O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez




Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera


1098 encontrados | exibindo 571 a 586
39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 |


Josi 15/07/2021

Décadas de sentimentos enrustidos nomeados como 'amor'
Mais uma grande obra do Gabriel Garcia Marques, nesse livro acompanhamos o desenrolar de um triângulo amoroso pra lá de complicado e que atravessa algumas (várias) décadas das vidas dos envolvidos.
Curioso Gabo pintar de 'amor' várias relações perversas e doentias (assim como a cólera que grassava na época - uma analogia bem empregada) e dessa forma nos envolver com os personagens. Relações bastante humanas, muitas dolorosas, algumas extremamente impróprias (América, oi?!) nos levam pelos meandros da diversidade dos sentimentos humanos. Achei o desenrolar um tanto arrastado, mas perto da metade a leitura engrena e é impossível largar o livro. Super recomendo!!



comentários(0)comente



juliasilva 13/07/2021

Eu diria que a minha primeira impressão do livro foi muito diferente daquilo que realmente aconteceu, visto que eu esperava uma paixão recíproca como o famoso clichê, mas conforme eu ia lendo, eu ia quebrando todas as minhas expectativas da narrativa, fazendo com que a leitura te prenda totalmente na história.
Realmente, nos primeiros momentos, você sente cansaço de ler aquilo por que é chato de início, mas o depois recompensa demais;
Com a melancolia amorosa vivida por Florentino Ariza por Fermina Daza, mostrando as multifaces do amor, onde Ariza passou por seus sintomas de ¨cólera no amor¨, o que me fez sentir um pouco confusa sobre ele, mas depois fui entendo, onde o mesmo vive a sua vida inteira pensando e refletindo sobre Fermina e o que poderia fazer para conquistar ela.
Logo após o casamento de Fermina com o Juvenal Urbino, tem uma quebra de expectativa enorme, por que você acha que o amor de Ariza e Fermina é totalmente firme por um momento, mas com isso, somente transforma a visão de mundo de Florentino, onde ele vive para se tornar alguém influente e com recursos como o Doutor para que se torne um homem digno de poder viver junto de Fermina, por anos e anos vivendo e crendo nisso, o que trás a progressão da história no livro, contando o amadurecimento da Fermina durante o seu casamento, fazendo com que a mesma mude totalmente o seu ponto de vista sobre o amor, sobre si mesma e a sua vida principalmente, refletindo nas ações do pai e como afetaram o seus pensamentos sobre a realidade.
Com a história se passando nos tempos da história espanhola colonial, a maneira de como Gabo descreve a realidade das colônias que viviam em constantes revoluções e onda de independências na América do Sul e afins, trazendo uma ótima contextualização, mas colocando principalmente as mazelas vividas nos âmbitos sociais, que faz o leitor refletir sobre aquela época, como funcionavam as relações sociais, visto que Fermina Daza era uma dama de respeito e muito desejada, colocando seus dramas vividos entre Urbino e Florentino durante toda a sua vida, com os mais singelos detalhes.
Por fim, após a morte de seu marido, a reaproximação dos dois trás a reflexão sobre a velhice/idade e como ela afeta a virilidade da sua vida, visto que Ariza já percebia as marcas da idade em si mesmo, o mesmo ocorria com Fermina Daza, trazendo uma excelente reflexão sobre a progressão da vida, como as relações interpessoais afetam ela e como vai indo se dissipando aos poucos; No final da história, tem tudo aquilo que o leitor aguardava com a velhice dos dois e com o seu reencontro das personalidades que um dia já foram apaixonadas, mas que houve a mudança de visão e mudança na relação, sem se lembrar que um dia já pensaram em estar juntos por toda a vida, mas sim como se a vida iniciasse a partir daquele momento, mesmo que os rumores da cidade venham a se espalhar sobre a tão recatada Fermina Daza, que era casa com o médico mais influente e mais conhecido da luta contra a cólera na cidade.
Por fim, é uma leitura que vale muito a pena, te prende na narrativa para se esperar o que acontecerá com a melancolia de Ariza e com a indignação de Fermina, onde essas duas atitudes e pensamentos iriam levar os dois até o final de suas vidas.
comentários(0)comente



Ruffo 13/07/2021

Comprei para experimentar e conhecer o autor, mas não me agradou nenhum um pouco.

O elemento tempo da obra é inquestionável, elemento unico do autor. Algo que não tinha visto em outros livros.

Em relação a história, não gostei. Em alguns momentos achei exagerada, forçada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Val | @livre_se_clube 07/07/2021

Um bom romance, mas nem de longe se aproxima de Cem anos de solidão. Uma leitura mais lenta, várias partes do livro são bem cansativas e acontecem poucas coisas que prendem a atenção do leitor. Mas sempre vale a pena ler Gabo, a gente aprende muito sobre relações humanas e sobre a história.
comentários(0)comente



Chelly @leiodetudo 07/07/2021

Vamos falar sobre amor?
Mas vamos falar do sentimento amor. E não de romance. Não de paixão. Não daquela coisa que estamos acostumados a confundir com amor.
.
Esse livro é sobre a vida de Fermina e Florentino Ariza em diversos momentos e situações da vida. O amor é um personagem que aparece não só entre o casal, mas em diversos outros personagens. É uma história do Amor enquanto sentimento e todos os seus aspectos bons, ruins, engraçados, ardilosos e possessivos.
.
.
?A escrita é uma delícia e poética. A história se inicia no presente e vamos voltando ao passado aos poucos. É um livro bonito, mas que dificilmente vai te fazer chorar. Eu, pelo contrário, ri em diversas situações. ?????
Mel Fernandes 07/07/2021minha estante
Ah poxa... tô em dívida com Gabo...


Chelly @leiodetudo 07/07/2021minha estante
Dividida por quê, Mel?


Mel Fernandes 07/07/2021minha estante
Em dívida. Porque comecei Cem anos de solidão e não consegui retornar ainda.


Chelly @leiodetudo 08/07/2021minha estante
Ah tá ???




Octávio 04/07/2021

O Amor nós tempos do cólera
O amor que resiste ao tempo sempre forte e com a esperança de felicidade. Até quando resistiria Florentino Ariza? Toda a vida!
comentários(0)comente



Indria 29/06/2021

O amor nos tempos do cólera
Gênio. Gabo é simplesmente um gênio. Mais um livro incrível desse autor. "Florentino Ariza tinha a resposta preparada havia cinquenta e três anos, sete meses e onze dias com as respectivas noites."
comentários(0)comente



filho de zeus 28/06/2021

Inventando o amor com amor
Minha primeira experiência com o autor e posso dizer que foi inesquecível. Gabriel Garcia Marquez consegue contar muitas histórias diferentes nesse romance, que diga-se de passagem, não se prende a moralismos, talvez propositalmente, por conta da época em que se passa.
Num contexto de guerra e morte, absurdos são naturalizados na vida cotidiana e é inevitável desviar o olhar disso. Mas ainda assim, a história de Fermina, para mim, foi interessante de acompanhar, do começo ao fim. Apesar dos seus vários defeitos, é uma personagem intrigante, principalmente pela maneira como se opõe a regras sociais, mesmo que timidamente.
Mas o que mais gostei sobre esse livro é a maneira que o autor consegue traçar uma linha do tempo muito bem descrita da vida de cada um dos personagens. O tempo é o grande protagonista pra mim. Pois tudo na história depende dele. E acontece, apesar dele.

?E se assustou com a suspeita tardia de que é a vida, mais que a morte, a que não tem limites.?
comentários(0)comente



Luana.Vendemiatti 27/06/2021

Realmente sobre amor?
O amor nesse livro é uma coisa tão complicada. É intenso, é calma, é muito problemático e é paciente. Por mais que tenha muitas questões sobre o Florentino que não me agradaram, eu achei a escrita realmente muito boa. O autor traz toda a vida de 2 pessoas em 400 páginas. Eu acho que mais do que sobre o amor, o livro trata de relacionamentos e expectativas. Da vida e dos caminhos que ela toma. Foi bom acompanhar a história dos personagens, por mais que eu não tenha gostado de nenhum.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lau 27/06/2021

EI GALERA PELO AMOR DE JESUS!!! ESSE LIVRO AQUI É TUDO PRA MIM!!!! Pra quem gosta de sofrer por um amor impossível e inesquecível este livro é perfeito. Amei, amei, amei, amei e amei. Gabo, você é tudo pra mim entenda!!
comentários(0)comente



Raquel 26/06/2021

Reflexivo e intenso
É muito difícil falar de "O Amor nos Tempos do Cólera", ou mesmo introduzir a obra, sem dar grandes spoilers da narrativa para quem nunca se informou sobre a história. Eu mesma peguei o livro para ler totalmente no escuro e, garanto a você, que a experiência é muito mais emocionante dessa forma. Mas, para aqueles que não se importam de ter um pouco das surpresas reveladas, e para aqueles que sabem que a escrita de Gabriel García Márquez é muito mais na vibe "aproveite a viagem" do que "chegar ao destino", prossigam na leitura dessa postagem sem medo.

"O Amor nos Tempos do Cólera" é a história de um quase triângulo amoroso. Digo "quase", pois não há o relacionamento dessas três pessoas de fato acontecendo ao mesmo tempo, apesar de os sentimentos estarem ali.

O livro narra as vidas de Fermina Daza, Dr. Juvenal Urbino e Florentino Ariza. Fermina e Florentino viveram em sua adolescência um amor imensurável, porém virtual, por meio de incontáveis cartas, sem nunca de fato terem conversado ou se olhado nos olhos. O pai de Fermina, não aprovando a relação, a manda numa tortuosa viagem ao interior da Colômbia para a casa da prima, a fim de que esquecesse a existência de Florentino.

A viagem foi um insucesso, uma vez que só serviu para reavivar ainda mais a chama da paixão dos adolescentes, que trocavam telegramas clandestinos. Porém, após muitos meses, quando Fermina volta pra casa, ela e Florentino finalmente se encontram frente e a frente e Fermina tem uma baita desilusão ao perceber que Florentino era feio de doer.

Após o devido pé na bunda, Fermina se casa com Dr. Juvenal Urbino, um rico de família aristocrata, e Florentino foca a sua vida na carreira e nos prazeres carnais. Apesar de ser um relacionamento controverso, Fermina se recusa a se divorciar de Dr. Juvenal e viver sua vida como quisesse, o que impensável para uma moça de classe alta no século XVIII. Até que décadas depois, o Dr. morre e Florentino aparece para reconquistá-la.

De uns anos para cá, eu tenho lido muitas obras do Gabriel (o plano é ler toda a obra do autor) e cada uma delas me encanta de uma maneira diferente. A beleza de "O Amor nos Tempos do Cólera" não é o realismo fantástico fascinante de "Cem Anos de Solidão", mas justamente o contrário: é a crueza e a honestidade com quem o autor retrata os processos de amadurecimento e envelhecimento do ser humano. Gabo aborda com sinceridade o início das limitações físicas e mentais que nosso corpo apresenta com a idade, além de retratar o amor e o sexo na terceira idade. Além disso, o autor ainda explora e questiona tradições o tempo todo, trazendo luz aos incômodos e até infelicidades profundas e duradouras que estas podem trazer na vida das pessoas.

Gabo também me incomodou nesse livro. Confesso que nunca li sobre o histórico do autor para saber o que se justifica, mas achei duas situações narradas muito controversas. A primeira foi o descontentamento de Firmina ao descobrir que seu marido tinha uma amante negra. A personagem demonstra asco pela situação e diz inclusive que a amante tinha cheiro de gente negra. Pesadíssimo. A segunda foi uma "namorada" de Florentino, que é descrita como uma criança que ainda estava no colégio, enquanto Florentino já tinha mais de 70 anos.

Apesar desses dois fatos, "O Amor nos Tempos do Cólera" é uma obra muito bonita, que nos faz acreditar no amor e de que tudo na vida tem uma hora certa para acontecer e que não devemos apressar os processos. Com certeza merece ser relida algumas vezes durante a vida para relembrar esses ensinamentos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vanessa 25/06/2021

Incrível
Um livro apaixonante, como já era de se esperar, todos deveriam ler Gabriel Garcia Marquez em algum momento da vida!
comentários(0)comente



1098 encontrados | exibindo 571 a 586
39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 |