A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James




Resenhas - A Volta do Parafuso


767 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Gabriela5596 27/10/2024

?
Um terror e suspense que não chega a ser tão apavorante. Pretendo reler, pois preciso relembrar algumas partes para formar uma opinião mais completa.
comentários(0)comente



Lendo em todo tempo 31/03/2024

Uma decepção que vai crescendo aos poucos.
Comecei a leitura com muitas expectativas, amei a série baseada no livro e estava ansioso por começar. De início nos é apresentado um ambiente de muito mistério o que aumentam nossas expectativas, porém ao decorrer da historia dmfica tudo muito arrastado e não acontece nada. NAO ACONTECE NADA MESMO. o livro gira em torno das crianças mas nada é explicado. Foi uma decepção pra mim, o final eu não vou nem comentar ruim demais ?
comentários(0)comente



Dai Solyom 28/10/2024

A linha tênue entre a razão e a loucura
Eu iniciei a leitura com uma perspectiva totalmente diferente do que a obra apresenta.

Eu li em algum lugar que a obra era semelhante a DOM CASMURRO, então fiquei com esse pensamento.

Mas só agora depois que conclui o livro eu consegui conectar as duas obras, e entender sua semelhança, que não tem nada haver com o enredo.

A VOLTA DO PARAFUSO nos confunde até a última palavra, e quem sou eu para dizer se foi verdade ou não? Se foi loucura, se foi real e espiritual?

A única certeza é que havia algo estranho, então cada um com sua própria interpretação.

Eu acredito naquela que nunca teve o nome citado, se ela afirma que viu, então ela viu!
comentários(0)comente



Aline.Andrade 10/04/2024

Incrível
É escrito de uma forma tão sublime,tão gostosa de se envolver que nem parece um livro de terror. Embora não tenha ficado tão feliz com o final , a obra é de uma perfeição magnífica, envolvente e extremamente romântico. Leitura muito agradável e recomendada.
comentários(0)comente



LadyDeMi 13/04/2024

Fica por conta da sua imaginação...
O livro é de 1898, narrado pela personagem principal, que não sabemos nem saberemos sua identidade, pois ela não é identificada pelo nome na história.

Ela foi contratada como preceptora de duas crianças órfãs que estão sob a responsabilidade de um tio.

As crianças vivem em uma mansão somente com os empregados, pois o tio não quer contato com eles. É lá que a protagonista vai trabalhar e morar.

De início, a professora acha as crianças bem dóceis e inteligentes, porém, ela começa a ver fantasmas e descobre que eles têm ligação com seus protegidos.

O autor nos deixa em dúvida se as aparições do além são verdadeiras ou se é fruto da imaginação da jovem mentora, que faz de tudo para salvar as crianças deste mal.

O livro é para intrigar nossa mente e consegue fazer isso, tanto durante a leitura quanto no final.

Dizem que é um clássico do terror, porém, para os tempos de hoje, achei bem tranquilo.

A escrita do autor não me pegou, não consegui me conectar nem com a história nem com os personagens. Apenas li.

É um livro que levanta dúvidas e não soluciona nenhuma, apenas deixa a critério da imaginação do leitor.

Como é um clássico, acho que quem tiver interesse deve ler e tirar suas próprias conclusões.

Curiosidades: 
? Em português, o título teve duas traduções A volta do parafuso e A outra volta do parafuso.

? Este é o livro que inspirou a série A maldição da mansão Bly, da Netflix.

?"The Innocents" (1961) de Jack Clayton, é o filme do livro
comentários(0)comente



Aryta.Mancini 15/04/2024

Além de muito bom, intrigante.
O livro já começa sensacional só com o título e tudo que podemos extrair dele. A tradução literal para o português ficou como ?a volta do parafuso?, ou ?a outra volta do parafuso?, porém, sem conseguir alcançar o que a expressão, originalmente em inglês, ?The Turn of The Screw?, significa e quer transmitir.
Essa volta do parafuso se refere a algo que acontece quando as coisas já estão estão ruins e tornam-se ainda piores. Quase como a expressão ?A Gota D?água?, pois, considerando as circunstâncias, essa ?volta do parafuso? leva a pessoa ou situação ao extremo.
Li que a origem da expressão em inglês vem de um método de tortura, em que cada vez que era dada uma volta no parafuso, mais dor a vítima sentia, até que, sem ser capaz de suportar, ela acabava cedendo. A expressão não é mais usada.
Logo no início, somos advertidos de que vamos ouvir uma história que vai além do horror, porém, o personagem que fala inicialmente, fará uma leitura fiel do que foi escrito pela protagonista, agora já morta há 20 anos, e confiado ao amigo, por isso, passamos à narrativa em primeira pessoa.
Assim, desde a sua chegada à propriedade Bly, é possível perceber todas as camadas de sentimentos e crenças morais que permeiam a jovem governanta enquanto ela lida com os desafios de ser uma tutora e protetora dos órfãos Flora e Miles, que vivem em uma mansão tão bela quanto sinistra.
Logo que passa a viver na propriedade Bly, a professora tem ciência de que aquele ambiente também abriga outras ?almas? e, essas ?almas? estão intimamente interessadas nas crianças.
Durante a leitura, me questionei se o fato do livro ter sido escrito há mais 100, pela visão de um homem, não interferiu sobre as decisões e sacrifícios feitos pela protagonista - uma mulher -, diante de circunstâncias bastante complicadas e desafiadoras. Pensei que, talvez, muitas decisões da personagem sejam para reforçar ao leitor o que o autor acreditava ser a atitude esperada de uma mulher, que independente da posição social ocupada, demonstrava certa nobreza moral ou que, por ter determinadas origens e crenças, poderia impor seu ponto de vista particular e sua interpretação sobre as circunstâncias, que, não necessariamente revelariam a realidade (possuindo uma visão limitada, talvez?).
Mas, é impossível saber, porque são justamente as ações e decisões da personagem que nos fazem pensar que apenas temos o ponto de vista dela. Tudo que sabemos vem do que ela narra. Consequentemente, tudo que sabemos vem daquilo que o autor nos quer fazer acreditar. E, entre vários trechos em que algumas contradições são deixadas como pistas, terminei a leitura com o sentimento de que, talvez, as crenças morais da personagem, inicialmente aparentando tanta nobreza, talvez escondam a realidade de uma forma egoísta, quando o seu julgamento deve ser acatado como o único correto, mesmo que ao leitor, nunca será da dada a chance de conhecer outras versões. Ela tem o controle de tudo.
Enfim, o livro é maravilhoso. O fato de que a leitura pode trazer diferentes conclusões para diferentes pessoas é o que eu acho ainda mais incrível. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Daniela742 17/04/2024

Uma leitura maçante com um final trágico. Precisei me esforçar bastante para concluir e poucas vezes fiquei absorta.
Não pretendo reler e menos ainda explorar mais livros do autor.
comentários(0)comente



Simon.Xavier 19/04/2024

Atemporal
Mesmo se passando em uma época tão longe da nossa, com hábitos tão diferentes, prende nossa atenção e nos guia na espiral da loucura (ou seria a lucidez) dos acontecimentos da mansão Bly, com um encerramento vertiginoso e surpreendente. Excelente!
comentários(0)comente



Rafaan 24/04/2024

A história é de fantasma, mas é a escrita que assusta
Desde o começo até o final do livro me senti como se estivesse "flutuando", em poucos momentos - e põe poucos nisso - me vi preso na narrativa querendo saber o que iria acontecer.

Além de não conseguir me conectar com o livro, a leitura também não ajudou muito, sei que o livro é de uma época passada e então até entendo o linguaja, mas mesmo assim achei a leitura pesada, me forcei muito pra poder entender o que tava acontecendo, quem estava se expressando ou o que o locutor está tentando falar.

A história em si é legal, o suspense é bem legalzinho também, mas não funcionou pra mim, espero que alguém leia e goste!
comentários(0)comente



nanaampvc 27/04/2024

Eu gostei
O livro relata a história de uma misteriosa mulher que é contratada para ser professora de uma adorável menina em uma antiga mansão. Ao chegar lá, nós descobrimos que ela também terá que ministrar aulas para o menino mais velho, irmão da garotinha, que foi expulso da escola por "atos imprudentes" o que a professora acha estranho, pois essas crianças são o exemplo de bom comportamento e logo entende que algo muito pior pode estar por trás dos rostos angélicais.
Assim, não é como se eu não tivesse gostado do livro, por um tempo eu fiquei envovlvida com a necessidade da protagonista em descobrir o que está acontecendo. Mas talavez o fato de já saber o que acontece, e a personalidade da protagonista em se sentir no poder sobre tudo, tenham me descolado do mundo ficcionnal. A escrita do auor também não é muito fácil, é cheia de nuances o que torna necessário ler e reler para entender. Talvez seja melhor como um livro de clube do livro, para se ler, debater e ver as diferentes interpretações que cada um teve.
comentários(0)comente



Renata 27/04/2024

Não gostei.

Principalmente das conversas inconclusivas, que me irritaram deveras! Porque ela fez e ele disse e eles fizeram? Ela quem? O que fizeram? O que ele disse? Aaaaaaah
Todo aquele decoro da época, daí duas pessoas fofocando dava nisso, sem nomes, sem ações, só insinuações! Que ódio!.

Mas o livro inteiro é assim, não sei se proposital para manter um mistério constante. Simplesmente não funcionou para mim.

No final quero acreditar que fui eu que não entendi a história, porque DEVE HAVER ALGO INTERESSANTE!!!
comentários(0)comente



Vivaz0 20/05/2024

Voltas e voltas
O livro tem uma premissa interessante, mas apenas isso mesmo. Durante boa parte da narrativa só é descrita a veneração da narradora pelas crianças e suposições sobre os comportamentos delas, sem nenhuma evidência concreta de que elas realmente fizeram ou planejam fazer alguma coisa. Enfim: tédio e desinteresse.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



luciana.viana.alves 15/05/2024

De uma chance ao livro de Henry James
Confesso que foi difícil terminar essa leitura, não só por conta de sua linguagem mas por a história ter se tornado desinteressante em muitos momentos. Demorei muito mais que o normal, mais de um mês pra ler, mesmo assim achei que deveria terminar de ler, afinal é um livro curto e é um clássico. De modo geral vale a pena a leitura, principalmente da revistinha da Tag Livros, que acompanha essa edição (você encontra revistas do clube Tag Livros buscando no google), nessa revista conheci sobre o autor Henry James, sobre filmes e outras adaptações dessa obra de 1898, com certeza se não gostar tanto assim dessa obra original, vai gostar das indicações.
comentários(0)comente



Alessandra.Jungblu 27/10/2024

Quero reler...
Um prato cheio para quem curte obras com muitas pitadas de emoção e loucura. Acredito que, para a época, foi uma história bastante assustadora e original. Hoje nossa expectativa quanto a esse gênero literário mudou muito devido à quantidade e diversidade de livros de suspense e terror. Mas certamente uma bela história, vale a pena ler por se tratar de um clássico gótico que inspirou outros autores ao longo do tempo. O final realmente fica em aberto, e só nos resta a imaginação. E não identifiquei alguns elementos que li nas resenhas, por isso penso em ler novamente em breve.
comentários(0)comente



767 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR