Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 706 a 721
48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 |


Caroline1451 28/11/2023

Tem crime, tem castigo, tem sofrimento e tem esperança.
É uma história que explicita os muitos conflitos psicológicos de um jovem niilista, perturbado e criminoso.

Os personagens são bem desenvolvidos.

O melhor é ver como Sônia e Dúnia, duas mulheres católicas e simples, não desistiram de salvar a alma de um jovem tão perverso.

O final é perfeito, da forma correta como tem que ser. Termina com sofrimento e esperança.
comentários(0)comente



Giaquelli 27/11/2023

Um romance completamente atemporal
Preparem-se para entrar na mente de um homem completamente perturbado!

Crime e castigo (1866) conta a história de Raskólnikov, um jovem do interior da Rússia que se muda para Petersburgo para estudar e formar carreira. Mas já no primeiro capítulo vemos esse jovem perambulando pelas ruas e refletindo sobre sua situação, onde ele abandonou os estudos, está sem trabalho, sem dinheiro pra pagar o quarto, e já sem comida. Conforme vamos acompanhando todo esse divagar do jovem, ele comete um crime (não é spoiler porque o próprio título já diz e na sinopse também, só não entrarei em detalhes) e , após esse evento, ele começa a apresentar sinais de doenças como a febre e até mesmo delírios, surtos, mudanças repentinas de humor, fazendo com que as poucas pessoas que o conhecem, começam a achar que ele está louco

Quando eu comecei esse livro foi totalmente no escuro, sem ler a sinopse, antes da resenha eu resolvi ler nela está muito claro os motivos pelos quais Raskólnikov ficou com essas perturbações. Pode ser coisa minha mas eu demorei a entender e me questionava: foi remorso? Ele realmente está enlouquecendo? Ele queria provar algo que não conseguiu? Ele está sentindo destoando com o ambiente que vive? Por quem diversos trechos vemos ele totalmente mal, porém alguma catástrofe próxima a ele acontece, e faz com que ele se sinta melhor (talvez?). Porque, me entendam bem, para mim não foi tão claro entender os pensamentos dele já desde início, e uma das coisas que mais gosto da narrativa do Dostoiévski é mostrar que as vezes a nossa própria mente nos trai, é como se ele soubesse seus motivos mas ao mesmo tempo não sabia. É um conflito de pensamentos e sentimentos durante todo o livro, que me fez pensar muito sobre a forma como as pessoas lidam dentro de suas próprias cabeças com sentimentos conflitantes, que muitas vezes nem elas os entendem.
Além de acompanharmos de perto toda essa história do rapaz, entramos também em diversos problemas sociais e digamos que até políticos. Dostoiévski soube muito bem tratar assuntos muito profundos dentro da nossa sociedade, sejam elas sociais, morais, políticas, religiosas e julgamento moral que se difencia entre níveis sociais.

E por último quero relatar que fiquei muito apaixonada pelo Porfiry Petrovich , um policial que começa a investigar o caso, mas com um jeito muito ligeiro de palavras e interrogatórios, sempre envoltos de muita conversa e pegadinhas, sabe? Ele se tornou meu personagem favorito.
Enfim, esse livro merece todo o mérito que tem e acho um livro maravilhoso para grandes discussões, filosóficas, psicológicas, grandes questionamentos sobre ?é crime, mas depende de quem cometeu?, e com traços de uma sociedade em busca da necessidade uma política mais social.
comentários(0)comente



Xingmi 27/11/2023

Gostei muito dessa leitura! Demorei um tempão pra começar a ler por conta da ressaca literária tenebrosa que um clássico me deu, mas ler esse livro, mesmo que com texto adaptado valeu muito a pena, desejo ler a versão regular em algum momento. A história é muito boa, os personagens são bem consistentes e a construção do enredo foi ótima. Super recomendo!
comentários(0)comente



skyy 27/11/2023

Não tenho muito a declarar, pois fiquei presa na leitura durante todo o livro, até chegar esse final. O Rodia é um protagonista incrível, mas por ele se deixar ser dominado pelos próprios pensamentos, tudo dá errado. Fiquei bastante irritada todas as vezes que ele ajudava pessoas aleatórias na rua quando ele mesmo precisava de ajuda. Me irrita muito saber que existem pessoas que priorizam o bem do próximo antes de si mesmos. Também teve esse romance meio sem sentido dele com a Sônia. Enfim, foi tudo muito complexo pra minha cabecinha medíocre do século 21, mas acredito que com a leitura de próximos livros russos eu me acostume com esse tipo de contexto que analisa a psique humana.

Em geral, foi uma boa leitura.
comentários(0)comente



Richarlison0 26/11/2023

Crime e castigo
Leitura envolvente do início ao fim. Sempre tive vontade de ler o autor. Gostei bastante da forma como escreve. Devo ler outros títulos do mesmo autor.
Bia 27/11/2023minha estante
a leitura é fácil?


Richarlison0 30/11/2023minha estante
Sim. A leitura fluiu bem. Talvez o que dificulte seja a grande quantidade de personagens. É bom anotar, rs.




Luana 25/11/2023

Sempre quis ler literatura russa e comecei por esse que é famoso , só que não gostei ? e vi tantos comentários bons, mas achei arrastado demais , diálogos longos demais , algumas histórias dentro do livro achei muito desinteressantes, não leria de novo , mas ainda quero ler outros autores russos kkkkkkk
comentários(0)comente



gabismont 24/11/2023

"Não, a mim é que eu matei e perdi-me sem remédio..."
Crime e Castigo é um dos últimos livros que li e, relendo algumas de minhas partes favoritas, refleti novamente sobre o impacto que este livro teve em mim.
Esse livro simplesmente alugou um triplex na minha cabeça. Dostoiévski explora o comportamento humano, além de refletir sobre as consequências da culpa, o sofrimento, a moralidade, a religião e também a absolvição.
A tortura psicológica, a culpa e a consequente loucura que afetam Raskólnikov levam a questionamentos sobre a própria natureza humana e nos induzem a imergir na insanidade do personagem durante da leitura; senti como se fosse consumida por toda a corrupção de Raskólnikov até alcançar a libertação junto à ele no final.
Sério, AMEI esse livro. Em algumas partes a leitura foi cansativa, mas o enredo e os personagens me cativaram muito. Ler este livro foi uma experiência que me marcou muito.
Canoff 24/11/2023minha estante
O melhor livro do Dostoiévski.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leonardo896 23/11/2023

Muito bom
Capítulos curtos, leitura fluída. Tive um pouco de dificuldade com os nomes e apelidos, no fim dessa edição existe uma seção explicando justamente como funciona os nomes e apelidos em russo, sugiro ler essa parte antes do iniciar o livro, é bastante esclarecedor. O livro fala sobre moralidade, em um ambiente de muita pobreza, e do sentimento de culpa e como ele pode corroer a sanidade.
comentários(0)comente



filipetv 22/11/2023

Diane Nguyen, minha personagem preferida de "BoJack Horseman", fala que "não existe isso de 'pessoas boas' ou 'pessoas más'. Somos apenas... pessoas. Que às vezes fazem coisas boas e às vezes coisas más. E tudo que nos resta é tentar fazer menos coisas más e mais coisas boas, mas você nunca vai ser bom, porque você não é mau".

Essa filosofia me acompanhou durante toda a leitura de "Crime e Castigo", o clássico atemporal de Fiódor Dostoiévski. Concebido quando o autor cumpria pena de trabalhos forçados na Sibéria, esse monumento literário é tão seguro de si que o próprio título resume o que acontece na narrativa: o crime cometido pelo protagonista Raskólnikov e seu castigo.

Porém, obviamente que as coisas não são tão simples. Se fossem, não estaríamos aqui falando sobre o livro mais de um século e meio depois da sua publicação. Raskólnikov comete um assassinato por considerar que certos crimes podem ser perdoados se forem cometidos para um bem maior. Seu castigo, no entanto, é a luta que trava com sua própria consciência ao longo das quase 500 páginas que restam após o delito.

Ao longo da sua trajetória, observamos as transgressões e punições tanto de Raskólnikov quanto de outros personagens durante um verão intenso na São Petersburgo da segunda metade do século dezenove. E, ao final da narrativa, tendo sido apresentados a tantos personagens agindo de acordo com as circunstâncias que a vida lhes apresentou, fica difícil discordar de Diane: de fato, somos apenas pessoas fazendo coisas.
Clarisse.moura 22/11/2023minha estante
Livro incrível e ótima resenha


filipetv 23/11/2023minha estante
Obrigado!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



skuser02844 20/11/2023

Crime e castigo
Miséria, moralidade e muita psicologia criminal fazem parte desse clássico envolvente, provocante e atemporal. A fluidez das obras e a escrita única de Dostoiévski torna cada leitura uma experiência singular e demasiadamente prazerosa. Com Crime e Castigo não foi diferente, inclusive está entre os meus preferidos até agora. E a cada leitura, fico ainda mais encantada com a genialidade dessa entidade literária que é Dostoiévski, vulgo minha atual obsessão. Posto isto, vamos para o próximo que será provavelmente Gente Pobre.
comentários(0)comente



Erich Alves 18/11/2023

Rico e complexo, porém final decepcionante
O início é lento e denso mas você se acostuma e consegue extrair muito desta complexa e magistral obra. o final, porém, me incomodou. para conhecedores da história do dostoiévski fica nítida e compreensível a decisão tomada na redenção final. entretanto, pela fama e pela expectativa criada em cima do livro, eu esperava algo melhor no final, talvez algo tão bom - ou até melhor - que os pontos onde a trama atinge seus ápices.
comentários(0)comente



Rafa 18/11/2023

Prolixo, melancólico, profundo, complexo, psicológico, denso, grande até demais pro meu gosto... --'
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 706 a 721
48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR