O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago




Resenhas - O Homem Duplicado


278 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19


Daniele.AndrAs 19/08/2022

Há uma parte de ti que dorme desde que nasceste
Mais do que tratar sobre o curioso caso de dois homens duplicados, o livro aborda a inquietação humana e "as duas faces da mesma moeda".

Em uma visão clara para mim de que "toda ação tem uma reação", ele nos envolve em um caminho que como sempre, faz-nos questionar nossa própria existência.

A leitura do livro pode não ser tão fluida, justamente porque Saramago tem todo esse estilo de escrita peculiar e faz INÚMEROS apontamentos filosóficos ou de abstração ao longo do texto. Particularmente, eu amo! ?

Tenho a impressão que até cerca de 70% do livro, nada acontece justamente para mostrar a inércia do personagem, que até então, nunca na vida havia ponderado sobre sua realidade. O processo de autoconhecimento nunca é fácil, pode ser cansativo e leva tempo. Igual ao livro.

Final sensacional, arrebatador e que nos faz refletir muito! Vale totalmente a pena, Saramago é simplesmente um gênio.
comentários(0)comente



Maria 15/12/2022

O homem duplicado
Leitura um tanto quanto difícil. As falas de misturam, é preciso diferenciar os personagens pela cadência da leitura. Obra de Saramago, complexa mas parada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Romeu Felix 20/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Homem Duplicado" é um romance do escritor português José Saramago, publicado originalmente em 2002. A edição em questão foi publicada pela editora Companhia das Letras e conta com 316 páginas em português de Portugal.

A história tem como protagonista Tertuliano Máximo Afonso, um professor de história que, após assistir a um filme, descobre que há um ator que é idêntico a ele. Intrigado com a descoberta, ele tenta encontrar seu sósia e se depara com um homem com a mesma aparência física e personalidade, mas com uma vida completamente diferente da sua.

A partir daí, o livro explora as consequências psicológicas e existenciais de uma situação tão surreal, enquanto Tertuliano se vê confrontado com as suas próprias escolhas e com as possibilidades de uma vida diferente. A narrativa é marcada por um clima de tensão e suspense, que culmina em um desfecho surpreendente.

A escrita de Saramago é caracterizada por longas frases e pouca pontuação, o que pode ser um desafio para alguns leitores. No entanto, o autor é mestre em criar diálogos envolventes e reflexivos, além de apresentar personagens complexos e bem desenvolvidos.

"O Homem Duplicado" é um livro que aborda temas como a identidade, a individualidade, a solidão e a busca por sentido na vida. A obra também apresenta críticas à sociedade moderna e à massificação das pessoas, que muitas vezes perdem a sua singularidade em meio à multidão.

A edição da Companhia das Letras apresenta uma tradução competente e uma diagramação clara e agradável. Além disso, o livro conta com um prefácio escrito pelo próprio autor, onde ele discute as suas inspirações e o processo de escrita da obra.

Em suma, "O Homem Duplicado" é um livro instigante e envolvente, que demonstra mais uma vez a habilidade de José Saramago em criar histórias profundas e cativantes. A obra é um ótimo exemplo da literatura contemporânea e certamente merece ser lida e apreciada.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Esther 18/04/2023

Li esse livro como paradidático e achei muito interessante, a forma que o Saramago escreve é bem peculiar, então no começo foi bem complicado de adentrar na história, um desafio gigantesco (mais difícil que ler Machado de Assis). Gostei muito do enredo e do desfecho, o final também me surpreendeu bastante.
O autor também traz frases marcantes e reflexivas. Pretendo ler mais do Saramago no futuro, ótimo livro!
comentários(0)comente



LisboaPB 16/07/2023

Como sempre eu amo a escrita de Saramago. É tão única e envolvente.

Infelizmente tem uma parte que é mais para o meio que é um pouco parada. Mas a conclusão da história e os acontecimentos são muito interessantes.
comentários(0)comente



Ayla Cedraz 26/09/2023

"eu": palavra impura
Considero saramago um de meus escritores favoritos. independente da trama, há nos livros dele uma forma única de falar do mundo, das pessoas, das relações e tudo o que faz da vida a vida. ele consegue falar do impalpável (ao menos, me parece, impalpável para a maioria de nós) como ninguém.

mas esse livro me custou na proximidade. eu não conseguia evitar o sentimento de estar diante de um vazio não contemplativo. coisas aconteciam, mas, para onde ia tudo aquilo? o que me causava? as personagens também não me tocavam, pareciam representar numa distância absurda (tirando, talvez, uma certa personagem feminina).

nas últimas páginas, entretanto, fui encontrando uma espécie de reconhecimento (o eu em relação à coisa, é sempre assim, e é difícil se livrar disso). cheguei a encontrar no livro relações com fatos da minha própria vida (aleatoriedades como uma apresentação que teria de fazer na pós-graduação, no dia seguinte, uma peça a que havia assistido no mesmo dia), e ao final considerei (afinal, é saramago) uma boa leitura, talvez uma releitura de uma futura versão minha, uma mais madura, que diga com mais firmeza: "eu", essa palavra difícil e tão diluída.

finalizei a tal apresentação com um trecho do livro:

"diz-se que só odeia o outro quem a si mesmo se odiar, mas o pior de todos os ódios deve ser aquele que leva a não suportar a igualdade do outro, e provavelmente será ainda pior se essa igualdade vier a ser alguma vez absoluta".
comentários(0)comente



Vania.Carneiro 25/10/2023

Impactante
Meu primeiro Saramago. Confesso que foi uma leitura exaustiva, complexa, às vezes enfadonha (os fãs de Saramago que me desculpem), mas muitas vezes divertida, e no final... No final eu estava devorando essa história fantástica, tão bem elaborada, uma ficção científica cheia de suspense, que te leva a querer muito saber o final. Não consegui enxergar tudo aquilo que se diz sobre a nossa identidade num mundo globalizado, mas valeu muito a pena. Vou assistir o filme com certeza.
comentários(0)comente



Douglas Brilhante 02/11/2023

Um livro cuja narrativa tem uma curva ascendente contínua e clímax excelente. Como quase em todos os seus romances, José Saramago parte de um único evento fantástico e o utiliza para descortinar a natureza humana com extrema habilidade. Um cruzamento perfeito da literatura e genialidade, a extrema realidade na construção de uma fantasia.
E se, de repente, você soubesse que existe uma cópia absoluta de si? Voz, corpo, cor dos olhos e até mesmo as suas cicatrizes? O que você sentiria? Ficaria maravilhado ou assombrado?

"Diz-se que só odeia o outro quem a si mesmo se odiar, mas o pior de todos os ódios deve ser aquele que leva a não suportar a igualdade do outro, e provavelmente será ainda pior se essa igualdade vier a ser alguma vez absoluta. "

O livro começa meio lento... E uma das dificuldades pode ser o fato de que não existem parágrafos, então é um tanto confuso separar os diálogos nas primeiras páginas e você tem de voltar a algum ponto anterior. Acho que o autor faz isso como uma forma de representação de como a linguagem acontece na vida real. Não existem parágrafos. A comunicação é algo meio embaralhado, existe uma cacofonia e lutamos para nos entender.

Assim como em outros livros, é genial.

Doug indica com certeza.
comentários(0)comente



Maria Clara 03/01/2024

Um enredo foda, maaas?
Infelizmente, a escrita do Saramago não é pra mim, acho que se ele, pelo menos, separasse os diálogos do restante do texto eu ia ficaria feliz, mas é sofrido.
Só consegui terminar a leitura quando recorri para o audiobook e que bom que eu fiz isso, porque a história como um todo é incrível. Os plot twists do final me deixaram sem fôlego e o final do livro é fantástico.
Fiquei com vontade de conhecer os outros livros do autor, mas conhecendo a escrita dele, acho que vou tentar os outros pelo audiobook mesmo.
comentários(0)comente



Bruno236 12/03/2024

Não foi o melhor Saramago
Não foi o melhor Saramago que eu li, mas é um Saramago. Vale a pena por ser ele, e por toda a sua dinâmica.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Juliana 16/05/2024

Bom
Num mundo onde as coisas são tão descartáveis, um belo dia tertuliano descobre que tem um duplicado . Será que realmente hoje vivemos numa sociedade de cópias , padrões ? Até onde a individualidade se perdeu
comentários(0)comente



alicefnevs 17/06/2024

O tempo arrependeu-se e voltou para trás
O livro deu um salto e melhorou exponencialmente nas últimas 50 páginas (estava aguardando ansiosamente pois confio no meu querido autor
o desespero dos personagens, depois o choque, o desvio de caráter e a fraqueza moral. somente em saber que eram iguais.
e do nada um plot e na última página o fecho
sinto que devia ter aproveitado mais MAS a metáfora da Cassandra e esse finalzinho valeu demais
e mais uma vez acabo com o sentimento que ele é um gênio
comentários(0)comente



Bia Franzoi 18/06/2024

Vale a pena
A experiência de leitura não foi muito boa, pois, além da edição ser em português de Portugal, não há parágrafos e o tipo de escrita do autor é diferente do que estamos acostumados.

Confesso que demorei cerca de três meses para finalizar o livro, porque, pelos motivos que citei, acabei lendo diversos outros livros nesse meio tempo, e deixava ele de lado.

Foi com muita luta que consegui persistir até chegar na metade do livro, pois estava achando extremamente chato e ficando com sono toda vez que retomava a leitura.

Porém, da metade da leitura para frente, foi simplesmente impossível parar de ler! A história, até então, bem parada e monótona, começa a engrenar e entregar as respostas e acontecimentos que estamos ansiosos para ver desde muito antes no livro.

E apesar de todo o sofrimento que foi para chegar na metade, vale super a pena. Agora, sabendo de todo o desenrolar, posso afirmar que fico muito feliz por não ter abandonado a leitura.

As coisas começam a acontecer e você fica na ansiedade de saber o que virá em seguida. Reviravoltas geniais e um final muito bom também.

Recomendo e fico aberta para novas obras do autor.
comentários(0)comente



278 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR