Os inocentes

Os inocentes Henry James




Resenhas - A Volta do Parafuso


767 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Kah 13/03/2021

Estou completamente louca ou este livro cabe mais interpretações que seu número total de páginas. É surreal pensar, inclusive, quanto de nossa história pessoal dita sobre a linha que se segue. Quanto mais se aperta as voltas de um parafuso, maior a pressão contra a parede.
comentários(0)comente



Larissa.Cifarelli 09/03/2021

Terror
Terror clássico no qual podemos tirar várias conclusões, livro aberto em primeira pessoa o que nos deixa em constante dúvida diante a protagonista.
comentários(0)comente



Nicole Fabri 01/03/2021

A assombração dentro de nós
Pra mim, a Volta do Parafuso não é foi livro fácil de gostar. Os personagens em si não são muito carismáticos e a narrativa não me envolveu tanto. Porém, ele tem o seu valor, que na minha opinião está no subtexto.

A começar pelo título, que foi traduzido ao pé da letra e não fez muito sentido no Brasil. O termo “the turn of screw” seria algo como o nosso “a gota d’água”, ou seja, aquele ponto de virada que muda tudo. Nesta obra acredito que existem vários momentos de tensão, que aos poucos vão levar ao final trágico. Vale ao leitor tentar perceber qual foi o momento que assinou a sentença dos personagens.

Além disso, Henry James, constrói sua personagem principal de forma a você ter duas opções: ela é muito boa e quer proteger essas crianças, ou, ela não está batendo bem e criou toda uma história de fantasmas para se tornar a grande protetora da moral e bons costumes. Você escolhe se vai para um viés mais psicológico ou sobrenatural e essa é a graça da coisa.

A série A Maldição da Mansão Bly (The Haunting of Bly Manor - 2020) se baseou na premissa, mas criou algo bastante novo, com novos personagens e personalidade mais aprofundada dos que já existiam. A série é menos sutil que o livro, deixa claro que o sobrenatural existe e cria um romance, lindíssimo por sinal (mas que não existe no livro). Enfim, gosto das duas obras, mas a série é com certeza mais simpática e fácil de engolir, enquanto o livro precisa de um olhar mais cuidadoso.

*Texto publicado na minha página do instagram @red_coven_

site: https://www.instagram.com/red_coven_/
comentários(0)comente



Hewe 28/02/2021

Se você já assistiu a minissérie "Maldição da Mansão Bly" antes de ler esse livro, não se engane achando que as perguntas já estarão respondidas... Ao meu ver o livro tem uma intenção de narrativa bem diferente da série.
comentários(0)comente



jessica.guabiraba 25/02/2021

Bly
Mais ou menos em 2013 minha orientadora me indicou esta obra, queria trabalhar com literatura fantástica, de horror e afins. Comprei o livro usado, como espirrava toda vez que ia ler eu acabei desistindo. Em janeiro de 2021 estou no centro da cidade olhando chocolates e me deparo com o livro em um precinho adorável hahaha
Então encarei a leitura que já me era predestinada. Conheci Bly através da série "A maldição da mansão Bly" produzida pela @netflixbrasil , já tinha amado. É uma obra incrível que te prende do início ao fim, tem uma escrita fluída apesar de ser do século XIX e um enredo muito envolvente. Se você gosta de mistério que envolva morte e fantasma, esse é o livro perfeito. E só para constar: a série é bem mais detalhada, tem elementos extras e também é maravilhosaaaaaaaa com seu jeito de ser, não existe melhor ou pior. Existe duas obras fantásticas ?
comentários(0)comente



t.Alita Araujo 23/02/2021

Voltas no parafuso
O livro se inicia como uma roda de conversa a beira da lareira, é uma boa ambientação para iniciar uma história de terror. Neste momento temos um narrador iniciando a história de uma governanta que é contratada para cuidar dos órfãos Flora e Miles que moram na Mansão Bly em Essex. Seu patrão é o tio das crianças, que é relatado como um homem que não quer ser perturbado com nenhuma informação dos sobrinhos.

Um pouco depois de sua chegada em Bly a governanta começa a ver estranhas aparições pela mansão e descreve a aparência de suas visões a outra moradora da casa (Sra. Grose) que diz que a descrição bate com antigos criados da mansão Bly, que já estão mortos, (Peter Quint e Sta. Jessel).

O livro narra a história pelo ponto de vista da governanta que se mostra muito preocupada com a segurança das crianças, pois ela acredita que essas aparições querem prejudicar Flora e Miles, por diversas vezes a governanta observa as crianças em situações anormais e acredita que estão sendo influenciadas pelo Peter Quint e pela Sta. Jessel.

Porem, ao confrontar as crianças e a Sra. Grose sobre a visão que estava tendo todos negam ver a aparição, o que deixa nós leitores na duvida se tudo não é imaginação da governanta ou uma mentira das crianças e da Sra. Grose.

O livro tem um final intrigante e deixa em aberto os acontecimentos relatados pela governanta, é uma leitura interessante de um clássico que foi escrito de forma ambígua justamente para termos essa dupla interpretação, e ai? era imaginação ou realmente haviam espíritos na mansão Bly?
comentários(0)comente



Frederico 18/02/2021

Duas novelas incríveis
Daisy Miller achei estupenda. Uma novela toca em termos de desenvolvimento de personagem e atmosfera. A Volta do Parafuso uma novela clássica sobre fantasmas. Bem ritmada e também com nuances psicológicas incríveis.
comentários(0)comente



Daniel.Malaquias 17/02/2021

Um suspense incrível
Foi através do romance A menina que não sabia ler, que eu descobri esse A volta do parafuso, pois o primeiro livro fora baseado nesse. A trama é intrigante e conta a história de uma governanta que vai trabalhar numa mansão de nome Bly, em Londres e que passa a ser a preceptora de duas crianças: Flora e Miles. As crianças estão sob a tutela de um tio, que contrata a moça pra lhe auxiliar na tarefa com os pequenos e que exige não ser incomodado por nada, nenhuma circunstância. Quando a senhorita chega à mansão, é que se dá o mistério. Será que é real tudo que ocorre ou apenas a imaginação da nova preceptora?! São enigmas que você só irá descobrir quando ler esta obra espetacular.
comentários(0)comente



Dani 15/02/2021

História sobre fantasmas
Com a narradora na primeira pessoa acabamos mergulhando na história desvendando os mistérios de duas aparições e quais seus objetivos em relação as crianças que a protagonista cuida. Nos permite a duvidar se aqueles fantasmas são reais ou não, quando apenas a protagonista consegue ver e ter dúvidas de que as duas crianças não parecem tão inocentes quanto parecem.
É um livro que vale muito a pena ler e sua leitura não é cansativa.
comentários(0)comente



Natália Galiza 15/02/2021

Os mistérios de Bly
Escrita fluida e enredo que cativa . Alerto para quem veio depois de ver a série da Netflix que o livro é diferente ?
comentários(0)comente



Sayuri 12/02/2021

A maldição da residência Bly
Acho que se eu tivesse visto a história na série talvez eu tivesse criado mais uma atmosfera de terror/suspense. Lendo o livro fiquei sempre em busca de um clímax, que veio mais com uns 85% do livro, então achei um desenrolar mais lento, mas vale a leitura.
comentários(0)comente



TJ 12/02/2021

Ainda não entendi o final kkk
Esta obra soube facilmente como me cativar a lê-la, apesar que no começo achei um pouco arrastada, mas de repente isso mudou e li da metade pro final em praticamente dois dias.

A história acompanha a protagonista (que inclusive não tem nome até onde lembro) no seu trabalho como preceptora em Bly. Mas logo se vê em uma disputa entre a vida e morte, o bem e o mau, pois este mau está assolando a mansão e as crianças. Estas que são crianças exemplares e parecem esconder algo muito ruim acerca do seu passado.

Henry James tem uma narrativa diferente de outros autores que li, mas mesmo assim consegue te prender e passar sua visão completamente.
Leitura obrigatória para os amantes de horror e mistério.
comentários(0)comente



thelondonriver 08/02/2021

Difícil, muito difícil
Se engana quem pensa que por ser curto é algo que dá pra ler rapidinho e passar pra próxima.

Quase morri de tédio, a volta do parafuso é o enredo que anda em círculos e se repete mil vezes chegando a um final horrendo no sentido de ruim mesmo.

Eu não tinha realmente muito expectativa em relação a esse livro e ainda assim me decepcionei. Se nem o próprio escritor dá moral pra essa obra, não sou eu quem vai dar.
comentários(0)comente



Jess Wodiska 04/02/2021

Bem vindo a mansão Bly ?
O livro conta a história de uma jovem mulher que consegue seu primeiro emprego como preceptora de duas crianças aparentemente belas e inocentes.

A menina Flora e o menino Miles são ingênuos, charmosos e encantadores, cativando a jovem logo de início.

Aos poucos, começamos a ver um lado peculiar dessas crianças, que moram em uma imensa casa afastada, em um local chamado Bly. A propriedade é extensa, porém levemente assustadora e melancólica.

Durante sua estadia em Bly, a preceptora começa a perceber fenômenos estranhos: ?figuras? distantes que lançam olhares de cima de torres escuras e janelas empoeiradas, supostamente fantasmas silenciosos, que a cada dia, se aproximam mais dela e das crianças.

Com uma sensação de horror crescente, a protagonista percebe que as criaturas desejam, na verdade, corromper as crianças, buscando adulterar seus corpos e mentes inocentes.

Mas isso não é o pior: o horror se instala na mente da personagem quando ela supõe que Miles e Flora não sentem nem um pouco de medo das assombrações que rondam a casa. Pelo contrário: desejam a presença dos fantasmas.

A princípio, a escrita densa e cansativa de Henry James pode fazer com que o leitor desista do livro. Porém, ao terminar, são tantos elementos e questões a serem levantadas, que, no fim das contas, a leitura vale a pena. 

O autor é brilhante principalmente porque não sabemos se o pequeno Miles é uma criança arrogante e mal comportada; se a preceptora tem distúrbios sexuais graves; se existe alguma força maligna na casa ou se os fantasmas realmente vagam pela propriedade. Quem sabe? São indícios e pistas diferentes que nos conduzem a diferentes encruzilhadas.
comentários(0)comente



767 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR