Alex 13/09/2022O segundo de uma centenaEste é o segundo livro de Agatha, e o terceiro que leio.
Neste somos apresentados a uma dupla, um casal, Tommy e Tuppence, que por não terem outras opções melhores, decidem empreender no setor de aventuras - ou melhor, como detetives amadores.
De fato eles são muito amadores e isso é muito bom, existem erros, amadorismos, sem a empáfia que vemos em Poirot. Estes estão onde estão pela simples aventura, pelo dinheiro e porque eles são bons nisso.
Muito mais divertido que as investigações de Poirot (que não são ruins), além de ter, neste em específico, um quê de espionagem. Uma trama que envolve vários países, personagens russos, americanos, franceses, todos em território inglês. Além de uma trama muito atuam da época, os motins dos trabalhadores e o bolchevismo.
Se você já leu as investigações de Poirot, vai gostar ainda mais das aventura de Tommy e Tuppence.
Obs: como disse, este é o terceiro livro dela que li, até o segundo eu tinha dúvidas se Agatha era machista, em certos momentos, por pressão ou opção. Mas agora ficou claro, ela defende muito bem o lugar da mulher e da bastante ênfase em comportamentos machistas e antiquados (que na época eram o normal). Achei muito bacana, afinal seus personagens quebram as barreiras da época.