Nati Sampaio 29/10/2023
É realmente um livro meio complicado, então entendo a nota baixa e as resenhas negativas sobre ele. Mas eu, pessoalmente, gostei bastante, nessa segunda releitura. Na primeira vez que li, não tinha gostado muito e nem me aprofundado na história, estava lendo de forma muito superficial. Dessa vez eu gostei mais.
Não vou debater aqui sobre o que era ou não real na narrativa da preceptora, que por sinal não tem nome. Me atenho apenas na figura dela: uma mulher forte, que foi corajosa e que tentou salvar as crianças, da maneira que ela achou cabível. Se ela fez certo ou não, não saberemos. Mas foi real pra ela, o que já me dá
uma ideia.
Acho também que ela comandava as narrativas é direcionava as conversas para chegar a um ponto em que ela queria provar. Mas que também não era de todo errado, uma vez que ela acertou bastante coisa.
Enfim, uma leitura mais difícil, complicada, cheia de nuances e camadas que precisam ser avaliadas e discutidas com calma - o que não torna uma leitura ruim. Na verdade, eu gostei bastante. Recomendo!