Carol Abrantes 22/02/2018
Tragédia grega icônica com valores atemporais
Sófocles nasceu em Atenas, provavelmente, em 495 a.C. e morreu na mesma cidade, no ano 406 a.C. Ele foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes. Durante sua vida, escreveu 123 peças, porém 7 sobreviveram em uma forma completa. Listo algumas de suas obras: Electra (peça completa); Édipo Rei (completa); Édipo em Colono (completa); Antígona (completa); Ájax (completa); Os Comensais (peça fragmentada); Niobe (fragmentada); Hermione (fragmentada); entre outras.
A tragédia pertence ao gênero dramático. Esse gênero tem como características: ser uma peça teatral; exige lugar físico (palco) com personagens em ação; ausência de narrador; ausência de pormenores; conflitos; presença do destino; é uma leitura rápida.
Em Édipo Rei, conhecemos a história de Édipo, rei de Tebas, que passa por uma situação de infortúnio por um erro inconsciente. Sua família é perseguida pelo destino traçado pelos deuses.
Já em Antígona, a peça conta a história da personagem-título que entra em tensão com Creontes e expõe para nós, leitores, conflitos como família X Estado; leis dos homens X leis divinas; pureza X impureza; homens X mulheres.
Essa trilogia tebana tornou-se a minha favorita, porque me cativou desde o primeiro livro e arrebatou na última obra. Admito que a segunda obra foi agradável, mas não me cativou o bastante comparada a Édipo e à Antígona. Essa história trágica tebana me despertou aversão, empatia, pena, choque, pertencimento, coragem, afetividade, reflexão. Foi uma mistura de sentimentos e emoções que me instigaram.
Por fim, aconselho a darem uma chance a esse gênero literário. Explorem e experimentem outras sensações.
.
"Quem não tem medo de um ato menos medo terá de uma palavra." (citação presente em "Édipo Rei")
"Quem não se satisfaz com um quinhão normal de vida e deseja um maior, parece-me em verdade um insensato." (citação presente em "Édipo em Colono")
"Eu não nasci para partilhar de ódios, mas somente de amor!" (citação presente em "Antígona")