Kamilla 08/11/2016Um livro singelo, porém reflexivo. Eu peguei esse livro simplesmente porque estava querendo sair da minha leitura atual que é um tijolão, queria uma história rápida e simples. E esse livro supriu a minha necessidade, porém foi bem mais que isso... Ele me cativou.
O livro conta a história do pequeno Michel que tem apenas 9 anos e vive no orfanato, um dia a sua melhor amiga e garota por quem é apaixonado entra em coma... ele sai pela cidade tentando descobrir uma maneira de reverter o quadro da amiga/seu amor platônico, porém todas as respostas que obtém é que nada pode ser feito. Até que conhece uma mendiga, Hermínia, que diz que ele precisa cortar estrelas das roupas de 9 pessoas que possuem/demonstram/demonstraram o verdadeiro amor, o mais puro. E é aí que começa a história que cativa o leitor e nos faz refletir.
Nós vamos junto com o Michel encontrando gradativamente as pessoas, o amor puro e verdadeiro que elas nutrem por algo ou alguém. No total são 10 tipo de amor que são reais demais, e é por isso que faz com que o leitor se encante com esse livro. Me disseram que ele parece um pouco auto-ajuda, na minha concepção não parece, é algo reflexivo sim, mas não da forma que é apresentado em livros do gênero auto-ajuda. Pelo menos não foi pra mim. rs
Esse livro vem frases/quotes/citações maravilhosas, o meu livro ficou cheio de post-its. Frases que marcaram, frases que são verdadeiras, frases lindas e meigas. São tantas que nem vou colocar todas aqui, só uma ou três, porque a grande maioria delas acaba falando demais quais são os tipos de amor. :p
No final do livro tem várias frases de escritores famosos relacionados com os tipos de amores. Achei bem bacana fazerem isso! Há uma introdução de um dos autores, o Alex Rovira, que passou por um período bem difícil no nascimento da filha e que fez acreditar ainda mais no amor. Admito que chorei só pela introdução. O livro pode ser chamado facilmente de conto de tão pequeno que é e por isso senti falta de mais histórias. Do "final" do livro para o epílogo passaram dez anos, muito tempo certo?! Deveria ter adentrado mais ali, pra saber como tudo aconteceu, mas não o fizeram.
Comentário Final: Por fim vos digo que é uma história bem reflexiva e singela, que vale a pena ser lido se você gostar de livros assim.
site:
http://www.lendoeapreciando.com/2015/12/resenha-um-coracao-cheio-de-estrelas.html