O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez




Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera


1098 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


luizfsricardo 14/07/2023

Muito bom!
Esse romance do Gabo é mais um daqueles que ele começa pelo fim e consegue te prender até o final do livro. Algumas passagens são cansativas mas o livro como um todo é muito gostoso de se ler. É uma história de amor que sobrevive às intempéries do tempo.
comentários(0)comente



Pris 13/07/2023

Gabo.. o contador de histórias!
Não achei um livro fácil, fluido na leitura.Algumas vezes travei na leitura, mas a capacidade de construir um enredo e histórias
De Gabriel Garcia é envolvente .
Um livro que fala de uma história de amor, sobre a vida de casado no cotidiano e sobre amor na terceira idade.
Cólera .. os sintomas que algumas vezes são confundidos com os sintomas de uma paixão.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



valentina 08/07/2023

ótima leitura, a escrita de Márquez é maravilhosa, divertida e envolvente, gostei muito das reflexões sobre velhices e relacionamentos de curto e longo prazo
comentários(0)comente



bobbie 06/07/2023

Uma jornada fascinante e cansativa.
A orelha desta edição explica que a história de Florentino Ariza e Fermina Daza foi inspirada nos pais do próprio autor. Os desavisados mergulham de cabeça na história crendo piamente que serão regalados com a terna história de um amor que deu, como fruto principal, o próprio Gabriel García Marquez. Então, os desavisados, como eu, são arrancados de seu devaneio quando percebem, ao longo da narrativa, que a insistência inicial do jovem casal apaixonado foi, de fato, apenas inspiração, pois o restante da narrativa não poderia ser menos fiel à realidade. A história mostra que o amor verdadeiro (ou Verdadeiro?) é o sentimento mais resiliente que existe, pelo menos enquanto não é confundido com teimosia. O leitor vai se compadecendo de Florentino, por vezes se irritando com ele, ao mesmo tempo em que pasma com Fermina, fica sem entendê-la, ou entende-a plenamente, até que é jogado num barco com os dois para que resolvam, de vez, sua pendência meio secular. O romance abre suas páginas com o tema do cheiro, o cheiro do veneno misturado ao da morte, o que determina o tom da história que perpassa guerras civis intermináveis e epidemias infindáveis do cólera. A todo momento nos colocamos em guarda para que os protagonistas vençam a morte em vida e finalmente tornem a se encontrar (no sentido mais amplo da palavra, porque pouco tempo se perderam de vista). Enquanto isso, vamos nos envolvendo com figuras adoráveis - ainda que falhas -, como o doutor Juvenal Urbino. Apresentado a nós como pessoa honrada e de caráter, ora nos vemos torcendo para que seu casamento apenas frutifique, ora pensando que já é hora que se retire dignamente para ceder espaço ao sofrido Florentino. Em meio a tudo, tiro uma estrela de minha humilde avaliação apenas devido aos capítulos extremamente longos, sem ponto certo para pausa (algo que começou a me incomodar de tempos para cá; deve ser a iminência da velhice), e ao miolo da narrativa, que em determinado momento parece se arrastar.
comentários(0)comente



Laura 06/07/2023

Romance maravilhoso!!
Comecei a ler após assistir um resumo da obra em 20min, e me apaixonei. Agora o livro consegue superar.
Tem muitas reflexões sobre a vida... e o que fazemos no passar dela, como aproveitamos, e sobretudo, o amor presente nela. Perfeito esse livro e de fato:
Deve ser o livro mais humano escrito por Gabriel Garcia Márquez.
comentários(0)comente



Leonardo.Kayser 06/07/2023

O amor nos tempos do cólera
O livro em si é excelente, mostrando para além de uma suposta história de amor, a natureza humana e todas suas falhas e problemas. Apresenta inúmeras mazelas sociais e do caráter humano, tendo uma certa relação com o título. A história é muito boa, mas a leitura fica cansativa por vezes, com uma narrativa um tanto arrastada em partes que não necessitavam de tantos detalhes, tornando um pouco maçante a experiência de leitura nesses casos.
comentários(0)comente



Carlos Henri 06/07/2023

Gostei mas não funcionou muito pra mim. Achei a escrita neste livro muito enrolada com muitos detalhes. Mas é um bom livro.
comentários(0)comente



Bruna.Duailibe 05/07/2023

A escrita doce e poética do Gabo não era novidade nenhuma para mim. É sempre um deleite poder ler um livro dele!

É uma obra que se trata de uma extensa história de um triângulo amoroso, no qual nem sempre as motivações serão baseadas no amor.

Ao longo da história, conhecemos com detalhes 3 personagens: Juvenal Urbino, Fermina Daza e Florentino Ariza. Sendo personagens reais e bem formados, encontramos seus defeitos, angústias, qualidades e deslumbramentos.

Além da história central, o romance nos apresenta diversos tipos de amor: carnal, juvenil, conjugal, ideal....entre outras formas de relação que beiram a obsessão e o crime.
Apesar de ser um livro que trata das várias faces desse sentimento, trata também de ideias perturbadores que são mascarados pelo aroma do amor.

"Tinha que ensiná-la a pensar no amor como um estado de graça que não era meio para nada, e sim origem e fim em si mesmo."
comentários(0)comente



Rayssa 05/07/2023

O Gabriel escreve muito bem
Senti muitas dificuldades com os livros do Gabriel no modo geral, porque ele sempre é muito prolixo e narra situações e histórias que não me chamam a atenção.

Esta é uma narrativa sobre a vida. Ficou muito bonita quando coloquei o áudio livro e pude escutar a musicalidade das palavras, mas a real é que se trata da vida passando.

A história tem 3 personagens principais, sendo um deles que tem mais cenas: Florentino Ariza. Este homem é um louco varrido e vocês vão entender o porquê quando lerem.

Quanto a Firmina Daza, eu a percebi como uma mulher decidida, mas muito guiada pela sociedade.

Dr. Juvenal um homem quadrado, mas carinhoso.

O casal Juvenal e Firmina achei bem real e gostei das partes que falavam sobre o amor conjugal deles. Todavia, não era nada NOSSA. Kkkkk

Vale a pena ler o livro se você acha que os clássicos precisam ser lidos, mas se não gosta de livro chato: pule
comentários(0)comente



Janaskoobmania 03/07/2023

Entre o amor e a/o cólera
Começo a falar sobre o título, porque esse nos confunde o tempo todo, o amor nem sempre é amor e sim conveniência, imposição da sociedade; e o cólera não só visto como a doença que matou muitas pessoas como a cólera vista como a ira que também matou muitos por meio de guerras, inclusive civil. Então já no título o autor nos coloca em cheque para refletir sobre essas questões.
Uma outra coisa o livro inicia com uma morte e trás em baila reflexões sobre vida e morte.
E, a partir dessa morte outras ocorrem e assim vamos conhecendo os personagens dessa grande história. O que pra mim foi surpreendente é que a história começa, de um suposto, final da história. Ou seja, vemos os personagens principais na velhice e depois de um dado fato, o autor começa a narrar como foi que aconteceu para chegar naquele presente; porém nem por isso o livro é monótono, pelo contrário me surpreendeu em vários momentos, inclusive no final.
Durante toda a história na vida de Fermina, Florentino e Urbino, nos deparamos com o amor e suas nuances e também com a doença que nos coloca em alerta para o título, será que é amor? Será que é o cólera? Ou será a cólera dos homens. Só lendo para entender o que digo.
E mais uma coisa sobre o livro, as histórias são divertidas, mesmo a morte é irônica, não tem como não ri em vários trechos do livro. Foi um livro que me surpreendeu, porque acreditava que seria aqueles clichês românticos, ainda bem que estava enganada.
Na iminência de morte um dos personagens fala: ?A única frustração que levo desta vida é a de ter cantado em tantos enterros, menos no meu.? Se fosse atualmente ele não sofreria com isso era só gravar.(rss) A morte e o morrer vai dos extremos da banalização a introspecção do que fizemos com a vida que temos. E já no final algo ainda mais interessante sobre isso: ??é a vida, mais que a morte, a que não tem limites.?
Só lendo para se deliciar com a maravilhosa escrita de Gabriel Garcia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ellen.xá 02/07/2023

HISTÓRIA MARAVILHOSA X LEITURA CANSATIVA
Um dos livros mais singelo que já li.
A história é encantadora, envolvente e muito fofa.
Mesmo sendo sobre um triângulo amoroso não há um lado de felizes para sempre e outro de infelizes para sempre. Tem um toque comico e deixa várias lições sobre vida conjugal, amor e compromisso. Além de tratar de temas, pouco descritos como o amor na velhice.

O GRANDE DEFEITO é a divagação do autor. A leitura muitas vezes é arrastada, muito detalhada em situações que não acrescentam em nada a história além de ter poucas divisões de capítulos ( li no kindle). E infelizmente, por esse motivo não leria novamente.

Apesar disso, é impossível não se apaixonar por Florentino, Urbino e a Fermina. E para quem nunca leu, fica a recomendação.
comentários(0)comente



Julia 28/06/2023

Amor (?)
Avalio esse livro como excelente, mas que merece ser lido com ressalvas, talvez até parte da intenção do autor, mas a ideia do amor que parece uma doença acaba realmente nos dando um vislumbre do que ocorre no livro
ESSE LIVRO NÃO É SOBRE UMA HISTÓRIA DE AMOR
Ele, como um bom livro realista, trata da natureza humana, e com ela as suas falhas, muitos que leem esse livro vendo como romântico, talvez passe por vistas grossas por diversas mazelas da sociedade e do caráter humano. Como se sentimentos efusivos dessem licença para cometer varias atrocidades.
Então deixo minha constatação :
É um livro fluido, a experiência de leitura é maravilhosa, mas leia com olhos atentos, não romantize os acontecimentos como fazem as personagens.
comentários(0)comente



Ezequiel.Cesar 17/06/2023

Fantástico!
Já tinha lido ?Crônica de uma morte anunciada ? e adorado!

Gabo é incrível, ele apresenta o desfecho final logo no início da história, artifício inteligente para aguçar a curiosidade e prender o leitor, depois vai esmiuçando quadro a quadro o enredo!

O amor nos tempos do cólera ganhou um lugarzinho no meu seleto grupo dos Favoritos da vida!
comentários(0)comente



1098 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR