A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James




Resenhas - A Volta do Parafuso


767 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


MarcosQz 09/02/2023

Gostei muito da leitura, é uma boa história de horror, jamais de terror. Henry James realmente nos conta uma história muito boa de horror com muita sutileza, até calma. É mais uma dessas leituras que é importante sentir o livro, sentir o que se está lendo, acreditando verdadeiramente naquilo.
Tive bons momentos de angústia, o que agradou muito, pois segue uma linha diferente da série da netflix baseada na história.
Nem tudo fica claro, para falar a verdade, mas o final é arrebatador e chocante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Francisco80 12/02/2023

Existe fantasma?
Clássico da literatura de horror. Esse livro marcou época com sua trama sinistra e envolvente sobre fantasmas e assombrações. No final fica aquela pergunta perturbadora no ar: Os fantasmas existem?
comentários(0)comente



Kenia21 14/02/2023

Já tinha assistido a série e bem diferente o livro mas gostei mesmo assim o final e totalmente diferente da série
comentários(0)comente



bardo 15/02/2023

Ok seria temerário dizer que é um livro ruim, está longe disso, mas é sempre complicado quando tem de ser um posfácio a apontar pontos que estão sugeridos numa trama, mas parecem um tanto jogados. Aliás talvez a despeito do spoiler, o posfácio de David Bromwich funcionasse melhor como um prefácio.
Após a leitura do posfácio certos pontos da obra que são extremamente incômodos começam a fazer sentido, o grande problema aqui é exatamente o leitor ficar o tempo todo inconformado com a protagonista. São várias atitudes que são totalmente desprovidas de lógica e que mesmo se tendo em mente o contexto histórico não fazem sentido.
Cabe aqui ter em mente que o autor habilmente confunde o leitor, temos duas histórias e dois narradores distintos, podemos mesmo contar três narradores e pelo menos dois não são confiáveis. Tal ponto é importantíssimo e esclarece muitos pontos da trama, seria mesmo interessante reler a história moldura após a leitura do manuscrito.
Outro ponto que chama a atenção é que a linguagem e os maneirismos de época talvez dificultem ao leitor desacostumado perceber uma certa tensão quase sexual que permeia o romance e que dado os personagens envolvidos torna tudo ainda mais incomodo. A resolução se é que pode ser chamada assim é abrupta e ambígua dando quase a impressão de uma história incompleta.
Em suma é um livro que provavelmente se torna mais interessante numa releitura, ou numa leitura já tendo em mente que a história serve meio que a uma experimentação por parte do autor. A narrativa tem muitos furos e não é exatamente interessante, ela se torna interessante quando se percebe o que o autor pretendeu com ela. Ainda assim me pergunto se outros não foram mais felizes ao brincar com a credulidade ou não do leitor.
comentários(0)comente



primaveranoinverno 16/02/2023

Estudo de uma moça oprimida pela santidade
Esse livro é bom no que se propõe, não é um horror instigante, mas tem algum suspense, na minha visão é quase uma confissão de um suspeito negando ao seu crime, aqui parece que ela praticamente implora, para ser escutada, compreendia, talvez ela qté queria ser perdoada e glorificada por ter suportado por tanto tempo, por tentar ter lutado (contra os fantasmas ou contra as suas próprias ilusões terríveis?).

O pano de fundo da história da governanta é apenas pontuado na história, mas acho, que ele é extremamente importante e alinha a forma como ela vê o mundo; De uma vida pacata e de opressões talvez ela se veja continuamente oprimida, oprimida pela inocência (que irônico), não sei dizer se ela busca o horror (nós ás vezes negamos o que mais queremos) justamente por que ela sempre fala o quanto quer o Miles, o quanto ver tudo aquilo é um sacrifício que ela estaria fazendo, etc etc etc

O texto abre muitos caminhos para análises, mas como arte não me tocou, gostei, pensei sobre, mas só, não me prendeu ou algo do gênero.
comentários(0)comente



Nii 21/02/2023

Achei a história muito lenta para de fato ser um suspense ou um terror, falta descrição das cenas para de fato ficarem assustadoras...
comentários(0)comente



Wênnio 27/03/2023

Isso deve ser dívida de jogo. Porque só com alguém ameaçando quebrar suas pernas se você não pagar é que você vai e topa escrever um livro desse.
comentários(0)comente



Egberto Vital 23/04/2023

A leitura concluída nessa semana já foi adaptada e inspirou muitas obras cinematográficas, além de ser um clássico da Literatura de terror e ficção. Inclusive existe uma adaptação brasileira, estrelada por @virginiacavendish, o filme "Através da Sombra", dirigido por Walter Lima Junior, do qual gosto muito.

"A Volta do Parafuso", de Henry James, é uma obra notável que pode se inserir no subgênero do terror psicológico, uma novela que, pela sua importância, tem ampla notoriedade na história da literatura angloamericana, sobretudo pela habilidade do autor em conciliar narrativa e forma, trazendo ao leitor uma história intrincada e enigmática, construída em torno de uma atmosfera densa e misteriosa.

A história narra a vida de uma preceptora que é contratada para cuidar de duas crianças em uma casa de campo no interior da Inglaterra, a qual se torna palco de eventos sobrenaturais, tais como assombrações de uma antecessora e de um criado de quarto, que construiu parte do universo familiar anterior.

A narrativa se desenvolve sob uma tensão crescente e contém elementos de ambiguidade, em especial no que se refere à confiança da narradora, o que nos leva a questionar a realidade dos fenômenos por ela narrados. Também, e não só por isso, a obra de James tem sido objeto de análises críticas e discussões entre estudiosos da literatura, especialmente por sua relação com o universo psicológico dos personagens e a ambiguidade da trama, que incita o leitor a questionar sua própria compreensão do que se passa no enredo.

Em termos estilísticos, "A volta do Parafuso" é um exemplo de escrita elegante e sofisticada, que reflete a capacidade do autor de combinar narrativa e forma em um todo coeso e harmonioso. O ritmo lento da narrativa, pontuado por uma constante (às vezes cansativa) introspecção, contribui para a criação de uma atmosfera densa e sinistra, que se sustenta até o desfecho da história (que, para mim, foi ao mesmo tempo surpreendente e decepcionante).
comentários(0)comente



Isadora 09/04/2023

Gostei muito. Não tornou-se favorito, mas foi uma leitura proveitosa por ter conseguido identificar vários elementos dos clássicos de terror e thriller que li anteriormente à esse. Entendi porque falam que as obras do Henry James são "fontes" nas quais muitos escritores de terror bebem. É um livro interessante, recomendo.
comentários(0)comente



tella 02/04/2023

Esperava mais
Confesso que esperava MUITO mais dessa leitura, e achei o plot twist meio previsível.

Mas creio que não foi culpa da história, e sim da expectativa que coloquei nela - atribuo total culpa ao amigo que me indicou este livro.

Recomendaria o por conta da escrita magnífica e do medo que tive em certas partes do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



null 28/03/2023

Assombrador
Eu amo esse livro, ele tem o suspense, o medo, e os personagens ideais para a história ser perfeita. Li uma vez, logo menos lerei de novos.
comentários(0)comente



Kaio Stenio 20/03/2023

O diabo está nas sutilezas
Meu "primeiro contato" com a história foi a série adaptada da Netflix, entre aspas porque é uma história totalmente diferente apesar de ainda ter alguns elementos.

Ao começar a leitura senti falta de algumas coisas que tem na série. Então eu dei uma pausa e relembrei que é um clássico antigo e que a série é uma outra linguagem. Após refletir sobre isso passei a aproveitar melhor a viagem.

A história é como observar um lago sereno. Você tem noção de onde ele começa e termina, tem noção do que pode ter dentro dele e até onde vai a sua profundidade, mas você não tem certeza. É só entrando nele para saber.

Tudo que o autor nos entrega é o convite para contemplar esse lago e imaginar o que esconde em suas profundezas. E não precisamos de mais nada.

Claro pode ser frustante para alguém que busca algo mais denso e mais explícito, entretanto é uma história poderosa sim.
comentários(0)comente



Alice no país das maravilhas 09/03/2023

???
Eu me colocava no lugar da protagonista e pensava, se fosse eu deixava esses demônios dessas crianças e ia embora.
Quando ela via os fantasma e só dizia "legal". Kk?kkk
Um fantasminha. Kkkkk
Não sei gente. Kkkkk
comentários(0)comente



767 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR