Carla.Parreira 25/10/2023
O milagre, do autor Irving Wallace, do ano em que nasci.
*
É uma história interessante, criada a partir de fatos históricos reais que apresentarei abaixo. Eis pequeno trecho do livro: ?... O que o homem insignificante classificava como milagres podia ser a intervenção lógica de um indefinível Poder Superior... Tudo se resumia realmente a uma convicção na eficácia da fé ilimitada e não nas restrições da razão. Era uma nova terra em que os sentimentos de um ser conheciam uma sabedoria superior da mente. Pascal expressara da melhor forma: ?É no coração que se percebe Deus e não na razão?...?
*
Adiantando o assunto, descobri que Bétharram é um local de peregrinação muito antigo (Século XIV). Do mesmo modo fiquei sabendo que Massabielle, embora chamada de gruta, na verdade é constituída de uma acentuada concavidade numa rocha. A água do canal que movimenta os moinhos, banhar-lhe o lado esquerdo e segue em direção ao Gave. Lourdes, no sul da França, cresceu em torno da gruta onde Nossa Senhora apareceu para uma menina chamada Bernadette Soubirous.
O livro conta exatamente sobre uma trama proveniente da aparição da Imaculada Conceição (virgem Maria) para Bernadette em 1858.
Através da internet, obtive a informação de que a cidade de Lourdes continua vivendo do turismo e da peregrinação dos mais de seis milhões de fiéis que visitam o santuário durante todo o ano.
?...O Santuário é gigantesco e compreende várias capelas, igrejas e locais de recolhimento e oração. A Capela-mor da Basílica foi construída, a pedido de Nossa Senhora, exatamente em cima da Gruta Massabielle onde Ela apareceu 18 vezes para a pequena Bernadette... A menina tinha 14 anos quando Nossa Senhora apareceu pela primeira vez a ela. Bernadette viveu em Lourdes até os 22 anos quando se mudou para o convento Saint Gildard em Nevers. Um ano depois fez votos de enfermeira e trabalhou durante seis anos ajudando os doentes. Em 1873, Bernadette adoeceu e cinco anos mais tarde, aos 35 anos de idade, morreu de infecção generalizada causada por uma tuberculose óssea e pulmonar. Em 8 de dezembro de 1933 ela foi canonizada pelo Papa Pio XI...?
O livro faz um apanhado de uma realidade e cria sobre ela uma historia fictícia baseada no terceiro segredo revelado à jovem e descoberto através do diário dela cerca de cento e trinta anos depois. O mistério da reaparição da Virgem e seus milagres são envoltos por uma narração de crimes misteriosos, intriga internacional, dilema entre a fé e a ciência, enfim, temas que gostei de ler. Mais um cadinho de conhecimento histórico e cultural adquirido...