cólera pela genialidade de Gabriel Garcia Marquez; muito acima da história, há a forma em que os fatos são narrados.

Pois a basta a morte do doutor Juvenal Urbino para os sentimentos de Florentino Ariza pela viúva, Fermima Daza, se reacenderem, - aliás, perdoem-me, nunca estiveram inativos; por cinquenta anos, Florentino esperara por uma resposta.

Indo do presente ao passado, a narração é minuciosa em retratar os sentimentos humanos. Está no título, e é a palavra que define o livro; amor. Tangenciando o Freudiano, Florentino não consegue ficar com sua amada na adolescência; e basta isso para sua vida ser profundamente impactada.

Muito se fala do pedantismo das palavras, do letárgico desenvolvimento das ações; discordo que causem mal a obra. Muito pelo contrário; não querendo dar spoilers, posso dizer que passamos tanto tempo com os personagens que creio ser impossível não começarmos a desenvolver sentimentos pelos tais. E, bem, se tivemos que esperar 400 páginas para sabermos as resoluções? os personagens precisaram esperar cinquenta e um anos.

A poetica da prosa, diferentemente de muitas outras obras, consegue ser ao mesmo tempo única e fluída, não abundando de recursos que travem e/ou demandem do leitor uma atenção excessiva. Qual o nome deste estilo de escrita? Sei lá. Eu chamo de genialidade de Garcia Marquez.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



nerycarol 24/04/2024

Gabriel Garcia M. ??
Com certeza este livro está nos meus top 10 livros favoritos, simplesmente encantador. leitura fluida e emocionante, aprendemos muito sobre o amor que supera as adversidades de uma vida
comentários(0)comente



dudinka 24/04/2024

é feio e triste. mas é todo amor.
Difícil comentar de maneira sucinta sobre esse livro maravilhoso, mas vou tentar descrever a sensação de lê-lo.
o Amor nos Tempos do Cólera é minha primeira leitura de Gabo, e posso me dar por muitíssimo satisfeita e com as expectativas atendidas. confesso que tive dificuldade no começo de me engajar com a história, um dos motivos de ter me levado 2 meses para terminar o livro (além da questão da falta de tempo?).
mas não por a história ser lenta ou entediante, mas sim porque ela é densa e cheia de tiradas e frases profundas que penetram na alma, pedindo maior reflexão e atenção por parte do leitor. além de ser dividida em muitos poucos capítulos enormes, com parágrafos enormes, encaixando uma história atrás da outra sem parar para respirar, e isso me atrasa na leitura no começo.
porém, li a outra metade do livro em 2/3 dias pq me encantava mais e mais com a beleza da escrita de Gabriel Garcia Marquez, que vai te hipnotizando cada vez mais, sendo uma leitura muito gostosa, reflexiva, e bem-humorada.
acredito que a história de Florentino e Fermina é bonita em seu próprio jeito, mesmo achando que Florentino tenha criado essa obsessão por ela por acaso, e seus esforços para recupera-la tenham sido mais por botar na cabeça q seu propósito de vida era esse, do que por puro amor.
mas ainda é arrebatador ler a descrição de um amor tão fervoroso e resistente ao tempo e às adversidades, ainda numa época tão sombria e terrível quanto a do Cólera, que está sempre presente no pano de fundo da história. além disso, há muitas passagens que contextualizam um pouco da história da Colômbia, trazendo conhecimento sobre suas infinitas guerras civis que pareciam nunca acabar e perpetuavam, junto com as doenças, o cenário de podridão, medo e dor em que se passa a história.
esse romance não chega nem perto de ser um amor idealizado e sem defeitos, pelo contrário, aqui é sempre mencionado os problemas do amor e suas contrariedades, mas também como é possível transpor tudo isso em favor desse sentimento tão emblemático. diferentes tipos de amor são apresentados no livro, além de defeitos e características negativas de todos os personagens, o que traz uma visão mais ampla sobre o conceito de amar e torna tudo mais humano.
por isso acho que há uma mensagem no livro de que o amor pode desabrochar em qualquer lugar, por mais desesperançoso e assustador que este seja. e por mais estranho q esse próprio amor também possa parecer. ainda há amor.
marquei várias passagens, me emocionei, ri, fiquei feliz, me frustrei, refleti? enfim, um livro que me proporcionou momentos bons e que ficará na minha cabeça por um bom tempo, recomendo fortemente e estou ansiosa para ler mais coisas do autor.

?Só me dói morrer se não for de amor.?
Gabriel García Márquez
comentários(0)comente



char_benji 22/04/2024

Um romance inesperado
Esse livro tem tantos desdobramentos... Foi inesperado do ponto de vista de que a linha da narrativa não revela nada sobre o final! Fui lendo sem saber pra onde ele ia me levar, mas gostei por demais do destino.

Florentino Ariza e Firmina Daza me surpreenderam com seus temperamentos; a cidade colonial onde vivem traz um quê de cidade pequena do interior em que nada escapa a ninguém; suas perspectivas de vida, a forma como lidam consigo mesmos e o reflexo disso no outro, tudo é retratado de uma maneira intimista.

Gosto da escrita do autor, remendo demais!
comentários(0)comente



Caroline 18/04/2024

Resenha - O amor nos tempos do cólera

Autor: Gabriel Garcia Marquez
Editora: Record
N. páginas: 400
Classificação indicativa: +16

"O amor se torna maior e mais nobre na calamidade"

Engana-se quem pensa que O amor nos tempos do cólera versa sobre uma história de amor tradicional. Sim, é uma história de amor, mas de um modo não tão usual.

Florentino Ariza, Fermina Daza e Dr. Juvenal Urbino, os nossos protagonistas vivem uma epidemia do cólera, pano de fundo que irá influenciar na narrativa do livro.

Cheio de elementos do catolicismo, uma vez que um dos protagonistas, Florentino Ariza, é um católico devoto, então podemos ver diversas menções às celebrações típicas, como Pentecostes.

Voltando à narrativa, Florentino Ariza e Fermina Daza em sua mocidade se apaixonam perdidamente. Trocam cartas e também promessas de amor eterno. Contudo, o que o destino dos dois nao esperava era que a moça se casaria com Dr. Juvenal Urbino, quebrando a promessa de outrora.

Florentino, por sua vez, devastado, continua a nutrir o mesmo amor por Florentina e a espera por 50 anos, tempo em que Dr. Juvenal Urbino morre e Florentina fica viúva.

A narrativa embora um pouco arrastada no início, consegue nos prender no final. As personagens são fortes e marcantes, principalmente, Florentina.

O meu segundo contato com a leitura colombiana de Gabo, a qual pretendo continuar a me aprofundar.


Nota: 4/5 ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz 17/04/2024

Lindo, mágico e eterno!
Uma obra de arte literária. Gabo não decepciona e traz a realismo magico numa história atemporal de amor. Para ler e reler e levar para vida!!
comentários(0)comente



Joana.Amarante 15/04/2024

Sobre o tempo e sobre o que e como resiste. A leitura como um todo te envolve, com provocações, desejos, nojos/repugnância.
Para mim, foi uma leitura lenta, uma leitura que precisava desse tempo, de entender o tempo do livro, das passagens descritas, dos encontros de cada personagem, da densidade do clima e cheiros. É uma bela leitura.
comentários(0)comente



Soares60 14/04/2024

Gabi encanta e chama a leitura assídua. É convidativo sem ser vulgar. Trás as impropécias do amor real
comentários(0)comente



RaulSalus 13/04/2024

A força do tempo...
O que dizer? Potente. Gabo, mais uma vez, se supera e nos supera. Potente, delicado, ardil e cru. Humano. "O amor nos tempos do cólera" é mais que um livro de amor e de cólera. É sobre a inevitável força do tempo.
comentários(0)comente



1098 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR