Grace @arteaoseuredor 17/03/2021?Oiobomé: A Epopéia de uma Nação, Nei Lopes
?O livro fala da criação de um país fictício no Século XVIII por Francisco Domingo Vieira dos Santos, um ex-escravo, que conhece Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e acaba envolvido com os inconfidentes.
Depois da prisão de Tiradentes, dos Santos foge para o Pará, e na ilha de Marajó, funda com negros e indígenas Oiobomé. Vamos acompanhar o País por séculos.
Um País rico, onde teve ditaduras, socialismo, guerras e outras formas de governo, muitas coisas parecidas com o Brasil. E consegue chegar ao governo perfeito, com sua população de maioria negra e indígena, com educação, saúde para todos, religião e opção sexual sendo respeitadas,
aposentadoria, uma utopia infelizmente.
Durante os anos vemos vários personagens históricos passar por Oiobomé, Bolívar, Garibaldi, personagens da música e cultura em geral, é bem legal. A Capital de Oiobomé é transferida para uma cidade projetada por Oscar Nimuendaju, bem parecida com a de um certo país que conhecemos. Só que melhor.
Achei algumas partes cansativas, mas é bem interessante ver como seria bom, ter os direitos das pessoas sendo respeitados.