Bernardo Brum 03/09/2016
Sinônimo de aventura
A novela que Stevenson escreveu para entreter o enteado provavelmente jamais se pretendeu chegar tão longe onde chegou. Pioneira na narrativa das histórias de pirataria, "A Ilha do Tesouro" lançou tantos clichês que, para alguns, a história pode até soar batida.
A aventura de uma vida que o grumete Jim Hawkins enfrenta é povoada por emboscadas, bucaneiros, mapas de tesouro, papagaios, pernas de pau e motins - em uma quantidade que é quase impossível não ter a sensação de "já li essa história antes".
Não da maneira como exatamente nos acostumamos - o primeiro terço é todo sobre a estadia do temível pirata Billy Bones na estalagem da família do jovem Jim e o grande antagonista da trama e seu personagem mais icônico, Long John Silver, tem uma introdução quase que tardia na trama. Mas quando Stevenson coloca sua aventura no mar, temos momentos verdadeiramente marcantes e clássicos da literatura de aventura.
Ser tão icônico e firmar tantos clichês no inconsciente coletivo fazem com que sim, essa seja uma obra por vezes datada, com mais de uma passagem truncada e mais extensa do que deveria, ocasionalmente atrapalhando a tensão e o suspense.
Mas relevando (e relativizando) isso, temos um livro que quando embala o ritmo é pura nitroglicerina, com os diálogos repletos de bravatas só contribuindo para o clima exagerado e carismático que convencionou o estilo "swashbuckler", tradição literária que exalta as aventuras, combates e fanfarronice, histórias essas situadas em contextos históricos conturbados com personagens famosos à época - piratas, mosqueteiros, arqueiros, entre outros.
"A Ilha do Tesouro" é o que podemos chamar de clássico por excelência, para o bem e para o mal, ainda com um senso de diversão e aventura aliado à uma atmosfera de perigo constante, que mesmo se arrastando, mantém o fio narrativo interessante o suficiente para ler até o final, com alguns momentos como o clímax da história ficando com o leitor depois de terminada a leitura.
Daquelas obras que dão vontade de seguir com o personagem em suas aventuras, balançando-se nas cordas de um navio tombado enquanto se esquiva de golpes de espada e tiros de mosquete. Aventura com letra maiúscula.