Crime e Castigo (eBook)

Crime e Castigo (eBook) Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Gregory.Faguaga 29/09/2024

Crime e castigo
Meu caro senhor pobreza não é defeito isto é uma verdade sei ainda mais que bebedeira não é virtude mas a miséria meu caro a miséria é defeito na pobreza o senhor ainda preserva a nobreza dos Sentimentos inatos na miséria porém ninguém consegue e nunca por estar na miséria o indivíduo não é nem expulso mas varrido do convívio humano a vassouradas para que seja mais ofensivo O que é justo porque na miséria sou o primeiro a estar pronto para ofender a mim mesmo
comentários(0)comente



Nicoly686 29/09/2024

Uma obra prima
Crime e Castigo de Dostoiévski é uma obra-prima da literatura russa, mostrando uma profunda análise psicológica dos conflitos internos de Raskólnikov, que comete um assassinato e enfrenta o peso de sua culpa. Dostoiévski explora a moralidade, o arrependimento e a busca por redenção, criando uma trama envolvente e filosófica. Porém livro é denso e, às vezes, desafiador de acompanhar devido às suas longas reflexões e diálogos introspectivos. Embora seja difícil em alguns momentos, a riqueza de seus temas e a complexidade dos personagens fazem dele uma leitura inesquecível.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



laurxleft 28/09/2024

Seu maior pecado foi ter se destruído e se traído por nada
Nesse livro, o Dostoiévski conseguiu escrever tão bem os sentimentos, sensações e a percepção da realidade de uma pessoa com ansiedade que eu abandonei o livro 2x porque chegava a ser desconfortável.

Mas que bom que eu tentei pela terceira! porque esse é facilmente um dos melhores livros que eu já li.

No livro, Raskólnikov, um estudante pobre que se encontra com sérios problemas financeiros, arquiteta um plano que parecia "simples" de ser executado - matar uma velha agiota.

Rodya, como era chamado, achava que fazer aquilo não seria tão ruim, afinal, ele era um grande intelectual, que poderia mudar o mundo se tivesse os meios. Já ela, era uma velha sem importância, que ninguém sentiria falta.

Porém, apesar dos meses de planejamento e da certeza de que faria aquilo direito, nada sai como o planejado.

A velha não estava sozinha, então, além daquela pessoa "descartável", ele também precisou matar sua doce sobrinha. Fora isso, ele não acha o dinheiro, e acaba levando joias que não teria como vender sem levantar suspeitas, principalmente com a policia o vigiando de perto.

A maior parte do livro se passa dentro da mente do Rodya e a gente consegue sentir suas agonias, o medo, a culpa, a constante vigilância, o arrependimento e a raiva de ter feito tudo aquilo a troco de nada.

Durante os capítulos, as coisas que ele achava impossíveis de serem resolvidas por falta de dinheiro, são solucionadas por pessoas de fora, e ele percebe que nada era tão impossível assim.

A questão é que ele ficou tanto tempo preso à própria mente e a ideia de ser superior, que nunca cogitou fazer nada prático a respeito daquilo que o incomodava.

Até porque ele sempre quis que as coisas lhe viessem fáceis, sem cogitar que estragaria a própria vida cometendo um crime para solucionar questões que poderiam ser superadas com planejamento e trabalho duro.

E ele continua tão preso à própria mente durante o livro que tudo que ele transmite ao leitor é um desespero tamanho que eu, particularmente, acharia a cadeia um castigo muito pior.

E, como ele mesmo reflete, o maior pecado que ele cometeu não foi contra a velha, mas sim contra si mesmo. Afinal,

"o seu maior pecado é que você se destruiu e se traiu por nada."
comentários(0)comente



GuiB. 28/09/2024

O castigo é a culpa
Crime e castigo acompanha o protagonista Raskolnikov, que planeja inicialmente cometer um crime que "tornaria o mundo melhor".

O protagonista, devido ao seu grau de intelecto, por muitas vezes se julga superior aos demais, fazendo distinção do valor entre as vidas das "pessoas grandiosas" e as "pessoas comuns". No entanto, falhou ao não cogitar que também poderia ser alguém comum.

Percebe-se ao longo do livro que o maior sofrimento acabou sendo o mental. Adoeceu, enlouqueceu e não conseguiu sequer ficar próximo de quem amava sem se autoflagelar pelo que houve.

Me desagradou um pouco o final do livro, esperava consequências mais pesadas dos eventos que se seguiram.

Apesar disto, foi uma grande leitura, que conseguiu me prender por muitas vezes.

Recomendo o livro.
comentários(0)comente



Benjamin Há 28/09/2024

Dostoiévski revela as verdades sobre a natureza humana por meio de uma das melhores obras que já li. Em um livro conciso, consegue criar uma narrativa que nos prende e nos leva a refletir. Com certeza, é um dos maiores clássicos, não apenas da literatura russa, mas da história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ivis â 26/09/2024

Eu já tinha feito a resenha mas por algum motivo ela sumiu, enfim eu amos os livros desse veio e vale super a pena principalmente pra quem quer começar a ler esse é ótimo
comentários(0)comente



Educez 25/09/2024

Clássico
Crime e Castigo é uma obra marcante, que nos introduz à uma mente criminosa, confusa, difícil de entender. Dostoiévski é um gênio em nos apresentar o psicólogo dos personagens. Vale demais a pena ler
comentários(0)comente



Alessandro 23/09/2024

Tempo para tudo
Crime e castigo, penso eu, é um livro que deve ser lido em seu momento próprio. se você ler cedo demais ou tarde demais pouco aproveitará. suspeito que lhe cedo demais.
comentários(0)comente



Cris Aguiar 23/09/2024

Genial, Psicológico e cheio de sofrimento.
Depois da leitura de Gente Pobre agora de volta ao universo de Dostoiévski.
Posso dizer que com certeza gostei desse clássico, uma leitura densa, filosófica, com dilemas morais e os retratos da miséria de São Petersburgo.
Ao conhecer a vida de pobreza do nosso protagonista Raskólnikov acompanhamos ele cometendo um duplo assassinato e depois desse evento a teia de acontecimentos psicológicos em sua mente.
Um livro filosófico e totalmente psicológico. E nos mostra a dualidade envolvida na nossa existência e as nossas bússolas morais.
Vamos acompanhando a progressão da loucura do nosso protagonista, o castigo como fortemente impactos psicológicos.
Ao final com a confissão de Raskólnikov e o início do seu castigo real na vida na prisão de trabalhos forçados, Dostoiévski nos mostra as possibilidades de regeneração e redenção de Raskólnikov e do ser humano na busca de redenção para possibilidade de contrução de uma nova vida.
Com tramas e personagens interligados Crime e Castigo constrói uma narrativa surpreendente e atemporal.
"Mas esse é o começo de uma nova história - a história da renovação gradual de um homem, a história de sua regeneração gradual, de sua passagem de um mundo para outro, de sua iniciação em uma nova vida desconhecida. Isso pode ser o assunto de uma nova história, mas nossa história presente acabou."
comentários(0)comente



Eduardo1263 22/09/2024

Mesmo tentando esconder os erros de tudo e de todos, não há como fugir da própria mente, querendo ou não a consciência pesa. E esse livro diz muito sobre isso!
comentários(0)comente



Larissa.Savassi 19/09/2024

Experiência
Eu sou uma jovem adolescente de quase 22 anos, e costumo ler livros mais atuais do famoso booktok. Resolvi ler esse pois queria realmente sair um pouco da minha bolha.
Confesso que foi um pouco difícil abrir a minha mente pra isso, mesmo sendo um texto adaptado tenho dificuldade pra focar na leitura desse tipo de obra, apesar de que, fora os nomes em russo (que depois descobri que no FINAL do livro tem um guia dos personagens, que teria me ajudado desde o início), essa versão tem uma leitura bem fácil.
Não sei dizer se essa adaptação é fiel ou não à tradução original, espero um dia poder descobrir, mas achei a leitura bem significativa. Uma história interessante que nos incentiva a querer saber mais, e consegue transmitir a profundidade dos sentimentos e sofrimento das personagens, ao mesmo tempo em que aborda assuntos interessantes dentro da sociologia e filosofia, além de elementos ótimos pra entender um pedacinho da história nesse período da Rússia.
Pra quem tem dificuldade assim como eu, super recomendo a leitura dessa versão.
comentários(0)comente



Beatriz3345 17/09/2024

Clássico Russo
Demorei muito pra engatar no livro e quando estava ficando bom, voltou a ser super chato.
Lendo em outro momento, talvez eu aproveite melhor a leitura. Não é um livro ruim, porém achei bem melancólico.
comentários(0)comente



Piazzarollo 17/09/2024

Excelente análise psicológica da fraqueza de ser humano.
Comecei esse livro por achar necessária a leitura de livros clássicos, já que só li aqueles que eram obrigatórios no ensino médio. Confesso que demorei bastante para dar esse passo, julgando que a leitura poderia ser monótona e pouco interessante.
Me vi repensando tais ideias logo nos primeiros capítulos! Que leitura incrível!
A narrativa é envolvente, me deixava cada vez mais curioso pelo próximo capítulo, pelo próximo passo de Raskolnikov, pelos seus sentimentos e angústias a cada nova ação realizada.
Tive até ansiedade lendo o livro.
É realmente muito bom, de fato uma obra clássica. Sobretudo uma excelente análise da mente humana e das nossas fraquezas.
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR