Márcia 09/06/2024
O amor nos tempos do cólera
Meu primeiro Gabriel Garcia Marques! Que texto fabuloso! Me apaixonei! Confesso que foi uma leitura demorada, porque a história é longa, são 431 páginas, mas o texto é tão brilhante que a gente continua, envolvidos no modo como o autor trabalha as palavras, como transporta nossos pensamentos ao local da ação e como faz com que nossos sentimentos se misturem aos dos personagens. O cara é realmente ?mágico"!
Em O Amor Nos Tempos do Cólera, Garcia Marques usa a história dos pais como fonte de inspiração para criar o romance, que se passa na transição dos séculos 19 e 20, na cidade fictícia inspirada em Cartagena de Las Índias, em um período turbulento marcado por guerra civil, levantes populares e um surto de cólera. Foi o primeiro romance escrito por García Márquez depois da premiação do Nobel de Literatura por Cem Anos de Solidão (que quero ler), em 1982, e marca o rompimento do autor com a sucessão de obras influenciadas pelo realismo mágico, segundo pesquisei.
Narra a história do amor de Florentino Ariza por Fermina Daza. E que história! Ele, um jovem funcionário de uma unidade dos Correios; ela, filha de uma família rica e reconhecida por sua beleza, graciosidade e gentileza. Ele começa a se corresponder com ela em tom poético, a partir de cartas, mensagens e telegramas, alguns até melosos em que declara o seu amor. Mas tem um pai no meio, que não gosta do relacionamento entre os dois e se muda com a jovem de cidade. Acometida por uma suspeita de cólera, Fermina conhece o médico Juvenal Urbino com quem se casa. A trama então passa a girar em torno da espera de Florentino em ter uma chance com a mulher por quem era apaixonado. Ele simplesmente passa 50 anos à espera de sua amada e, durante esse período, acompanhamos a implacável passagem do tempo. E, sim, o amor é concretizado.
A história parece simples, não? Nem um pouco! A trama é complexa, com personagens sendo descritos com suas forças e fragilidades, nos seus erros e acertos, na sua vileza, miséria, soberba, com suas diferenças no pensar e agir. Vemos como a vida é um suceder de acontecimentos, de percepções e sentimentos.
Leitura do @confybookclub