Tudo é óbvio: desde que você saiba a resposta

Tudo é óbvio: desde que você saiba a resposta Duncan J. Watts




Resenhas - Tudo É Óbvio: Desde que Você Saiba a Resposta


21 encontrados | exibindo 16 a 21
1 | 2


Su 20/11/2018

Esse livro me deixou curiosa, principalmente, pelo seu título: Tudo é óbvio, desde que você saiba a resposta. Já repararam como tudo parece provável de ser previsto quando sabemos o resultado? Pois bem, depois que o resultado final nos é apresentado, fica fácil utilizar as variáveis para prever o que já foi comprovado.
No prefácio, O pedido de desculpas de um sociólogo, o autor nos conta que, no ano seguinte a conclusão da sua pós-graduação, um amigo lhe deu o exemplar da revista New Cientist, que continha a resenha do livro Tricks of the Trade escrita por John Gribbin, físico e escritor. Em sua resenha, Gribbin aborda como pesquisas acadêmicas no âmbito das ciências sociais se resumem a textos rebuscados e pouco claros. Além disso, John afirma que qualquer físico conseguiria resolver, rapidamente, os problemas tratados pelas ciências sociais.
De acordo com Duncan, os problemas tratados pelas ciências sociais são difíceis de serem compreendidos tanto pelos pesquisadores dessa área quanto pelos físicos. Muitas vezes, pessoas comuns ao terem acesso a estudos científicos voltados para as ciências sociais acreditam que as conclusões da pesquisa são óbvias e que, por tanto, não seria necessário um estudo cientifico para concluir o que o simples senso comum seria capaz de comprovar.
No entanto, isso não é a verdade. Na maioria das vezes, usamos nossas experiências e crenças para reforçar o que foi concluído em um estudo cientifico, porém fazemos isso de forma indeterminada para qualquer conclusão. Mas, o senso comum que, ás vezes, é útil em nossa vidas privadas, não é apropriado para tirar conclusões sobre sistemas complexos, como: empresas, culturas, instituições globais, países, dentre outros.
Com a leitura desse livro, vemos que por se tratar de um estudo onde o elemento principal é o ser humano, a ciência social acaba por se tornar um campo muito complexo. Dessa forma, o senso comum não é capaz de abarcar todas as possibilidades de um evento ocorrer de determinada forma. O mais interessante desse livro, é que o autor traz diversas pesquisas no âmbito da ciência social, cada qual com seus métodos e formas de comprovação.

“Na verdade, o que a história das crises financeiras, seja antes ou depois do advento das transações altamente informatizadas, deveria nos ensinar é que — como a verdade na guerra — é o senso comum, e não modelos de computador, a primeira vítima de um afobamento financeiro. O mesmo acontece com as falhas na política, nos negócios e no marketing. As coisas ruins não acontecem porque esquecemos de recorrer ao senso comum, mas porque a sua incrível eficácia na resolução dos problemas da vida cotidiana nos leva a colocar mais fé nele do que ele pode suportar.”
comentários(0)comente



Sandro 13/07/2016

Interessante, muito mais mercadológico que científico
O autor é famoso por muitos trabalhos na área de redes complexas, talvez por isso a expectativa de um livro com tom mais científico. A obra é interessante e começa fazendo um papel de divulgação científica com alguns experimentos realizados, mas depois envereda para uma discussão do senso comum no aspecto de planejamento e mercado, parte que acaba sendo bem enfadonha. A tradução é lastimável, mecanizada e preguiçosa, dando a impressão de ter sido feita num tradutor automático, muitas frases perdem totalmente o sentido, principalmente quando fazem referência à linha de pesquisa do autor. Se puder, leia no idioma original. Apesar disso a leitura vale a pena, algumas discussões são bem interessantes e úteis pra quem ainda não tem um espírito questionador.
comentários(0)comente



Bruno 25/02/2016

Investigar mais a Fundo
Incrível como a sabedoria popular às vezes pode nos enganar. Esse livro nos revela que, mesmo quando na cultura popular alguma opinião ou resposta sobre alguma questão é dada como certa, se investigarmos a fundo e de maneira mais ampla podemos encontrar soluções para problemas e enigmas do cotidiano completamente opostos aos que estamos acostumados.
comentários(0)comente



Rodrigo Chaves 18/08/2013

Conhecimento ao alcance da razão pura, mas que a gente não alcançaria sozinho.
comentários(0)comente



Rodrigo Chaves 18/08/2013

Conhecimento ao alcance da razão pura, mas que a gente não alcançaria sozinho
comentários(0)comente



celotanaka 05/04/2012

Uma mistura de sociologia com tecnologia.
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 16 a 21
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR