O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee




Resenhas - O Sol é Para Todos


5205 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Beatriz 19/11/2024

O sol é para todos
Infelizmente o "sol" não é para todos, e Harper Lee descreve neste livro uma sociedade permeada de preconceitos e racismo.

Apesar de alguns tópicos fortes e sensíveis, esse livro me cativou por sua escrita e narração, pelos acontecimentos cotidianos e não tão cotidianos assim da família Finch.

Uma obra que transmite muitos valores, culturas um tanto pitorescas, mas também a simplicidade e ingenuidade de uma criança.

Se tornou um dos meus favoritos e espero reler ele em um outro momento.
comentários(0)comente



Nandadc 19/11/2024

Para ler e refletir
Esse livro é incrivelmente bom! Ele te leva a refletir e pensar sobre certas questões de modo totalmente inconsciente. É uma leitura de certa forma meio pesada, pelos assuntos retratados, mas também consegue ser leve e dinâmica, por conta da nossa jovem narradora. O enredo é incrível e sempre nos deixa curiosos, querendo saber mais. Eu amei essa história e recomendo muitíssimo.
comentários(0)comente



lipesousas 19/11/2024

O Sol é para todos
A sensação que eu tenho ao terminar esse livro é de estar me despedindo de uma narrativa completamente envolvente. Scout detalha tudo tão perfeitamente bem, que me vi apegado a todos os personagens através de seu olhar infantil e minucioso. Eu tentei procrastinar esse livro o máximo que eu pude pra nao ter que me despedir dessa historia. ?coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar... E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo. Voce raramente vai vencer, mas às vezes vai conseguir?
comentários(0)comente



Sophya 19/11/2024

Muito bom
Eu gosto muito de ler livros que exploram a perspectiva das crianças, principalmente porque as nuances costumam ser apresentadas de forma indireta. Diversos acontecimentos mostram como a cidade é marcada pelo racismo e pelo classismo, evidenciados nas falas, na segmentação regional e nas ações, como no desfecho do julgamento. Li com muita curiosidade, fui profundamente impactada e me emocionei. Gostei muito da parte que aborda a coragem, especialmente como o pai busca transmitir princípios para seus filhos. Valeu muito a pena!
comentários(0)comente



Pedro4272 19/11/2024

Livro duro, mas muito necessário
Com esse livro, somos expostos a uma realidade americana em que o racismo, a injustiça e o preconceito são a regra. Tudo isso através do olhar de uma criança.

É uma história muito dura e revoltante, mas extremamente atual e necessária. A leitura vale muito à pena!
comentários(0)comente



AngAlica100 18/11/2024

O sol é para todos
O sol é para todos é um livro incrível, na visão de uma criança com sua inocência e toda simplicidade.
comentários(0)comente



robin 17/11/2024

...
Resenha só pros meus amigos, favor nao criticar

Em "O sol é para todos", acompanhamos a vida da familia Finch numa sociedade da época de 1930, sendo visível toda a dinâmica histórica/social dos Estados Unidos nesse período.
O livro tenta abordar assuntos delicados, como o racismo, mas ao meu ver falha em DIVERSOS aspectos. Talvez se eu fosse um pouquinho mais nova o enredo teria me agradado mais, mas como não é o caso, sinto que a história é, na melhor das palavras, rasa.

A começar, a coisa que mais me causou estranhamento desde o começo do livro foi a forma como a questão racial foi inserida e, ao longo da narrativa, como se desenvolveu e acabou. Trouxe tanto estranhamento que comecei a me questionar coisas como "Foi uma pessoa branca que escreveu isso?", pq nao fazia sentido nao ter sido. E, REALMENTE, foi uma pessoa branca que escreveu kkk
O fato de ter sido uma mulher branca escrevendo sobre o assunto - racismo - de maneira tao superficial confirmou, novamente, que nem sempre damos atenção as obras certas. Ademais, não preciso expor aqui minhas opiniões sobre uma obra assim ser tão relevante enquanto temos livros muitíssimos mais importantes e escritos por pessoas negras que vivenciaram a época. Na verdade, creio que não preciso expor minha opinião, no geral, sobre como pessoas brancas sempre tentam falar acerca do racismo de maneira esvaziada, e nem sobre a forma como obras que não sejam escritos por elas acabam sendo invisibilizadas.
Concluindo essa parte da resenha, achei o livro simples de ler mas tenho GRANDES críticas e, sinceramente, jamais leria novamente.





Agora, levando pro contexto acadêmico, pois tive que ler o romance para um trabalho do curso de direito, o livro retrata bem o quão falha é a Justiça.
No contexto racial, fica claro como é um assunto atual, por mais triste que seja falar isso.

O sol é para todos retrata uma Justiça composta por homens, assim como realmente é, e mostra que homens são falhos, tornando o próprio Judiciário falho também. Parafraseando o livro: "O tribunal é o único lugar onde todas as pessoas deveriam ser tratadas como iguais [...] mas as pessoas sempre acabam levando seus ressentimentos para o banco do júri"
Enfim, como estudante de Direito, tenho duras críticas ao Judiciário, desde a sua formação, composta quase integralmente por homens brancos, com uma minoria mulher e negra, até a forma como ela atua. A justiça deve ser para todos e por todos, e isso não é o que presenciamos todos os dias.

Para fechar, Maya Angelou escreveu: "As histórias de violações da lei são pesadas em balanças diferentes na mente Negra e na branca" !
comentários(0)comente



@lucasandrademo 17/11/2024

Como matar uma andorinha
Scout Finch é a filha de um advogado da cidade de Maycomb. Com apenas 6 anos ela consegue, utilizando um olhar ingênuo e infantil, exibir para o leitor temas intensos de forma delicada, tais como o estupro, o preconceito estrutural e a estruturação familiar dos Estados Unidos.

Quando seu pai, Atticus Finch, é colocado para defender um negro em um tribunal com juris brancos em uma cidade do interior, repleta de preconceitos, Scout se vê rodeada de ódio e preconceito por situações que nem ela e nem o leitor consegue entender. Com o desdobramento do livro é possível chegar a conclusão do porquê essa obra é considerada por muitos um clássico merecedor do premio Pulitzer.
comentários(0)comente



jenny.longarzo 17/11/2024

Muito emocionante em todos os aspectos possíveis
Esse livro consegue, a partir do ponto de vista da pequena Scout, nos situar na realidade dos Estados Unidos de 1930, a qual apresentava um marcante racismo no sul, mesmo após a Guerra de Secessão. Esse cenário, muito bem descrito, foi constantemente questionado pela protagonista, que por ser criança, não entendia o preconceito e como ele influenciava no caso que seu pai ia defender no tribunal. Ao mesmo tempo, nos é apresentada a vida dos vizinhos e familiares de Scout, que ainda procura seu lugar no mundo e se vê muitas vezes confusa com a tradição, religião e o crescimento do ser humano. Enfim, esse livro é uma lição de vida, que propõe questionar as normas vigentes e difundir a empatia por todos. Vale a pena ler o livro, mas se prepara que ele é bem sensível em alguns pontos.
theoitoledo 17/11/2024minha estante
Com uma resenha dessas nem tem como não querer começar o livro IMEDIATAMENTE! Preciso leer




Ricardo.Kano 17/11/2024

Livro para adolescente
" O sol é para todos " de Harper Lee.
Clássico, escrito em primeira pessoa por uma personagem de 7 anos, mostra os Estados Unidos de uma época em que moravam em uma pequena cidade onde todos se conhecem e sabem da vida dos outros. Ocorre um provável estupro e o acusado é um homem negro. O pai da narradora é o advogado do acusado. Existe um racismo violento de um grupo de pessoas. Existe um filme com o mesmo nome em preto e branco bastante fidedigno ao livro. Livro infanto-juvenil!
comentários(0)comente



Jessica891 17/11/2024

Obra prima
Me arrependo de não ter resenhado logo após finalizar a leitura, pois as palavras de agora já não retratam os sentimentos que senti ao terminar esse clássico.

A única coisa que eu não esqueci é o quanto o pai da Scout é maravilhoso. Um pai maravilhoso, um profissional ético e justo. E que metade dos homens fossem iguais a ele, a nossa sociedade seria perfeita.
comentários(0)comente



Marcella 17/11/2024

Explodiu a minha mente!
Esse foi o primeiro clássico que eu li, depois de muito tempo e explodiu a minha mente de uma maneira muito impactante.
A crueldade, a injustiça, o racismo, tudo visto e entendido pela visão de uma criança faz você sentir com mais afinco, tudo que é passado no livro.
Eu chorei no ônibus lendo, por tamanha injustiça que foi feita.
Recomendo MUITO! Se tornou o meu clássico favorito.
comentários(0)comente



oslivrosdagiu 17/11/2024

É como matar um rouxinol, não?
Muito muito, muito bom! Que história envolvente! Scout eu te amo, menina! Atticus, o melhor pai da literatura! Inocência e a perda dela, justiça, racismo, aventuras, sabedoria, tudo narrado pelo ponto de vista de uma criança curiosa descobrindo o mundo, suas alegrias e seus desabores. Um dos melhores livros da vida!
comentários(0)comente



Antiheroicc 16/11/2024

Estava com medo de não gostar por ser um clássico, mas é um livro incrível, a leitura é "fácil" comparado a outros livros escritos na época.
Trata de assuntos muito sensíveis de uma forma mais "leve"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



5205 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR