To Kill A Mockingbird

To Kill A Mockingbird Harper Lee




Resenhas - O Sol é Para Todos


5205 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Luana 12/08/2024

O Sol é para Todos - To Kill a Mockingbird
Que livro fenomenal, uma leitura obrigatória, mostra um retrato cruel da essência humana de rejeitar o que é diferente e perpetuar preconceitos. Tudo isso aos olhos de uma criança, que aos poucos vai perdendo sua inocência e percebendo o contexto que está inserida, além de deixar ótimas lições. Simplesmente incrível estou ansiosa para ler a sua continuação ?Vá, Coloque um Vigia - Go Set a Watchman?.
comentários(0)comente



Jarciel.Adelison 11/08/2024

"O Sol É Para Todos" é um livro cheio de sentimentos densos e importantes, porém suavizados pela narrativa sendo feita a partir da ótica de Scout, a protagonista do livro, e narradora. Na pequena cidade, Maycomb, situada do Sul dos Estados Unidos, no Alabama, pra ser mais exato, por volta dos anos 1930, vemos a realidade dos personagens e sua forte presença do racismo e diferenças muito visíveis entre classe social. O pai de Scout, Atticus, um renomado advogado da região, acaba sendo escolhido pra fazer a defesa de Tom Robbison, homem negro que foi acusado de estupro. A partir deste fio condutor, é possível ver a maldade e o preconceito da população ao saber que Atticus iria defender um negro, em alguns momentos, alguns personagens se referem a pessoas pretas de forma extremamente problemática, como se fosse uma doença ou um castigo. Um dos pontos altos do livro é todo o plot do tribunal, onde mesmo com toda a defesa feita por Atticus, Tom é dito culpado pela justiça, o que causa revolta e questionamentos em Scout e seu Irmão Jem, que veem isso como errado ou injusto. De fato, trazendo pra realidade, será que se Tom fosse um homem branco, ele seria condenado e tratado pelo advogado da "Vítima" do jeito que foi tratado sendo negro? É um livro bem reflexivo sobre o assunto, muitas vezes senti um tom poético e metafórico, vindo do pai de Scout pra explicar a situação para ela, e isso é como uma pancada e um abraço ao mesmo tempo. Definitivamente, um ótimo livro, valeu a pena eu ter lido cada página.
comentários(0)comente



Gabriela G 11/08/2024

Livro excepcional que fala muito sobre racismo, vivência e empatia. Super didático e por ser do ponto de vista de uma criança torna o entendimento ainda mais fácil.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Clara.Mousinho 10/08/2024

Leitura obrigatória
Uma obra completa! Fala sobre educação, humanidade, família, racismo, questões sociais sob o olhar de uma garota. É de uma sensibilidade ímpar!
comentários(0)comente



Carol 10/08/2024

A história é muito linda e é muito bonito ver a perspectiva de uma criança sobre o mundo e o amadurecimento dela. Principalmente em uma questão que o Atticus sempre enfatizou que é as definições de se uma pessoa é "boa" ou "ruim" mostrando preconceitos enfatizados e o olhar da Scout para isso. A leitura é bem chatinha, devagar e muitas vezes cansativa, mas vale a pena pelo enredo e do contexto desde a época até hoje em dia.
comentários(0)comente



JackelineRamos 09/08/2024

Não há o que falar, esse livro é extremamente bem escrito. E apesar de ser um livro antigo as temáticas serão sempre atuais...

A visão da garotinha é muito boa, parece que estamos realmente assistindo (sim, assistindo) o livro pelos olhos dela. Me senti dentro do livro diversas vezes, e eu amo essa sensação!

É um livro denso no começo, por isso a perda de meia estrela. E o final talvez tenha faltado mais algumas páginas pra finalizar com chave de ouro.

Sensacional!
comentários(0)comente



Gisinha 09/08/2024

Maravilhoso, estou sem palavras!
Nunca me vi diante de uma leitura tão importante, profunda e devastadora como essa foi, estou realmente maravilhada e não é pra menos. Mas tenho essa percepção por dois motivos:
1) Essa era a minha primeira meta literária do projeto Lendo Resident Evil. Eu tinha minhas ressalvas (e nem é por conta da temática do projeto, da qual não sei se fico feliz ou me arrependo a longo prazo), mas por ser um clássico. Eu queria ter lido antes, mas não teria - e admito agora! - a maturidade necessária para encarar essa leitura (acreditem, alguns livros exigem maturidade);
2) Ainda dentro da perspectiva do projeto, não sabia, a curto prazo, o impacto que essa leitura teria. Sou uma pessoa diferente agora.
Me apaixonei pela simplicidade com que Scout trouxe os eventos ocorridos. Em sua percepção infantil, ela nos mostrou a dureza da vida, de uma forma leve e, ainda assim, dolorida. Foi uma experiência ímpar.
Estou feliz de ter lido esse livro agora, mais ainda por ter tido a chance de conhecer Scout melhor. Um pai como Atticus faz muita diferença na vida de uma criança. Eu recomendo esse livro de olhos fechados, vale muito a leitura, mas se preparem e entendam desde já que não será uma leitura com final feliz. Apenas tem um desfecho e nem será satisfatório. Mas aprendi uma coisa linda com esse livro: se ainda somos capazes de nos revoltar, é porque a nossa criança interior ainda está aqui e é capaz de se manter pura e íntegra diante das adversidades.
comentários(0)comente



pietralendo 09/08/2024

"[...] ninguém ama respirar"
QUE EXPERIÊNCIA! nunca tinha lido um livro narrado por uma criança, nem algum clássico da literatura norte-americana. fico feliz por ter escolhido esse (como alguém que quer seguir a carreira do direito, posso ser suspeita a falar), gostei bastante da mensagem e da visão realista que o livro traz sobre o racismo ? que, mesmo sendo de muuuuito tempo atrás, tem seus reflexos atualmente.
é loucura pensar que Harper Lee conseguiu fazer com que eu me identificasse com as dúvidas e frustrações de Scout a respeito da sociedade, confesso que ficava tão brava quanto ela kkkkkk
aliás, me sinto na *obrigação* de deixar um quote dele para vocês!

?: "ainda que tenhamos perdido antes mesmo de começar, não significa que não devemos tentar".
comentários(0)comente



Murilo 09/08/2024

Impossível de largar!
Com certeza a melhor leitura do ano! Não é atoa que está na lista de livros para ler antes de morrer. História extremamente cativante e importante. Com uma drama que se passa em 1930, mas que cujo o assunto ainda é muito atual em nossa sociedade, ainda, injusta e preconceituosa.
comentários(0)comente



arroz 07/08/2024

Merce mil estrelas
Livro MUITO bem escrito, envolvente e reflexivo. Eu amei a ideia de ser escrito na visão de uma criança, que vai desenvolvendo seus pensamentos ao longo do livro. Faz pensar nos nossos princípios, no preconceito da sociedade e como a justiça é falha. Gostei muito dos personagens, muito reais e sinceros. Simplesmente virou um favorito meu, AMO livros com criticas sociais vistos por uma criança que está questionando tudo e como as pessoas ficam em choque quando as questionam. Nota mil
comentários(0)comente



Taxista Bigode 06/08/2024

"A maioria das pessoas é (Boa), quando enfim as conhecemos."
Um a história bonita, ilustra bem o crescimento e a criação de discernimento de crianças e como a personalidade dos pais afeta no desenvolvimento dos valores os quais elas serão capazes de adotar e defender, ensaia corroborar com Jean-Jacques Rousseau na frase "O homem nasce bom e a sociedade o corrompe" mas no fim exalta que na verdade são as escolhas que fazemos que nos levam ao nosso destino final. Gostei muito do quão dinâmica foi a linha do tempo, aprofundou bastante pontos importantes para o desfecho final e principalmente nos aproximam do personagem.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz3345 05/08/2024

Gostei demais? comecei sem entender, porém não queria parar de ler nunca! a leitura é super fluida.
comentários(0)comente



Anna226 05/08/2024

O racismo e a injustiça através dos olhos de uma criança
Uma narrativa com muita carga racial e social descrita de uma forma leve, ingênua, curiosa e esperançosa.

Scout e Jem, irmãos, crescem cercados por uma sociedade extremamente racista. O pai, Atticus (um personagem incrível) é advogado e precisa defender Tom Robinson, um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. Uma leitura muito necessária para se colocar nesse lugar de tamanha vulnerabilidade e impotência gerada pela COR DA PELE. Triste, mas muito, muito muito real!

?E assim, um negro calmo, respeitável, humilde, que cometeu a imperdoável temeridade de ter pena de uma mulher branca, tem que colocar a sua palavra de honra contra a de dois brancos. Não preciso lembrar aos senhores o comportamento e a aparência deles na tribuna, os senhores viram com seus próprios olhos. As testemunhas do acusado, com exceção do xerife do condado, se apresentaram diante dos senhores e deste tribunal com a cínica segurança de que seus depoimentos não seriam postos em dúvida, certos de que os senhores aceitariam a tese deles, a diabólica tese de que todos os negros mentem, todos os negros são, por princípio, imorais, que nenhum deles deve ser deixado perto de nossas mulheres, tese que podemos associar com mentes do calibre deles.
Sabemos senhores, que se trata de uma mentira tão negra quanto a pele de Tom Robinson, uma mentira que não preciso explicar aos senhores. Os senhores sabem a verdade: alguns negros mentem, alguns negros são imorais, alguns negros não merecem a confiança de ficar perto das mulheres, sejam elas brancas ou negras. Mas essa verdade se aplica à raça humana, sem distinção. Não existe ninguém neste tribunal que nunca tenha mentido, que nunca tenha feito algo imoral, não existe um homem vivo que nunca tenha olhado para uma mulher com desejo.?
comentários(0)comente



5205 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR