Trilogia Suja de Havana

Trilogia Suja de Havana Pedro Juan Gutiérrez




Resenhas - Trilogia Suja de Havana


52 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


nunohds 20/09/2024

SOBREVIVENDO NO PARAÍSO
Sempre fui apaixonado por Cuba, um país culturalmente rico, onde as pessoas fazem o impossível para sobreviver em um paraíso cercado pelo mar e pela espiritualidade dos orixás. Pedro Juan Gutiérrez consegue sintetizar, de forma crua e intensa, como o povo cubano sobrevive em um sistema falido. Sua obra me ajudou a entender como é dura a vida em muitas partes do mundo. Mesmo tão próximo do Brasil e dos Estados Unidos, há pessoas vivendo em condições precárias, sem que tenham culpa de nada.

As crônicas do cotidiano cubano me transportaram para a ilha, despertando em mim sentimentos de amor, desejo e tristeza por esse estilo de vida. A promiscuidade retratada, na minha opinião, reflete uma busca desesperada pelo prazer — talvez uma das poucas coisas que o povo cubano pode realmente sentir em meio a tantos problemas socioeconômicos. Todo esse sofrimento poderia ser evitado se o regime ditatorial se importasse verdadeiramente com as pessoas.

Dentro dessa realidade, o ser humano se vira como pode: seja por meio da prostituição, do tráfico ou do comércio no mercado negro. A leitura de Gutiérrez é crua e pesada. Sinceramente, nem Bukowski chega perto da intensidade "suja" de sua escrita. Esse livro carrega muito significado para mim, não só pelo amor que tenho por Cuba, mas também pela importância de quem me presenteou com ele. De verdade, a última coisa que faria seria julgar a leitura, porque, como diz o ditado, "a necessidade faz o ladrão."
comentários(0)comente



Dani 02/07/2018

Um belo retrato de Cuba nos anos 90. Eu li enquanto estava viajando por lá e foi muito louco passar pelos lugares que estava lendo no livro.
comentários(0)comente



Dani.Menezes 28/04/2018

Sórdido!
Rum, sexo sujo, miséria e misticismo.
Uma Cuba miserável na década de 90.
comentários(0)comente



Aline 24/05/2010

Considerei terminado
"Trilogia Suja de Havana" é uma obra bem escrita, com linguagem bastante popular e traz uma descrição pormenorizada da sociedade cubana durante a crise dos anos 90. No entanto, acho que o autor poderia ter variado um pouco mais a temática ao longo das 300 e tantas páginas. Ler o livro de uma vez só seria uma overdose de pobreza, criminalidade, peitos e bundas, violência, fedores e podridão. Depois de umas 100 páginas, empaquei na mesmice, pulei alguns contos e abandonei outros, até que finalmente considerei a leitura terminada.
comentários(0)comente



Angel 10/07/2015

Trilogia Suja de Havava
Um livro espetacular! Resenha completa no meu blog.

site: http://cialetraseliteratura.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Raquel Lima 26/06/2015

Fiquei apática a todo o sofrimento...
Após algum tempo da leitura, ainda me é possível sentir a aversão a alguns trechos do livro... No entanto, este sentimento de quase um horror que ele faz sentir é estimulado por uma necessidade quase " Rodriguiana" de estar presente, de não fugir a toda a sujeira, pobreza, devassidão. Em termos de análise social, confesso que é difícil acreditarmos que uma sociedade aceita esta situação... Mas vivemos em um país, que apesar de tantos problemas é democrático, seja simplesmente para fazer campanha em facebook, ainda podemos...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ogro 13/04/2014

Sexo + palavrão + miséria = literatura visceral
Existem duas formas de encarar este livro,um conjunto de contos , ou talvez melhor chamá-los de historietas, mais ou menos amarrados como um "diário":

- a primeira, como um retrato, mais ou menos fiel , de uma parcela da população cubana durante a década de 90, mostrando os piores efeitos do embargo econômico contra Cuba . Quem for pró-Cuba poderá usar o livro para apontar os sofrimentos da população cubana porque é uma sucessão de misérias. Sob esse enfoque político-filosófico, quando em vez , algumas pérolas aparecem,tal qual essa:

Às vezes penso que ao pobre mais convém ser imbecil do que inteligente.

- já a segunda , é encará-lo como ficção ... bem, imagine Jorge Amado na ênfase em sexo , Nelson Rodrigues na parte de análise cínica da sociedade e Plínio Marcos na construção dos personagens, junte tudo isso e coloque 50% de saco-cheio da vida e dá para se ter uma ideia do que são os contos. Cito o exemplo do sublime final de um capítulo, em que o narrador, que está ao lado do amigo que acabou de falecer em decorrência do HIV, encerra da seguinte forma:

Uma mulher se aproximou, tocou meu ombro e disse: Tem de ser forte, meu filho, você tem fé?. Eu me virei e olhei com fúria para ela.Tinha um rosário e uma Bíblia na mão.

- Que forte, porra nenhuma minha senhora! Vá à puta a pariu e me deixe em paz!


Poético, não?

Se você for alguma alma inocente, meio semi-virgem da vida, que assiste documentário sobre vida na favela e prostituição, provavelmente porá a mão na boca pensando que horror,como alguém pode viver assim?

Se você for adulto, brasileiro e já passou por uma zona de prostituição ou por alguma região mais desfavorecida, trabalhando como uma ONG ou como professor de escola publica que teve contato com a realidade das famílias vai pensar "grans coisas!"

Achei chato e terminei de teimoso ; mérito, acredito eu, é pela linguagem explícita, às vezes escatológica e a crueza de caracterização de uma sociedade vivendo em um ambiente de profunda repressão econômica e vista como modelo por uma parcela significativa da intelectualidade brasileira.
comentários(0)comente



Thais Nicolau 09/09/2009

CUBA, PAÍS DE CONTRATES
Iniciar a leitura de qualquer livro é como estar disposto a conhecer o mundo sobre uma bicicleta - é preciso estar disposto a embarcar na aventura.
Ler a obra de Pedro Juan Gutiérrez é conhecer Cuba distante das suas questões meramente políticas, é embarcar na natureza humana sem qualquer pudor de sexo ou religião.
Esta é a obra que nos apresenta o homem, Cuba, seus drinques, belezas e podres.
Recomendo !!!!
comentários(0)comente



Amarildo 14/11/2013

Fantástico
Pedro Juan é um dos meu autores preferidos pela forma direta como escreve, jogando a maçaroca da realidade na folha de papel, como ele mesmo diz. E esse livro não é só sobre a Havana da crise dos anos 1990, agravada no país caribenho por conta do desonroso embargo à economia da Ilha: é sobre toda uma série de países, o Brasil entre eles, que sofreram durante esses anos com problemas econômicos graves. A diferença é que, ao que parece, aqui no Brasil ou as pessoas possuem parcos conhecimento de nossa história, ou são tão dissimuladas a ponto de não reconhecerem que também aqui ocorreu (e ainda ocorre) muitas dessas situações que Trilogia Suja de Havana apresenta.
comentários(0)comente



Cesare 10/09/2013

Puta merda, que LIVRO!
Este livro é um dos melhores que eu li. Apesar de relatar toda a luta pela sobrevivência em meio a uma Cuba desesperada que passa por uma crise tremenda, Pedro Juan consegue nos acrescentar fragmentos maravilhosos.

Com uma maneira desbocada, crua e imunda de narrar a realidade onde vive, o autor consegue ser engraçado, mesmo em situações precárias.

É uma leitura indispensável!
comentários(0)comente



Dose Literária 23/07/2013

A linguagem 'suja' de Gutiérrez...
Nascido em Matanzas - Cuba, em 1960, Gutiérrez é um famoso escritor, pintor e jornalista. Famoso por sua forma de narrativa, já trabalhou em diversas funções ao longo da vida, antes de se tornar escritor, inclusive já cortou cana e foi locutor de rádio. No jornalismo, tem 26 anos de carreira. Apesar das dificuldades pelas quais passou, é um grande escritor de prosa e poesia. Vive em Havana e suas atividades hoje são exclusivamente a pintura e literatura. Além de Trilogia Suja de Havana, outros livros publicados seus são: O Rei de Havana, Animal Tropical, O Insaciável Homem-Aranha, Carne de cão, Nosso GG em Havana, O ninho da serpente: memórias do filho do sorveteiro e Coração mestiço. Há ainda o conto Melancolia dos Leões e umas obras em Poesia.

Com uma linguagem suja [como o título sugere], perversa, cheia de sexualidade depravada e decadente dos habitantes de um prédio com risco de demolição, na cidade de Havana, Pedro Juán nos faz embarcar num universo cheio de degradação, pobreza, desesperança e, apesar de tudo - aceitação.
Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2013/03/trilogia-suja-de-havana-pedro-juan_20.html
comentários(0)comente



Aerton 22/02/2012

Bem escrito porém,,,
Pedro Juan Gutiérrez retratou um período difícil do povo cubano. Os anos 90. Nota-se grande talento em escrever. Dei duas estrelas devido a repetição desnecessária de temas que são excessivamente abordados. Atrevo-me a dizer que há até uma propaganda enganosa. Na contra-capa do livro encontramos frases como: " Com uma linguagem direta, aborda temas como sexo, fome, desencanto, luta." Na orelha do livro diz "esta é uma narrativa sensual e poderosa". Essas descrições não são fiéis ao que a obra apresenta. Sensualidade é uma coisa, pornografia é outra. O leitor que tenha um mínimo de pudor ficará chocado com essa obra. Enfatiza-se demais a sexualidade apresentando-a de um modo promíscuo e sujo. Palavras do mais baixo calão são descritas como "linguagem direta". Posso ser apedrejado por estar dizendo essas coisas. Muitos comparam a Bukowski.As obras de Bukowski são hinos de igreja comparadas a Trilogia. Nada contra o autor, mas es sinopses deveriam ser mais francas ao apresentar a obra. Enfim, considero a obra um livro erótico com pano de fundo social. A proporção dos temas é:
Sexo 75%
Fome 10%
Desencanto 10%
Luta 5%
tetê 18/07/2013minha estante
o que transforma a sexualidade numa coisa "suja" na sua opinião?


Elenai 16/08/2013minha estante
tetê, sexualidade é uma coisa, sexo é outra!
Entendi que na resenha do Aerton, quis dizer que a forma em que o autor apresenta o tema é "suja"!




Danni Flauto 25/01/2011

A Trilogia Suja de Havana
O livro mostra muitíssimo bem como as pessoas viviam em plena revolução cubana.
O autor mostra como as pessoas se viravam na crise e até como eram nas suas intimidades.
Nos trás a história sem “maquiagem”. Sem muito mais o que dizer, apenas indico.
comentários(0)comente



52 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR