A Montanha Mágica

A Montanha Mágica Thomas Mann




Resenhas - A Montanha Mágica


347 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Nadine.Borba 25/03/2024

A montanha mágica
Encerrei hoje a jornada que iniciei no dia 01/01/24, subir a montanha mágica não foi fácil, ela me ensinou muitas coisas, a principal delas é sobre paciência. Aprendi muito com o Hans sobre o tempo ??
comentários(0)comente



Eduardo.Silva 20/03/2024

O Everest dos Romances
Sempre ouvi falar que as pessoas desistiam do livro na metade. Não é por menos, o livro é um romance filosófico embebido no calderão cultural alemão. Basicamente é um ronance de formação - que visa mostrar a evolução de um personagem - com reflexões a respeito da noção do tempo e de como podemos perde-la dependendo do ambiente que estamos inseridos. A escrita do livro é feita acredito que de forma proposital a imitar o ambiente tedioso, frio e claustrofóbico do Hospital de tuberculosos em Davos Platz. É perceptivel a influência do autor em Shopenhauer, Nietzsche e outros. Seu interesse pela música. Existe reflexões sobre a .orte e debates entre os dois eruditos que quwrem formar o protagonista em suas escolas de pensamento. O humanista liberal e um aparente jesuíta comunista. Não é possivel resumir o livro e os temas que levanta, mas qualquer que desejo le-lo deve se preparar para subir uma montanha por vezes divertida, confusa, tediosa, mistica e politica.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



daniela.claro.9 08/02/2024

Não gostei muito, não porque o livro não seja bom, mas porque não é o meu tipo de livro. Escolhi mal. Capítulos longos, muita filosofia. Um capítulo com várias páginas em francês, que não entendi nada.
comentários(0)comente



Valeria.Lamas 07/02/2024

O Thomas Mann escreve mto bem e é mto inteligente, quanto à isso nao ha dúvidas. Mas acho desnecessário esse livro heheh. Mto extenso, mtas partes sem necessidade que a acho que poderiam ter sido retiradas e um livro que pra mim foi mto dificil, exigiu mto desgaste mental pra entender e talvez por isso não tenha gostado tanto, por nem ter entendido mtas coisas e meu raciocínio nao acompanhar o do Thomas Mann hehehe acho que vale conhecer a escrita desse autor, mas sugeriria ler outra coisa mais curta heheh nao acho que a montanha valeu o desgaste pra mim heheh apesar de terem algumas reflexões e alguns capitulos interessantes.
comentários(0)comente



stcarvalho0102 31/01/2024

Foi uma jornada. Excelente livro. Contudo, extremamente denso. Em alguns momentos, tive dificuldade para entender. Mas, gostei muito!
comentários(0)comente



Bille 19/01/2024

Obra-prima de Thomas Mann; um tour de force literário que nos desafia e recompensa a cada página. A complexidade da narrativa, que funde filosofia, psicologia e uma crítica social acutilante, reflete a genialidade de Mann em capturar o zeitgeist da Europa pré-guerra. A riqueza de detalhes e a profundidade dos personagens são um convite à reflexão sobre temas universais como o tempo, a mortalidade e a busca por significado. O livro é um banquete intelectual, tecido com uma prosa que é simultaneamente opulenta e precisamente esculpida. Um verdadeiro triunfo da literatura moderna.
comentários(0)comente



Isa.liborio 04/01/2024

Uma escalada
O livro começa muito bem, no entanto, o autor faz questão de ?abrir ? diálogos reflexivos em absolutamente todas as conversas, sobre os mais variados assuntos, de forma que o livro se torna um apanhado sobre tudo e qualquer coisa. O fator tempo, mesmo, só é abordado claramente em apenas um capítulo. Embora o cerne do livro seja o tempo dos pensionistas no sanatório e a forma como ele corre diferente da ?superfície ?. Então, um livro que tinha tudo para ser muito bom, se tornou algo extremamente enfadonho e maçante. Teve um capítulo em que o autor usou páginas e páginas para falar da anatomia humana, páginas e páginas para falar de botânica ou coisa assim. É claro que a intenção dele está muito clara aqui: temos um romance de formação em que acompanhamos a estadia -involuntariamente- estendida de um personagem, e com isso, vamos ver se dia a dia na sua ?aleatoriedade?. Mas eu acho que o livro poderia ter metade do tamanho.
No entanto, quando ele é bom, ele é muito bom! Quando ele não é bom, é enfadonho. Eu diria que 60% do livro é composto por diálogo, reflexão e reflexão; mas quando chega em assuntos mais filosóficos, que são retratos do tempo em que foi escrito, você pode engatar se o tema te interessar, mas pode chorar se aquilo não faz sentido. É isso é perigoso num livro que fala sobre muita coisa. Me pareceu que Mann não sabia a hora de parar: colocou uns dois ou três personagens novos nas últimas 200 páginas do livro, sendo uma, para protagonizar a cena mais aleatória e sem sentido do livro todo.
Mas sua importância não pode ser negligenciada! Temos um retrato fiel do século XXI e suas contradições: um jesuíta comunista, para mim foi o melhor. E os diálogos mostram muito do que vemos hoje, então ler nesse aspecto acrescenta muito. Por fim, caso você queira uma leitura mais densa, um estudo mais aprofundado de alguns assuntos da virada do século XX para o século XXI, recomendo a leitura. Recomendo no entanto, que seja feita lenta e gradualmente. É um livro que requer pesquisa; agora se o que você quer é uma boa história, concisa, ele não é para você. Eu, definitivamente não sei dizer se gostei do livro ou se odiei
comentários(0)comente



Cleuzita 30/12/2023

Leitura necessária e desafiadora
Acabei agora e ainda estou impactada com minha experiência de leitura. Esse livro não é fácil, pelo menos para mim não foi, cada capítulo me apresentou circunstâncias, reflexões e contextos que exigiram de mim muito mais do que eu esperava. As múltiplas referências que eu consegui identificar, fora as tantas que tenho certeza se quer percebi, me demonstraram a riqueza do conhecimento de Mann, da erudição dessa obra e a vanguarda científica da época. Realmente, como foi apresentado no posfácio, esse livro precisa de uma releitura. Quem sabe um dia eu enfrente essa jornada novamente. Em 2024 o livro A montanha mágica fará 100 anos que foi publicado, ótima oportunidade de ler essa grande obra. Deixo aqui minha recomendação.
Andressa 08/01/2024minha estante
Orgulhosa por essa conquista literária, amiga! Sei o quanto se empenhou para concluir esse livro em 2023! Parabéns ??


Cleuzita 13/01/2024minha estante
Obrigada, amiga. Você acompanhou minha subida a essa montanha. Valeu muito cada página?




Nirley 28/12/2023

A montanha mágica
Vou precisar reler e reler...É uma obra complicada e cheia de referências. Essa leitura eu fiz em conjunto com umas amigas e nós passamos o ano de 2023 todinho subindo e depois descendo essa Montanha!
Cleuzita 13/01/2024minha estante
Foi difícil subir essa montanha, mas valeu cara esforço. Sem dúvida uma obra necessária.




KelenDZ 17/12/2023

Este livro não é para mim.
Fiquei a ponto de desistir dele várias vezes, e só fui até o final porque queria saber o desfecho da história de Hans Castorp.
As partes muito filosóficas, principalmente as que envolviam o Sr. Settembrini e também Naphta, confesso que li superficialmente e até mesmo pulando algumas partes.
comentários(0)comente



Aline 11/12/2023

Um livro enorme....
Eu acho que fui com tanta expectativa com esse livro, que no final fiquei decepcionada... Não era nada do que eu esperava... Achei alguns capítulos extremamente massantes... Enfim, não foi pra mim.
Pri.Kerche 11/12/2023minha estante
Nem me fale. Tô lendo tb e cada vez q o Setembrini abre a boca já dá sono kk




Mariana Rodrigues 07/12/2023

A Montanha Mágica
Neste clássico da literatura alemã, Mann renova a tradição do Bildungsroman ? o romance de formação ? a partir da trajetória do jovem engenheiro Hans Castorp. Durante uma inesperada estadia de sete anos em um sanatório para tuberculosos nos Alpes suíços, Hans relaciona-se com uma miríade de personagens enfermos que encarnam os conflitos espirituais e ideológicos que antecedem a Primeira Guerra Mundial.
Lidando com uma variedade de temas ? estados doentios e corpóreos, a arte, o amor, a natureza do tempo e da morte ?, este livro, publicado originalmente em 1924, é um dos grandes testamentos literários do século XX e uma das obras inesgotáveis da ficção ocidental.
comentários(0)comente



Robson Barros 19/10/2023

Que livro, imprescindível a leitura. Insista, vale cada minuto ganho com a leitura. Mesmo com o volume de página e o início que pode desanimar alguns, não desista, vale a pena.
comentários(0)comente



347 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR