spoiler visualizarEny Cássia - 2o J 14/02/2018
O alienista
Dr Simão Bacamarte, ilustre médico no Brasil, Portugal, Espanha, resolve aos seus 34 anos, morar em Itaguaí, no Brasil. Onde ele encontrara sua esposa, Dona Evarista, escolhida como tal por sua perfeita saúde apesar de nenhuma beleza exterior, para então gerar seus desejados filhos assim como ela, saudáveis. Ao passar dos anos, não foi realizado tal desejo, levando o Dr Bacamarte a estudar e pesquisar ainda mais. Buscando em estudos de diferentes sábios de diversos países ele encontrou a existência da loucura, e por ela ficou vidrado a entender e estudar, para descobrir como surge e até mesmo uma cura ou tratamento.
Foi quando fundou a Casa Verde, um abrigo de loucos que reuniu pessoas de diversas regiões, a quem ele estudava todos os seus dias. Ao perceber a variada classificação dos seus pacientes, os dividiu em classes principais: os furiosos e os mansos; e subclasses: monomanias, delírios e alucinações diversas. Por essas classificações ele estudava e analisava todos os loucos.
Até que durante uma viagem de sua esposa ao Rio de Janeiro, ele dedicou-se ainda mais aos loucos, foi quando Dr Bacamarte descobriu a ferocidade, criando a teoria de que ?o espírito humano é como uma concha, e ele tinha como objetivo extrair sua pérola, que era então a razão, para poder então definir os limites da razão e da loucura, e a razão sendo o equilíbrio de todas as coisas, fora disso a insânia.?e resolveu divulgá-la.
Simão Bacamarte criou uma percepção muito grande sobre as pessoas que sofriam de algum desses transtornos mentais, era capaz de identificar numa conversa, ou apenas observando gestos e atitudes. E assim foi recolhendo pessoas para a Casa Verde, pessoas que até mesmo quem convivia com elas não percebia nenhum problema. Dessa forma a população foi criando uma imagem não muito boa dele e do abrigo, diziam até que a Casa Verde era um cárcere privado. Eram muitas especulações. E quando a sua esposa, Dona Evarista, chegou do Rio de Janeiro, todos tinham a esperança que ela resolveria o paradeiro de Bacamarte, que recolheu tanta gente de Itaguaí para a Casa Verde. Como tanta gente podia ter enlouquecido assim de repente?
Dona Evarista era endeusada pelos homens de Itaguaí, a esposa do sábio, do novo Hipócrates, era anjo, divina, aurora, etc. Mas os murmurinhos continuavam, ninguém sabia mais quem era são e quem era doido, de tantas as pessoas conhecidas e aparentemente sãs que passavam pela Casa Verde.
Indignado com tudo isso o barbeiro Porfírio fez deu início a uma rebelião contra o Dr Simão Bacamarte para que fechasse a Casa Verde, junto a ele cerca de trinta pessoas foram até a Câmara levando uma representação, que não aprovou tal proposta. Não satisfeitos eles decidiram levantar a bandeira da rebelião e destruir a Casa Verde. E muito mais pessoas juntaram-se ao barbeiro. A polícia chega para impedir os revoltos mas supreendentemente ela se junta a eles. O barbeiro então decide destruir a Câmara, afim de adquirir mais poder político. Em meio a isso faz um acordo com Bacamarte.
Bacamarte continuou a internar pessoas na Casa Verde, incluindo pessoas que participaram da revolução. E então João Pina revolta-se e novamente se repete toda a história da rebelião, e que acaba da mesma forma. Bacamartes continua recolhendo e internando ainda mais pessoas para a Casa Verde, e dessa vez a sua esposa, a Dona Evarista, por passar a noite sem dormir tentando encontrar uma roupa para vestir em uma festa.
Muito mais da metade da cidade estava internada na Casa Verde, aquilo não poderia ser normal, algo de errado havia. Então o Bacamarte descobre que a sua teoria estava errada e liberta todos os pacientes, e refaz a sua teoria. A nova teoria era o inverso da primeira ? quem tinha ações regulares e caráter firme, era louco.?e com base nela ele volta a internar outros pacientes.
Tempos depois Dr Bacamarte descobre novamente que sua teoria estava errada, então volta a soltar os pacientes. Ao perceber que ninguém tinha uma personalidade perfeita, somente ele, Bacamarte então chega à conclusão de que ele é o único louco, então tranca-se na Casa Verde para o resto da vida.