CassianiMotta 02/01/2023
O livro que inventou o pirata
Os piratas existiam antes disso, mas "A Ilha do Tesouro" deu o tom para os piratas que conhecemos hoje. Robert L. Stevenson foi um escritor escocês, ativista político e humanista, é considerado um dos maiores escritores, um marco para a literatura inglesa e mundial.
A Ilha do Tesouro é de 1883 e nos apresenta o jovem Jim Hawkins filhos dos donos da Hospedaria Benbow. Nesse lugar simples chega um pirata e pede ao menino que fique atento caso aviste um pirata com perna de pau. A partir daí começa a aventura, um mapa do tesouro (elemento apresentado pela primeira vez da forma como conhecemos hoje, com o X demarcando o local), a Jolly Roger (bandeira pirata) hasteada nos navios, o papagaio do pirata, as músicas... E uma escrita diferente de tudo que se vira até então, com ação contínua, o que prende o leitor até o final da história.
Enquanto eu lia, sentia que estava acompanhando Jim na sua narrativa, consegui visualizar os ambientes e as pessoas; no sentido de escrita do autor, foi uma das melhores leituras que já fiz.
A Ilha do Tesouro é um clássico! Às vezes esquecido ou ignorado pelo grande público, mas seu legado está presente em inúmeros filmes, animes, desenhos e até histórias infantis. Vide Piratas do Caribe, One Piece, entre outras mídias.