FAB

FAB Howard Sounes




Resenhas - FAB


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Tiarajú 06/06/2024

É um livro muito completo sobre a vida pública e privada do beatle Paul McCartney. Traz detalhes da infância, adolescência, vida adulta, da carreira musical (e cinematográfica, vejam só), das namoradas e esposas. Trata das brigas dos Beatles, explica os vários porquês de a banda ter acabado, conta sobre a carreira musical de Paul até os dias atuais. É bem embasado em fontes escritas e entrevistas que o autor fez com amigos, parentes, colegas de trabalho. Vale a leitura.
comentários(0)comente



Luis 20/07/2012

Um retrato por inteiro de Sir James Paul McCartney.
A história já foi contada inúmeras vezes.
Um menino canhoto de Liverpool, orfão de mãe, se refugia na música para enfrentar a sua perda precoce. Um dia conhece um outro menino um pouco mais velho, criado pela tia, com uma infância conturbada, abandonado pelo pai e que logo também seria orfão de mãe. O segundo garoto tinha uma banda e o arregimenta como novo integrante. Pouco tempo depois, mais um menino, um pouco mais moço que os dois e fanático por guitarras, também se integra à trupe. Pronto, estava formada a espinha dorsal do maior grupo da história da música popular.
James Paul McCartney, o garoto canhoto, ao longo dos 55 anos seguintes se tornaria uma figura mitológica. Seria praticamente impossível historiar a quantidade absurda de papel e tinta gastos sobre a sua vida e obra. O grande mérito de Howard Sounes foi justamente equilibrar a equação, que pendia sempre para os 13 anos da aventura musical chamada Beatles, como os únicos relevantes na longa estrada até aqui percorrida por Sir Macca. O autor se debruça com igual interesse sobre o período posterior a 1970, desvendando bastidores de gravações, turnês, a relativa calmaria da vida em família (em contraste com boa parte de seus colegas de fardão), os momentos de crise e os ápices criativos. Nenhuma outra obra é tão abrangente sobre a vida do baixista mais famoso do mundo.
Por outro lado, Sounes também comete os seus pecados, caindo na fácil armadilha de atribuir um certo grau depreciativo à boa parte dos trabalhos solo do ex beatle, em um clichê adotado por boa parte da crítica especializada. Quem conhece razoalvelmente a obra de McCartney dificilmente concordará com as críticas ácidas a discos importantes como RAM, Venus and Mars e Driving Rain, da mesma forma que é difícil engolir os injustificados elogios à discos como McCartney II, reconhecidamente um álbum ruim. A tendência a explorar o sensacionalismo com que certos episódios menos nobres da vida do músico (como as várias detenções por porte de maconha, a batalha judicial com os demais membros da banda e o ruidoso processo de divórcio da segunda esposa , Heather Mills) foram tratados pela imprensa em geral também incomoda, mas nada que afete o status da obra como um título importante da vasta bibliografia Beatle, talvez o único que retrate Paul McCartney à altura de sua importância. Por inteiro.
Renata CCS 05/11/2013minha estante
Adoro Paul, adoro Beatles, e não conhecia este livro. Ótima dica!




Clayton 22/06/2012

Livro muito perfeito!
Livro cheio de detalhes e historias muito bem pesquisadas, abordando a vida do Macca até dezembro de 2009. Howard Sounes fez entrevistas com aproximadamente 220 pessoas relacionadas ao Macca. Livro PERFEITO! RECOMENDO!!!
comentários(0)comente



Lodir 18/05/2012

EXCELENTE
Ótima biografia de Paul, provavelmente a mais completa. O autor escreve muito bem, com uma narrativa interessante que não dá muito espaço para eventos desimportantes (com exceção de alguns detalhes de sua família). Tem um bom equilibrio entre a carreira dele nos Beatles e fora da banda (metade a metade do livro). Traz relatos interessantes e o autor se mostra bastante imparcial. Li todas as 650 páginas em uma semana, recomendo!
comentários(0)comente



Carol Benazzato 19/01/2012

Cinco, seis, sete, dez mil estrelas!
É notório: Howard Sounes, autor de "FAB - A Intimidade de Paul McCartney", não teve nenhuma ideia brilhante ao resolver passar o papel a vida de Sir Paul McCartney. "Como essa história já foi contada e recontada várias vezes, tive que dar um certo frescor a ela, com novas entrevistas e histórias inéditas", conta o escritor e jornalista britânico. O que o diferencia dos tantos outros biógrafos que prometeram a mesma coisa, é o fato de que ele trouxe, de fato, todo esse movimento prometido para o que antes eram meras palavras. O resultado conta com mais de duzentas entrevistas inéditas de pessoas relacionadas ao astro, e um detalhe ímpar, evidentemente repleto de um brilho que o destaca ainda mais perante às outras entrevistas do ex-beatle: Sounes contrasta da mesma maneira a carreira de Paul McCartney nos Beatles, e sua carreira solo, após o fim da banda.
O que concluo disso tudo? Ora, é ainda mais notório perceber: é a biografia mais rica, abrangente e absurdamente envolvente já escrita sobre o artista, fazendo valer cada pedaço das 695 páginas do livro.
Fred 13/02/2012minha estante
Foi minha primeira biografia sobre Paul McCartney e o primeiro livro de Howard Sounes que li. Estou curioso para ler a biografia do Bob Dylan que ele escreveu. Consegui ler o livro em 40 dias. Eu só não dou nota 10 ao livro porque me pareceu, em alguns trechos, que ele se apegava demais a ter que explicar que as músicas do Paul pós-Beatles são melosas. Ele não precisava ter dado tanto sua opinião sobre isso. Uma ou duas vezes era o necessário. O outro detalhe que não curti muito foi no final do livro, em que ele citou em demasia coisas do tipo "de acordo com os papéis do divórcio". Mas, enfim, apenas para constar. Li o livro com atenção e prazer. Gostei e recomendo.


Paola Galva 06/12/2012minha estante
Concordo plenamente. É o tipo de livro que não cansa ler, mesmo que tu já tenha lido a mesma história diversas vezes.
De todas as biografias escritas sobre Sir Paul, essa é definitivamente a mais detalhada e envolvente.




5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR