spoiler visualizarg.lori 17/07/2024
Sombra
Este livro foi a minha primeira releitura deste ano. Lembro-me dele com muito carinho, especialmente da emoção que senti quando criança.
Agora, mais velha, acredito que, de forma geral, é um bom livro. Não costumo ler obras que saiam da minha bolha - romance e livros cristãos. No entanto, conforme crescemos, nossos gostos mudam. Por isso, sinto uma grande vontade de explorar outros livros e gêneros literários.
"Sombra" definitivamente me cativou pela leitura fácil e rápida. Acredito que, somando tudo, levei cerca de 5 ou 6 dias para terminar, pois era muito fácil devorar 50 páginas em um dia. Sobre a trama, a história de Aman foi muito interessante, mas gostaria que a mãe dele tivesse participado mais ao contar a história. Fiquei obcecada com Sombra e o quão inteligente ela era, mesmo sendo uma cachorra treinada.
Quanto aos personagens, adorei a história do avô de Matt. Ele me pareceu uma pessoa extremamente empática e gentil. Gostaria muito que o autor tivesse explorado mais a vida e o passado dele. Sua carreira como jornalista me intrigou. Matt, apesar de ser um dos personagens principais, não aparece muito na história. Gostaria que ele tivesse sido mais desenvolvido, ou pelo menos que tivesse sido contada mais a história da amizade dele com Aman.
Achei interessante o autor ter retratado a mãe de Aman como alguém que sofreu ansiedade e crises de pânico. Normalmente, personagens adultos não são apresentados dessa forma. No entanto, gostaria que isso tivesse sido mais esclarecido, e que a mãe de Aman tivesse contado mais sobre o que aconteceu e como se sentia em relação à guerra e aos perigos que enfrentaram. Gostaria que ela tivesse participado mais da conversa, assim como o tio de Aman, que não foi muito apresentado na história. Gosto da perspectiva de uma criança. Aman era muito inteligente e observador.
O final da história foi um pouco "Disney" demais - e eu amo a Disney, mas não estava assistindo a um filme, haha. Tudo deu errado para, no final, dar extremamente certo? A forma como o desfecho foi conduzido de maneira surpreendentemente rápida e perfeita não me agradou muito. Talvez seja por isso que dei 3 para este livro. Tive muitas dúvidas no final, como o avô de Matt escreveu tudo tão rapidamente? Como o jornal aceitou tão facilmente a matéria e a publicou na primeira página? Isso me pareceu muito fora da realidade. Não acredito que um jornal aceitaria tão facilmente uma matéria tão pesada que poderia colocá-lo em problemas com as autoridades. Além disso, como foi que esse lugar "Yarl's Wood" aceitou que Aman fosse libertado com sua mãe? Acredito que tudo tenha sido muito conveniente para que o final fosse perfeito. O vulcão e o voo adiado, tudo foi muito conveniente para o desfecho. Inclusive, apesar de Aman e sua mãe ficarem livres, o que aconteceu com o resto? Achei que a menininha que o avô de Matt tinha mencionado teria ficado livre com sua família também, assim como todas as outras pessoas do centro de detenção.
Em resumo, é um bom livro, mas acredito que não faria uma releitura. É uma história muito emocionante, e marquei muitas citações do livro. No entanto, o final não me agradou tanto quanto eu lembrava, pois tudo foi muito facilitador para que fosse um final perfeito.