A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James




Resenhas - A Volta do Parafuso


765 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Dai Solyom 28/10/2024

A linha tênue entre a razão e a loucura
Eu iniciei a leitura com uma perspectiva totalmente diferente do que a obra apresenta.

Eu li em algum lugar que a obra era semelhante a DOM CASMURRO, então fiquei com esse pensamento.

Mas só agora depois que conclui o livro eu consegui conectar as duas obras, e entender sua semelhança, que não tem nada haver com o enredo.

A VOLTA DO PARAFUSO nos confunde até a última palavra, e quem sou eu para dizer se foi verdade ou não? Se foi loucura, se foi real e espiritual?

A única certeza é que havia algo estranho, então cada um com sua própria interpretação.

Eu acredito naquela que nunca teve o nome citado, se ela afirma que viu, então ela viu!
comentários(0)comente



Gabriela5596 27/10/2024

?
Um terror e suspense que não chega a ser tão apavorante. Pretendo reler, pois preciso relembrar algumas partes para formar uma opinião mais completa.
comentários(0)comente



Alexsander.Rosa 27/10/2024

Fantasmas reais ou imaginários?
Mês do Halloween e nada melhor do que ler livros temáticos, e este estava há um bom tempo na minha estante.
O livro aborda o tema de fantasmas de um jeito que eu gosto muito: deixando na dúvida se eles são reais ou não. Para isso, utiliza-se um narrador que conta a história de sua amiga que era governanta da mansão Bly e que cuidava de duas crianças, porém, a governanta começa, supostamente, a ver dois fantasmas de antigos moradores da mansão Bly, e ela acredita que esses fantasmas estão exercendo alguma influência sobre essas crianças.
A história deixa essa dúvida sempre em aberto quanto a veracidade da presença, ou não, desses espíritos, pois em algumas ocasiões em que a governanta menciona os fantasmas ela diz coisas que verídicas que não tem como ela saber, porém, por outro lado, aparentemente só ela vê e sente a influência desses espíritos, e o livro leva isso até o seu clímax. Além disso, a personalidade da governanta faz a gente se questionar da sua sanidade.
Eu achei a história em alguns momentos meio "parada", principalmente em sua metade, mas o começo e o desfecho desse livro é incrível. É uma história para se ler com calma e acompanhar os acontecimentos para concluir se realmente havia alguma presença sobrenatural na mansão Bly.
comentários(0)comente



Alessandra.Jungblu 27/10/2024

Quero reler...
Um prato cheio para quem curte obras com muitas pitadas de emoção e loucura. Acredito que, para a época, foi uma história bastante assustadora e original. Hoje nossa expectativa quanto a esse gênero literário mudou muito devido à quantidade e diversidade de livros de suspense e terror. Mas certamente uma bela história, vale a pena ler por se tratar de um clássico gótico que inspirou outros autores ao longo do tempo. O final realmente fica em aberto, e só nos resta a imaginação. E não identifiquei alguns elementos que li nas resenhas, por isso penso em ler novamente em breve.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Pamela Florentino 26/10/2024

Talvez só não seja meu tipo de livro
No começo eu não entendi nada e no final parecia que eu estava no começo.
Parece ser um daqueles livros para ler e pesquisar sobre depois e só então compreender melhor o contexto.
comentários(0)comente



Gabi.Rodrigues 24/10/2024

Não esperava nada e entregou tudo!
Gente eu não estava botando fé que eu iria gostar tanto desse livro! Ele já começa de uma forma sensacional, numa roda entre amigos e cada um contando histórias sobrenaturais com fantasmas. Até que Douglas começa a narrar algo real que ocorreu com sua amiga e a história começa de fato.

Eu não tinha me ligado que a série ?A maldição da mansão Bly? foi inspirada nesse livro (e eu amo a série). Foi uma leitura super fluida, devorei o livro em um dia e pelo fato da história ser narrada em primeira pessoa você não sabe até que ponto a governanta estava contando a verdade ou se ela estava ficando biruta da cabeça.

O final realmente é um final abrupto, a história acaba de repente, mas acho que essa foi a intenção do autor: construir uma história que deixaria o leitor instigado, deixar que o leitor tire suas próprias conclusões e elabore mil teorias sobre o que aconteceu depois do final. Enfim, eu realmente gostei muito dessa leitura, me surpreendeu positivamente!
comentários(0)comente



mfru 24/10/2024

O final achei bem abrupto. Ficou faltando algo, mas talvez seja essa a ideia, deixar a sua imaginação fluir. Uma coisa que achei bem estranha foi as falas do menino.
comentários(0)comente



Evelin 23/10/2024

Sou apaixonada por estórias com cenários europeus do final do século 19 e pela escrita dos livros britânicos (isso fala mais da tradução brasileira do que da escrita original em si). Esses contos foram os primeiros que li de Henry James, e posso dizer, pelo menos sobre esses contos, que não me prendeu muito. Eu também não entendi muito bem qual a finalidade de A Volta do Parafuso, no começo não entendi nada e o final era parecendo com o começo. Daisy Miller só me fez me irritar com a menina ingênua demias e com o cara que não tinha atitude.
comentários(0)comente



jojo 22/10/2024

Será ou não será
A volta do parafuso é um clássico do terror, mas daquele terror subjetivo,ambíguo..será ou não..
Enfim, eu já tenho medo de contos de terror que tenham crianças ?
É Natal, e Douglas vai contar a história que aconteceu há tempos atrás...sobre uma moça que vai trabalhar como preceptora em uma mansão chamada Bly. Aquelas propriedades rurais. Longe da cidade. No caso essa fica em Essex...( nesse caso tem muita semelhança com a história de Jane Eyre)
Preceptoras são moças que são encarregadas pela educação de crianças, elas são contratadas para isso, geralmente moram na residência. Por isso é legal ler Jane Eyre que fala bem dessa profissão.
Bom, essa preceptora vai cuidar a principio de uma menina de 8 anos, e logo mais tb do seu irmãozinho, que retorna da escola para ferias, mas logo saberemos q ele nao voltara paea escola..mas pq? ambos órfãos e estão sob a tutela do seu tio. Que não quer nem saber deles, aliás mandou esses dois para longe, e quem se encarrega de cuidar dessas crianças é q governanta, alguns criados e tb da preceptora.
E ai ao passo que o tempo vai se passando, essa moça começa a ver pessoas que aparecem e desaparecem do nada..
E agora, será q essa moça (que não sabemos o nome), ela está realmente está vendo q estava vendo? São essas crianças q tem um comportamento estranho? Lembrando q Machado de Assis em Dom Casmurro já nos mostrou que não devemos confiar no narrador da própria história..
Eu senti o suspense, e tb a mente dessa moça q tá perturbada.
Agora se vc sentir difícil, e o final que fica sem entender, ou entende até demais..
Mas a Isa do canal ler antes de morrer fez a leitura coletiva e os vídeos sobre esse livro enriquece bem o contexto todo.
Essa edição da darkside é das poucas q tem em formado e-book. Bem legal, tem informações sobre Henry James, ilustrações belíssimas.
Lembre-se de q td q já foi visto desse gênero do terror, foi provavelmente inspirado neste livro.
"Eles sabiam manipular, com uma arte toda sua, os fios da minha imaginação e de minhas lembranças.."
comentários(0)comente



Annelidea 22/10/2024

Terror não é muito a minha praia, mas adoro esses terrores meio "é demônio ou é maluquice?" e esse livro é uma obra prima nisso. Eu mesma me senti tão surtada quanto a narradora enquanto tava lendo e realmente senti que ele constrói muito bem a história. Não sei se foi especificamente a edição que eu li, mas senti que muito do estilo do autor sumiu um pouco na tradução, deve ser melhor ainda no original. Enfim, bacana 8/10
comentários(0)comente



magikaw 20/10/2024

Henry James apresenta uma narrativa envolvente e inquietante, onde uma governanta enfrenta eventos estranhos e perturbadores em uma mansão isolada. A ambiguidade da história e a profundidade dos personagens criam uma atmosfera de tensão constante, desafiando o leitor a questionar a realidade e a natureza do medo. A prosa refinada de James, repleta de detalhes vívidos e uma atmosfera sombria, transforma cada página em uma experiência intrigante. Uma leitura imperdível para os amantes do suspense e da literatura clássica!
comentários(0)comente



Rebeca Silva de Souza 17/10/2024

2 mulheres absurdas nesse livro
Conhecendo a escrita desse grande autor, que dizem, ser excelente escritor de personagens femininas.
Ambos os contos me deixaram com um grande ponto de interrogação. Será que entendi direito essas protagonistas? Receio projetar nelas minha própria alma e sentimentos, o fiz, na verdade, e por isso posso ter feito interpretações amadoras dessas personagens.

A volta do parafuso é o conto mais desafiador que já li, ao mesmo tempo, muito obscuro e absurdo. Diversas vezes tive que reler, porque parece que a narradora força tanto pra persuadir que ela mesma se enrola. Minha interpretação nessa primeira leitura é que se trata de um caso sério de distúrbio psicológico da parte dessa senhorita narradora nada confiável, além de uma perversão sexual contra essas crianças que me deixou enojada. Eu percebi, pelo menos, em mais de um trecho, que o olhar dela não é puro como deveria ser, o que me fez ter vontade de gritar com essa mulher: tu acha mesmo que não estamos vendo o que você fez? Pra mim, ela se entrega nas entrelinhas. O tanto que ela força as coisas nos diálogos com as crianças é bem tenso, nada divertido de se ler.

Quanto a Daisy Miller... Nem sei o que pensar sobre sua inocência e audácia. Como o cavalheiro interessado, nem sei se ela é inocente ou fingida, se é simplicidade ou falta de cultura. Falta de vergonha, talvez. Lamentável, literalmente. Uma margarida perdida, mas uma personagem intrigante.
comentários(0)comente



Gabriela3964 17/10/2024

Clássico!
é uma leitura clássica, então tem um ritmo diferente, ele explica bem os cenários e os personagens e a história é muito boa! mas com um português antigo eu confesso que me perdi algumas vezes e fui pegando pelo contexto o que estava acontecendo. mas eu amei! achei um livro muito bom!
comentários(0)comente



Perdida_nas_Estrelas 12/10/2024

Amei.
Um enredo envolvente e inundado de mistérios, é disso que eu gosto háhá
Tradução muito boa da Penguin (digo isso porque iniciei o livro em uma edição da Darkside e achei tão confusa, troquei e foi muito bom).
O livro se inicia com uma história a ser contada em uma lareira, e a partir da leitura dos relatos o enredo segue ininterrupto, e é em relação a isso minha única crítica negativa: no fim, o autor não volta para a cena da lareira e finaliza aquilo, parece que ele simplesmente esqueceu disso.
Pois, Henry James nos dá uma história cheia de ambiguidades, em quem acreditar? Os fantasmas de fato aparecem? Caso eles sejam fruto apenas da mente, como a governanta poderia saber sobre quem eles eram em vida?
Corri a leitura totalmente imersa nesses questionamentos e o fim me veio abrupto e rápido, e foi bom!
Uma observação: as resenhas do Skoob de pessoas que já haviam visto adaptações cinematográficas dessa obra foram negativas sobre o livro, a minha dica é para vocês dissociarem as coisas, o livro traz um terror psicológico que talvez para um filme não ficaria tão interessante e dessa maneira sempre mudam as coisas para chamar mais atenção do telespectador. Sendo assim, leiam com a mente aberta ao que é diferente.
Estou muito satisfeita com a leitura, e pretendo reler um dia!
comentários(0)comente



765 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR