Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 1366 a 1381
92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 |


Nicolas523 11/09/2022

"Napoleão faria isto ou não?"
Na maioria das vezes, as expectativas em relação a um livro nunca são alcançadas. Em geral, ou a história vai além do que imaginávamos ou nos decepciona, e eu fico feliz que esta última não seja o caso de "Crime e Castigo". Por ser um livro realista, eu levava muito daquela experiência que tive ao ler "Madame Bovary", e esperava aquelas descrições ricas e um excelente desenvolvimento de personagens. Só encontrei a segunda, porque a verdade é que a escrita do Dostoevsky não me pareceu tão incrível, porém no que parte do desenvolvimento psicológico dos personagens: caramba!

Apesar de algumas partes mais maçantes e de cenas que poderiam ter sido resumidos (são pouquíssimas), o livro é espetacular. Todos personagens são muito bem construídos. Adorei em especial a irmã do protagonista. Fiquei com muita vontade de ler mais do autor, com certeza um dos melhores livros que li.

*(Spolier)*

Eu esperava bastante suspense livro, óbvio, mas é impressionante que o autor arraste este sentimento durante toda a história, até nos momentos mais banais. Apesar do assassinato da velha acontecer logo nos primeiros capítulos, essa angústia e tensão se arrasta pela história inteira. É quase inexplicável, porque já sabemos quem a matou e, além disso, sabemos que ele terá um castigo, pois não não demora para que alguns personagens descubram seu crime e, no entanto, o suspense nunca desaparece até o epílogo, que traz um pouco de esperança, apesar da situação do personagem.
comentários(0)comente



Carolina3304 10/09/2022

O peso da consciência
Nesta obra acompanhamos os pensamentos de um sujeito que comete um crime.

É muito interessante como o personagem tenta justificar seus atos. Existe uma ambiguidade nas suas reflexões; ao mesmo tempo que sabe ser moralmente errado e deve ser punido pelo crime cometido, acha que a pessoa que assassinou não valia tão grande agonia e remorso que estava sentindo. Esses sentimentos são confrontados ao longo de todo o livro.

Os personagens secundários são bem construídos e tão atrativos quanto o protagonista.

Alguns trechos achei arrastado e alguns diálogos sem necessidade.

O desfecho me foi muito satisfatório. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Janaina Edwiges 10/09/2022

"Viver, seja como for, mas viver!"
Ler Crime e castigo é mergulhar profundamente na psique de uma personagem e vivenciar com ela os efeitos mais sombrios e perturbadores do seu estado emocional. É uma experiência única, que nos possibilita enxergar um outro lado: o da consciência que não permanece indiferente ao ato que cometeu.  

Umas das riquezas da obra de Dostoiévski é nos confrontar com os mais excluídos, despertando nossa empatia e sensibilidade para com aqueles que tanto sofrem. Sônia Marmeladova é a minha personagem favorita da história, uma figura sofrida, que é constantemente menosprezada e humilhada pela sociedade, mas que preserva em si convicções íntegras, dona de um caráter humano e capaz de atitudes tão nobres e generosas.
Victoria 10/09/2022minha estante
Resenha maravilhosa! Recomendo também "Irmãos Karamazov"


Janaina Edwiges 10/09/2022minha estante
Obrigada, querida! Estou super animada para ler mais obras do Dostoiévski, vou aceitar sua dica e já colocar Irmãos Karamazov como um dos próximos da lista. Também quero muito conhecer Humilhados e ofendidos. Devo só ler antes Memórias do subsolo, que ganhei de presente e já tenho aqui em casa.




Lucas.Leite 10/09/2022

Se tem uma palavra que poderia resumir esse livro seria sentimento. O autor consegue mostrar as variações de sentimentos entre os personagens, a autopiedade, as tentativas de autodefesa em frente as decisões, erradas ou não, que os personagens tomam. Ainda que seja um livro extenso, é uma leitura que nos trás muita percepção sobre o comportamento humano.
comentários(0)comente



Alessandra @euamolivrosnovos 09/09/2022

Instagram @euamolivrosnovos
Raskólnikov tenta sobreviver como pode, penhorando bens de pouco valor com uma senhora conhecida como traiçoeira e muquirana.
.
Em um ímpeto de raiva decide cometer um crime contra a vida dessa mulher, mas nem tudo acaba acontecendo da maneira que planejava.
.
Atormentado pela culpa e pelo medo de ser descoberto, ele entra em paranóia e fica entre a vergonha de confessar seu ato e o senso moral de precisar se entregar.
.
Uma das obras mais importantes da literatura, adaptada por mãos habilidosas, com traços capazes de transcender a história e passar para o leitor toda a jornada angustiante do protagonista, que busca justificar seus atos depois que a culpa o assola.
.
Eu ainda não tive a oportunidade de ler o romance que inspira a HQ, mas deu para sentir que eu adoraria descobrir mais sobre esse calhamaço de Dostoiévski.
.
Raskólnikov é um personagem intrigante, que dá vazão aos seus sentimentos mais sombrios, deixando a raiva e a sensação de impotência dominarem sua consciência, fazendo-o capaz de ceifar a vida daquela senhora com uma brutalidade horrenda.
.
Sua trajetória também encontra outros problemas, diante das necessidades de sua família. Um protagonista que consegue demonstrar generosidade e abnegação com os mais pobres, mas que, também, se acha no direito de fazer justiça com as próprias mãos, sendo ele o juiz e o carrasco.
.
Com certeza essa narrativa merece a atenção dos leitores. O interessante é que a HQ acaba sendo um meio de atrair o interesse de diversas pessoas, diante da sua linguagem mais convidativa e simplificada.
.
Adorei a experiência e recomendo que você conheça a adaptação de Bastien Loukia para essa obra sem igual.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos
comentários(0)comente



Felipe 08/09/2022

Uma obra de arte perfeita, completa, sem arestas...
Simplesmente temos o artista com suas características próprias, a intenção que o inspira e assumbra e o resultado perfeito e sólido em livro.

O domínio da narrativa, as nuances de humores dos personagens, o uso, ao meu ver, muito estratégico da coesão referencial, os mergulhos dentro das inquietações dos personagens, os chororos constantes, um novelão dramático russo dos melhores, pra mim esse é o melhor livro do Dostoievski até aqui.

Tradutor foda demais também, n entendo nd de russo, mas por alguma razão ficou muito claro pra mim que quem traduziu fez com carinho de quem ama o autor.
comentários(0)comente



Sté.Souza 08/09/2022

Você se sente o tempo todo sufocado com essa leitura, a sensação que eu tive é que eu estava naqueles quartos em que as paredes só vão se fechando. Foi assim como eu me senti lendo o tormento angustiante do personagem principal.
É uma leitura que eu gostei muito, com certeza eu consigo ver a genialidade de Dostoiévski, porém tive algumas ressalvas; ressalvas que me fizeram tirar 0,5 da minha nota final, principalmente com relação ao epílogo, na minha opinião totalmente desnecessário; contudo, recomendo a leitura demais.
comentários(0)comente



Thiago 07/09/2022

O retrato de um homem
Crime e Castigo é diferente de tudo que já li em todos os sentidos sendo estremamente pesado e denso faz você ficar imerso de uma maneira unica esquecendo o mundo a sua volta e tentando entender o protagonista que é o centro de tudo.

Eu não teria palavras pra descrever esse livro por conta disso nem tentarei apenas o recomendo para todos que procuram a realidade de uma mente conturbada e provavelmente você saira conturbado também.

Um classico que merece seu lugar na história por sua perfeição em todos os aspectos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vanuza 07/09/2022

Leitura sofrida
A experiência da leitura desse russo consiste num misto de ?Não é tão difícil quanto eu pensava? e ?Será que eu vou conseguir terminar esse relato??. Foi um parto. Foi sofrida. Talvez precise de uma nova leitura. Em um novo tempo, com novas vivências?

Me afeiçoei a personagens outros que não o protagonista, me envolvi com estórias outras que não a principal. Passeei, refleti, sofri e agonizei? foi muito válida a leitura. Sei que ainda aprenderei muito com o ficou dela no meu subconsciente!
comentários(0)comente



Renata 05/09/2022

A obra mais emblemática de Dostoiévski, Crime e Castigo, apresenta um enredo denso capaz de proporcionar ótimo estudo para o direito, a psicologia e até a filosofia. Publicada em 1866, trata de uma questão atemporal: a culpa.

O livro conta a história de Raskólnikov, um jovem que abandona os estudos universitários, pois passa a viver uma vida miserável, que o faz isolar-se de todos. Ele premedita um crime, fato que ocorre logo nas primeiras cem páginas. O restante da narrativa traz o conflito interno que se dá na mente do personagem, num processo de culpa, medo e expiação.

O protagonista tem uma personalidade complexa, pois ao mesmo tempo em que se apresenta soberbo e com complexo de superioridade, é confuso e mostra aspectos de fragilidade, o que me fazia torcer por sua redenção. Embora desprezível e odioso, seu sofrimento faz com que ele cresça como pessoa ao longo da trama.

Dono de uma mente inteligente e por vezes doentia, num processo de distorção da realidade, Raskólnikov pensa fazer um bem comum ao matar a usurária que penhorava seus bens, justificando que há crimes que compensam por um bem maior.

Por mais clichê que pareça, é o amor que torna possível sua redenção, o amor por Sônia. Ele passa a enxergar que uma vida normal seria possível ao lado dela depois de pagar por seu crime. Isso faz com que considere sua confissão.

Há muitos aspectos a serem abordados nesse livro, cujo aprofundamento não é possível numa resenha: o niilismo presente no comportamento de Raskólnikov; a religiosidade de sua família, marcante nos valores da sociedade, por mais hipócrita que fosse; o momento histórico-social russo que encaminharia o povo a uma revolução futuramente; a psicologia criminal, os aspectos do processo jurídico, etc.

Dostoiévski explora os labirintos da mente humana, em suas próprias lutas interiores, as quais podem se tornar uma tortura pior que uma condenação externa. O genial e imortal autor apresenta os caminhos que os pensamentos percorrem na busca pela verdade e pelo sentido da existência.

Clássico dos clássicos!!! Imperdível!

Recomendo!
comentários(0)comente



Daniel Hideki 04/09/2022

Um dos maiores clássicos da história da humanidade
Impressionante como esta obra trabalha também tantos assuntos íntimos à alma humanidade com tanta maestria como a criminologia, o coração humano, o distorção da percepção da realidade para não ter de a aceitar e a ânsia humana pelo de Cristo.
comentários(0)comente



Mage 03/09/2022

Não é uma leitura fácil (não pela história em si, mas o nome dos personagens que eu não faço ideia de quem é quem algumas horas), mas tirando isso é um livro denso e com uma visão à frente do seu tempo. Dostoiévski deu a um criminoso uma visão muito humana da própria humanidade, mostra que nem todo assassino é por natureza alguém mal e que as vezes ?a oportunidade (ou a falta dela) faz o ladrão?
comentários(0)comente



joao 02/09/2022

"Com amor, Dostoiévski".
?O sofrimento e a dor são sempre obrigatórios para uma consciência ampla e para um coração profundo.?


Crime e Castigo é mais uma das obras essenciais e profundamente humanas de Fiódor Dostoiévski, dessa vez, somos apresentados a narrativa ambientada em Petersburgo, a história de um homem chamado Raskolnikov.
Embora o livro não tenha me agradado tanto como Os Irmãos Karamazov (que vejo como o melhor romance já escrito), ele toca em tópicos muito sensíveis acerca da consciência e o sofrimento psicológico de um homem que comete um crime.

Ademais, o autor apresenta o amor e a religião como uma solução para o nilismo dos personagens, ou seja, o amor como um meio para continuar vivendo em um mundo aparentemente sem sentido e nexo:

?O amor os ressuscitou, o coração de um continha infinitas fontes de vida para o coração do outro.?

Assim, repito que este livro se trata de mais uma das obras fundamentais do autor, com altíssimo valor literário, que toda pessoa deveria ler ao menos um dia, pois é mais valioso um clássico lido do que um que não se lê.

Uma Obra de Arte, mas não como os "Irmãos Karamazov", 4.5/5.
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 1366 a 1381
92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR