Lis 09/02/2024Viver como em Utopia? quem sabe em algum outro planetaNão desistam da leitura já na primeira parte da escrita, que achei maçante. Quando a descrição de Utopia começa a ser feita, o livro fica mais bacana.
Após ler a obra, entende-se perfeitamente o motivo pelo qual a palavra utopia vem do livro. Nos dias de hoje, não é nem um pouco crível nos imaginar numa sociedade como a utopiana? é claro que há muitas coisas descritas que eu não concordo, como a esposa ter que obedecer ao marido, mas, num geral, seriam tempos melhores se vivêssemos com a mesma dignidade que vivem os utopianos.
Fiquei impressionada com o fato do livro provir do século XVI e, mesmo assim, ter descrições de sociedade alheias à Utopia que parecem ser o relato da nossa.
[?] ?Portanto, espero que me perdoem, devo dizer que não tenho outra concepção acerca dos governos que conheci e observei senão que são uma conspiração dos ricos a administrar a coisa pública, com o único intuito de satisfazer seus interesses particulares e elaborar todos os artifícios e maneiras de fazê-lo; primeiro, para que possam preservar, sem perigo, tudo o que perversamente adquiriram e, então, engajar os pobres no trabalho a seu serviço por valores tão baixos quanto for possível, oprimindo-os tanto quanto desejarem. E, se obtêm sucesso em seus artifícios, estabelecidos por meio da autoridade do Estado, o qual se considera a representação de todo o povo, são, finalmente, reconhecidos como leis.? - p. 141