O que é o Espiritismo (audiobook)

O que é o Espiritismo (audiobook) Allan Kardec




Resenhas - O Que é o Espiritismo


67 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Mauricio Skoober 28/04/2019

Livro bom
Um ótimo livro para quem está aprendendo um pouco mais.
comentários(0)comente



Eric Luiz 19/02/2019

O grande (ainda) desconhecido.
Trata-se uma obra fundamental (juntamente com as demais obras de Allan Kardec) que deveria ser estudada por todo e qualquer neófito na Doutrina Espírita, bem como por aqueles que já estão há mais tempo, porém sem o devido encaminhamento para um estudo sistematizado e sério. Allan Kardec, assim como qualquer outro ser humano, não foi infalível, mas nos deixou os métodos mais seguros de observação, análise e catalogação dos ensinamentos espíritas. Resumindo: ninguém, depois de Allan Kardec, "fez espiritismo" como ele. Em suas obras fundamentais, assim como esta, encontramos os princípios basilares do Espiritismo - o grande desconhecido como afirmava José Herculano Pires.

Portanto, vale não só a leitura, mas o estudo desta obra.
comentários(0)comente



Mariana.Oliveira 23/10/2017

Claro e objetivo
Livro maravilhoso para quem deseja ter uma noção rápida e clara da doutrina espirita.
comentários(0)comente



Fernanda 10/09/2017

Ótimo livro
Este livro esta separado por três partes: a primeira é composta de três diálogos, bate papo mesmo, com 3 tipos de pessoas: o crítico, o céptico e o padre. A segunda parte fala das noções preliminares do espiritismo e a terceira parte trata de soluções de alguns problemas pela doutrina.

Livro recomendadíssimo e indispensável para quem esta querendo conhecer o espiritismo e para todos aqueles que estão começando a frequentar uma casa espírita.

Para futuros trabalhadores também é essencial. Nesse aparente simples livro, muitas informações são esclarecidas. Mais uma vez digo: indispensável.

site: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2015/11/livro-o-que-e-o-espiritismo.html
comentários(0)comente



Volnei 26/02/2017

O que é o Espiritismo
Esta é uma obra escrita por Kardec, relatando alguns diálogos que este teve com alguns homens de sua época que questionavam seu trabalho quanto a codificação do Espiritismo..Depois de realizar tais diálogos, Kardec resolve publica-los e assim surge o livro que de certa forma complementa o livro dos espíritos que foi a primeira obra de cunho espirita publicada em toda história do mundo ocidental.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br
comentários(0)comente



Eros 04/02/2017

Um Roteiro.
Allan Kardec, o célebre codificador do Espiritismo, discorre nesta obra os pontos fundamentais da Doutrina Espírita, tornando-a mais acessível a todos. Menos conhecida do que deveria ao público espiritista brasileiro, "O Que é o Espiritismo" aborda questões primordiais da doutrina, conceituando-a, apresentando diálogos com céticos e religiosos, e perpassando pontos fundamentais filosóficos, científicos na comunicação com o mundo espiritual. Por tudo isso, trata-se de uma obra imprescindível para que se inicia na Doutrina Espírita e para quem já a professa de longa data.
comentários(0)comente



Américo 14/07/2016

Uma visão bastante introdutória sobre o pensamento espírita. O livro traz a transcrição de debates realizados entre Allan Kardec e opositores/curiosos.
comentários(0)comente



André 12/05/2016

Me atraiu para a doutrina
Acabo de ler, há pouco, uma opinião sobre esse livro de como ele não utiliza a melhor - segundo a autora do comentário - maneira de atrair leigos sobre o que é o Espiritismo para a doutrina. Comigo, todavia, posso certificar que não poderia ter funcionado melhor.
Em síntese, o pequeno livro me sinalizou o era, em linhas gerais, a doutrina espírita, me motivando de forma muito eficaz, a partir para o Livro dos Espíritos e mudar drasticamente minha forma de enxergar a vida.
Uma excelente leitura para todas as pessoas.
comentários(0)comente



Caroline.Wanderley 11/03/2016

O primeiro livro espírita que li. Muito bom para ter uma ideia da codificação.
comentários(0)comente



Ariádna Assis 14/08/2015

Pra quem quer entender os princípios básicos do Espiritismo
Este livro é muito útil para quem deseja entender os princípios básicos do Espiritismo com uma linguagem mais leve. Na primeira parte são narrados os diálogos que Kardec manteve com três perfis diferentes de opositores do Espiritismo: um cético, um crítico e um padre católico. Os diálogos são muito ricos em argumentação, o que facilita o entendimento de vários conceitos trazidos à tona pelo Espiritismo. A segunda e a terceira parte são mais conceituais, mas ainda assim muito claras para leigos. Recomendo ler este livro antes de aprofundar os estudos na Codificação, como o Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, Gênese, etc.
comentários(0)comente



Moitta 15/07/2015

"O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem de tais relações. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma Ciência que trata da origem e do destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corpóreo."

"Não forço convicção alguma. Quando encontro pessoas que sinceramente desejam instruir-se e me dão a honra de pedir-me esclarecimentos, respondo-lhes no limite dos meus conhecimentos, o que, para mim, é um prazer e um dever; quanto, porém, aos antagonistas, que, como vós têm convicções arraigadas, não dou um passo para delas afastá-los, já que é grande o número dos que se mostram bem dispostos, para que possamos perder o nosso tempo com aqueles que não o estão."

"Se já estais convencido de que não conseguiremos convencer-vos, vossa atitude é inútil, pois só terá por fim a curiosidade. Por favor, encerremos o assunto, pois não tenho tempo a perder em conversações sem objetivo."

"É somente por extensão de sentido que a palavra criticar se tornou sinônima de censurar; em sua acepção própria e segundo a etimologia, ela significa julgar, apreciar. A crítica pode, pois, ser aprovativa ou desaprovativa. Fazer a crítica de um livro não é necessariamente condená-lo; quem empreende essa tarefa deve fazê-lo sem ideias preconcebidas; porém, se antes de abrir o livro, já o condena em pensamento, o exame não pode ser imparcial."

"Faço grande distinção entre o incrédulo por ignorância e o incrédulo por sistema. Quando descubro alguém com disposições favoráveis, nada me custa esclarecê-lo; mas há pessoas em quem a vontade de instruir-se é apenas aparente; com estas perde-se o tempo, porque, se não encontram logo o que parecem buscar, e que talvez as incomodasse, se aparecesse, o pouco que veem não é suficiente para lhes destruir as prevenções; julgam mal os resultados obtidos e os transformam em objeto de zombaria, não havendo, por conseguinte, qualquer utilidade em lhos fornecer."

"Em todos os tempos foram considerados sobrenaturais os fenômenos cuja causa não era conhecida; porém, cada nova lei descoberta pela Ciência fazia recuar os limites do sobrenatural."

"Ele amplia, portanto, o domínio da Ciência, e é nisto que ele próprio se torna uma ciência; como, porém, a descoberta dessa nova lei traz consequências morais, o código das consequência faz dele, ao mesmo tempo, uma doutrina filosófica."

"Quem muito quer provar acaba não provando coisa alguma."

"eles não nos dizem que fora do Espiritismo não possa haver salvação, mas sim, como o Cristo, que fora da caridade não há salvação."

"Dissestes que se podia passar sem o Espiritismo; concordo, como também se podia passar sem uma porção de descobertas científicas."

"Reconhece-se a qualidade dos Espíritos por sua linguagem; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de contradição; nela se respira a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a mais pura moral; ela é concisa e sem palavras inúteis."

"O apelo aos Espíritos é feito em nome de Deus, com respeito e recolhimento; é a única coisa que se recomenda às pessoas sérias que desejem entrar em relação com Espíritos sérios."

"As menores causas podem produzir grandes efeitos. Assim como de um grãozinho pode brotar uma árvore imensa; assim com a queda de uma maçã levou à descoberta da lei que rege os mundos, e assim como as rãs, saltando num prato, revelaram a força galvânica, também do fenômeno vulgar das mesas girantes saiu a prova da existência do mundo invisível, e desta, uma doutrina que, em alguns anos, fez a volta do mundo epode regenerá-lo tão só pela constatação da realidade da vida futura."

"As almas progridem intelectual e moralmente depois da morte?
Progridem mais ou menos, segundo sua vontade, e algumas se adiantam muito; entretanto, precisam pôr em prática, durante a vida corpórea, o que conquistaram em ciência e moralidade. As que ficaram estacionárias recomeçam uma existência análoga à que deixaram; as que progrediram fazem jus a uma encarnação de ordem mais elevada. Sendo o progresso proporcional à vontade do Espírito, muitos deles conservam por longo tempo os gostos e as inclinações que tinham durante a vida e prosseguem nas mesmas ideias."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dani 12/04/2015

No blog

site: http://sonhodeamorespirita.blogspot.com.br/2015/04/livro-o-que-e-o-espiritismo.html
comentários(0)comente



A Holdford 10/01/2015

Não é uma obra para quem tem pé atrás com espiritismo
Quando peguei “O que é espiritismo” para ler me senti bem frustrada. Para começar, sou de família espírita, sou espírita, mas achei que o começo desse livro serve mais para afugentar as pessoas do que para fazer com que se interessem.
.
Muitos e muitos reclamam que as pessoas tem uma visão errada do espiritismo, e isso realmente pode ser fato. Mas essa obra de Allan Kardec, o “pai do espiritismo”,não começa sendo a mais simpática de todas e certamente se alguém se sentir curioso pelo tema e esperar encontrar algo do típico da coleção “o que é (tal coisa)”, não o verá aqui.
.
O começo são perguntas e respostas (provavelmente tiradas de algumas conversas particulares dele), mas Allan Kardec para um homem instruído se mostra bem grosso. Ele se esquiva, mas não de uma forma singular, ele responde a tudo com pedras e pedras na mão, como se vivesse sob afronta.
.
Uma coisa nisso me chama muito a atenção, a doutrina (que ele não considera ser uma religião por quase todo o livro, mas entra em contradição quase no final) diz que deve-se ser paciente, deve-se ajudar ao próximo; mas esse tipo de tratamento me soou o oposto.
.
Porém, ela (a obra) não é de todo mau não, na verdade ela é boa, quando se para de prestar atenção no que ele diz como uma “patada desnecessária”.
.
Existem conceitos sobre o que é considerado alma, espírito, entre outros termos. Também há uma boa filosofia que explica o porquê das reencarnações, o porquê de as pessoas “esquecerem” o que viveram em outras vidas e afins.
.
Porém não espere encontrar todas as respostas do mundo, pois ele deixa áreas vagas (eu pelo menos consegui formular algumas perguntas que o livro não responde, mas pode ser que outras pessoas não cheguem a fazer esses questionamentos...).
.
Voltando a dizer, eu sou espírita, costumo frequentar o centro e ler obras de autores/espíritos, mas é a primeira vez que li esse livro de Allan Kardec.
.
Antes que me condenem por meu comentário, peço apenas para que peguem seus livros e leiam a primeira parte (só as primeiras perguntas já bastam) e tentem se colocar no lugar de quem fez as perguntas (sim, espiritismo prega colocar-se no lugar do outro e não o tratar da forma na qual você não gostaria de ser tratado, então vamos colocar isso em prática e ter uma mente aberta ao ler, ok?).
.
Eu tenho certeza de que se o exercício realmente for feito “se colocando no lugar do outro” você vai sentir que esse livro mais afasta do que aproxima as pessoas da religião, realmente soa grosseiro em uns pontos e não é algo que vá fazer pessoas “em duvida” quererem seguir com a leitura para os fatos mais importantes que aparecem nos capítulos seguintes.
Karen Schers 21/02/2017minha estante
Oi Ana! Tudo bem?

Acabei de ler o livro, e após ler a sua resenha, não pude deixar de comentar... Esse é o primeiro livro que leio "inteiro" do Allan Kardec - todos os outros foram abandonados até então. Li a versão virtual do Kindle e me surpreendi no final quando vi que o livro tinha somente 220 páginas e percebi quantos dias demorei para ler o mesmo.

Tive exatamente a mesma impressão de que Allan Kardec assume uma postura altamente defensiva quase no livro inteiro. Em alguns momentos chega a ser até arrogante, e no meu entendimento a narração se afasta do intuito do livro, que seria esclarecer a doutrina - principalmente se pensarmos no contexto em que o livro teve sua primeira edição publicada!

De qualquer forma, acredito sim que esta seja uma leitura quase obrigatória para todos estudantes/curiosos/religiosos, não somente pelo fato do autor ter sido o disseminador do Espiritismo, mas pelas respostas e pela instigação que o livro nos dá de sabermos mais e mais :)





Gabi 15/11/2014

Um livro para quem tem interesse em compreender o básico da Doutrina Espírita Kardecista, explicando sobre alguns temas de dúvida global como a morte precoce, a reencarnação e o destino de todos.

"Em cada nova existência, o espírito dá maior ou menor passo no caminho do progresso, e, quando adquiriu na Terra a soma de conhecimento e a elevação moral que o nosso globo comporta, ele o deixa, para ir viver em mundo mais elevado onde vai aprender novas coisas".

"O poder que tem o médium de atrair os bons e repelir os maus espíritos, está na razão da sua superioridade moral, da posse do maior número de qualidades que constituem o homem de bem, é por esses dotes que se concilia a simpatia dos bons e se adquire ascendência sobre os maus espíritos".
comentários(0)comente



67 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR