Kenia 10/02/2013Vamos ao que interessa: li o livro em 3 dias! É, realmente me prendeu, afinal, adoro anjos. O livro é narrado pela personagem principal (Clara), o que na minha opinião dá uma humanizada mais na história, porque podemos sentir as emoções da personagem, sejam elas irritantes, como sensatas, emocionais, etc.
Bom, como o livro gira em torno do romance entre Clara e Nate, nada mais justo do que um prólogo com um pequeno diálogo sobre o sentimento de ambos, já dando o gostinho do que vamos encontrar nas próximas páginas. Além de uma sutil menção ao título, Equinócio, palavra que vem do latim, e significa "noites iguais", quando o dia e a noite duram o mesmo tempo.
"Para que eu alcance o inatingível e possa provar aos meus sentidos que amar o sobrenatural é natural, Nate precisa amanhecer um lado para que o outro anoiteça. Eu preciso ver o homem que se eclipsa na sombra do anjo."
Paralelo com o romance, temos a relação de Clara com seu pai, Maurício Chevallier, que está desenvolvendo uma fórmula baseada em criogenia, para ressuscitar sua esposa, Beatriz, que morreu precocemente, devido a um câncer. O problema é que se a fórmula vier à tona e cair em mãos erradas, a humanidade estará perdida.
Como toda história tem seus vilões, aqui temos os anjos caídos, os interessados na fórmula, já que eles acreditam que terão uma vantagem sobre o Criador. Eles, então, não medem esforços para obtê-la, e sequestram o pai de Clara.
Nos próximos capítulos, vemos Clara e seu anjo da guarda Nate, tentando solucionar o problema, juntamente com sua irmã, Olívia, que é um personagem super notável, de tão inteligente para uma garota de onze anos. E ainda é apaixonada por astrologia, o que achei super brilhante, conectar astrologia com angeologia.
Em meio a isso, temos Clara tentando levar uma vida normal, comparecendo as aulas na faculdade de medicina, vemos ela às voltas com os preparativos para o casamento de sua melhor amiga Chris, e sua proximidade com um bad boy na universidade, Jonas, que além de estudarem juntos, seus pais trabalham juntos em um renomado laboratório no Rio de Janeiro.
Essa proximidade é minha parte favorita, e confesso que os personagens rebeldes são os que mais me atraem, espero ver um aproveitamento maior nos outros volumes, afinal, nesse primeiro, ele teve papel essencial, mas merece um destaque maior, com certeza. Meu personagem favorito.
Acho super interessante as informações sobre anjos que a escritora dá, a menção aos Nephilins, que são filhos de anjos com humanas (me recordei na hora de Cidade dos Ossos da escritora Cassandra Claire, um da minha lista de preferidos.), além de uma escrita super tranquila e poética.
O romantismo paira no livro, e é isso que move a história. Os momentos em que Clara encontra com Nate em seus sonhos, onde eles vão descobrindo o que sentem um pelo outro, além dos encontros em forma de anjo, são os mais belos possíveis. Além da beleza do Rio de janeiro como pano de fundo, nada mais genial.
Agora, como uma boa brasiliense, não tive como não achar engraçado a menção que a autora fez ao ar de Brasília, em uma cena entre Clara e Rodrigo. Que impressão as pessoas dos outros estados têm do clima aqui!
"Ele se despediu com um "então tchau" mais seco que o ar de Brasília."
Aliás, foi super bacana a escritora mencionar vários recursos da atualidade como Twitter, Ipod, vários artistas, e como adoro conhecer novas bandas, tem vários momentos em que a personagem principal Clara menciona sua banda preferida "Blue October", que confesso nunca ter ouvido falar, e achei super interessante, já estou escutando as músicas dos caras.
Agora é aguardar as sequências: Polaris- O Norte; Renascer- O Sol; Missão- O Futuro.
Aos que apreciam um bom romance, super recomendo ler Equinócio, vocês irão se emocionar de verdade com a história de Clara e Nate. Além disso, não deixem de apoiar a literatura nacional, ela é fantástica! =)