Larissa3225 04/05/2023Uma pessoa amarga, agressiva, negativa, hostil, que odeia tdEssa é a descrição PERFEITA do narrador desse livro. E essa frase não saiu da minha cabeça enquanto eu fazia essa leitura.
A experiência de ler esse livro foi uma grande montanha russa, oscilando entre os momentos em que eu entendia o que o narrador dizia e os momentos em que eu não fazia a menor ideia do que estava acontecendo.
Inicialmente, pretendia fazer a leitura em inglês, mas depois vi que não ia rolar e reli toda a primeira parte em português para prosseguir com a leitura. Não sei se foi por ter lido duas vezes (e com isso consegui entender melhor), mas gostei muito mais da primeira parte do que da segunda.
Foi um livro bastante difícil de ler e de acompanhar os pensamentos do personagem principal. Mesmo tendo visto vários vídeos explicando e contextualizando várias coisas, não sei dizer se eu entendi 100% do que foi dito (ter visto vários vídeo de apoio foi o que me salvou em vários momentos).
Das partes que eu entendi, posso dizer que consigo ver os motivos que fazem desse livro um clássico. É possível reconhecer na nossa vida e, talvez, até em nós mesmos um pouco das atitudes e pensamentos que o narrador apresenta. Nesse sentido, é um livro que permanece atual.
Sobre a segunda parte, ela é um grande suco de constrangimento e vergonha alheia. Acho que outros leitores podem se divertir com ela mais do que eu. Não sei se eu não estava mais na vibe ou se a leitura começou a pesar. Mas a parte II não foi tão proveitosa para mim.
Não sei ainda dizer se gosto do livro ou não. Com certeza, não extraí dele tudo o que poderia. É um livro para, quem sabe, reler no futuro. Longe de mim dizer que ele é ruim ou qualquer coisa do tipo. As três estrelas são mais um reflexo da minha experiência e capacidade de compreender o livro do que uma avaliação da qualidade do livro em si.