Crime e castigo

Crime e castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


hassdc 03/07/2024

AMEI
Crime e Castigo é um livro ciumento, gosta de exclusividade e não divide outras leituras ou o barulho do metrô.
Tentei por 3 vezes diferentes começar mas sempre me assustei com as palavras difíceis, nomes estranhos, até o dia que descobri que não é tão difícil assim, caso você já seja um leitor de longa data.
Não dá para pular linhas para adiantar o fim, assim você perde as conexões. Leia sem pressa, leia de cabeça.
Que livro incrível! Para quem tinha medo, eu já estou no quinto livro dele em menos de 5 meses.
Em Crime e Castigo descobri um novo autor favorito, que veio a se confirmar em outras escritas do mesmo
comentários(0)comente



Jubookstan 02/07/2024

Um livro um tanto quanto maluco
Ler esse livro foi uma experiência e tanto, essa literatura russa é totalmente diferente do que eu imaginava, um livro muito complexo com personagens complexos e um final não surpreendente, algo que acredito que todos os leitores já imaginavam, aborda sobre diversas questões da vida, indico demais a leitura para você se aventurar e mudar sua perspectiva sobre determinadas coisas esse livro é transformador e genial porém é lento e não vou dizer que é um livro que prende sua atenção, porque não é!!
comentários(0)comente



Mariasilv 02/07/2024

"Crime e Castigo" deveria ser lido por toda a gente! Os personagens, o enredo, os sentimentos, a humanidade colocada tão bem por Dostoievski em toda trama, questiona-nos ao ponto de nos fazer pensar até mesmo como Raskólnikov. Mas, ao final, temos uma lição belíssima sobre o amor, a redenção, a paciência e misericórdia.
"Ele sabia que com amor poderia redimir todo aquele sofrimento."
Vai para a lista dos meus preferidos!
comentários(0)comente



Luca.Matheu 02/07/2024

Impactante, realmente sinceridade é a coisa mais difícil.
Crime e Castigo de Fiodor Dostoievski, publicado em 1866, sendo este talvez o maior clássico da literatura russa e de fundamental importância para a literatura mundial. A genialidade com que Dostoievski descreve a mente perturbada pelo arrependimento do estudante de direito Raskolnikov, e os motivos que culminaram que nesse delatando a si próprio, são o que fazem essa obra ser tão icônica, assim como a profundidade dos personagens secundários.
A vida de Raskolnikov e as circunstâncias que o levaram a cometer seu crime obviamente não são das mais agradáveis de serem vividas, mas apesar de o próprio Raskolnikov admitir que a pobreza em que vivia não eram tão extremas ao ponto deste vir a cometer seu crime, é inegável que era uma situação miserável, porém na minha opinião o que realmente o fez sair de seu estado de inércia e aceitação de sua condição foi primeiro a vontade própria de saber se era realmente capaz de passar por cima de alguém para alcançar algo maior ou se não seria, para Raskolnikov os fins justificam os meios, porém este mesmo admite não ser o ser humano extraordinário que classificou em seu artigo, imaginava ser como napoleão, porém arrependeu-se e viu que napoleão não agiria da mesma forma em sua situação, já o segundo motivo de Raskolnikov foi sem dúvidas ver o sacrifício de sua irmã dunia para com ele, submetendo-se a casar com lujin um advogado de caráter vilanesco e já velho para benefício de seu irmão, e também o sacrifício de sua mãe que sacrificara a filha em benefício do filho primogênito.
A interação de Raskolnikov com personagens fora de seu ciclo familiar como por exemplo razumíkin seu melhor amigo e fiel companheiro com que mais tarde confia uma difícil tarefa. Ou mesmo Sônia sua redentora e confidente, com quem se vê livre e encorajado a finalmente sofrer com o castigo social que lhe seria imposto.
O Livro é extenso e conta com mais de 600 páginas, porém apesar de ser um livro russo escrito no século 19, é de fácil compreensão e uma leitura que não é nada massante, um livro excelente um dos melhores que já tive o prazer de ler.
Nota: 9,8
comentários(0)comente



Atalana 01/07/2024

Realmente um Castigo
O maluco já escrevia dissertação falando que existem certas pessoas que estão acima da lei... kkkkkkk Passou o livro todo se fazendo de coitado, mds. Não sei se irei poder estar aceitando, vou passar uns meses digerindo esse livro scrr
comentários(0)comente



Davidson.Chagas 30/06/2024

Um espetáculo!
O que dizer sobre essa obra que passei praticamente dois meses para conseguir terminar de ler e quase desisti (não por ser ruim, mas por estar cansado)? Bom, acho que apenas que é uma história espetacular. Esse foi, de fato, o meu primeiro contato completo com um autor russo (já tinha lido Ivan Turgueniev, mas apenas um conto).

O início é cativante, chocante. Ele realmente já começa com os dois pés na sua porta, mostrando para o que veio. Dessa mesma forma, conseguiu me deixar tenso até o último segundo, quando já estava chegando ao fim. Li os capítulos sempre com um pico de adrenalina muito alto. ? Diria até que Raskolnikov me fez passar por maus bocados.

Eu, pessoalmente, amei cada personagem. Não foi como em alguns outros romances, onde tinha personagens que só estavam ali. Senti que o universo aqui realmente importa, com cada personagem sendo marcante, desde Rodion, até Sofia, passando por Porfiri, Razumíkhin, Catierina, Dunia, indo para Svidrigailov, todos. Que seleção de personagens incrível! Amei conhecer cada um, de verdade.

Por fim, Crime e Castigo toca em pontos que achei muito interessantes, e acredito que ainda tenho muito o que digerir para falar sobre. No entanto, já deixo registrado que ele conseguiu achar um lugar de amor dentro da minha estante, virando um dos meus favoritos (será que algum outro russo vai conseguir tirar ele dessa posição? Veremos).
comentários(0)comente



Gabriel1994 29/06/2024

CRIME E CASTIGO
Uma dica ao leitor, tenha paciência.

Esse livro tem uma construção de enrredo surpreendente, cada detalhe é importante e tudo trabalha para chegar ao climax.

A ideia apresentada deve ser degustada, discutida, debatida, e meditada.

Enfim, recomendo a leitura para os que tem o hábito de ler, definitivamente não acho que seja para iniciantes.
comentários(0)comente



Helen Moya 29/06/2024

Leitura densa, rebuscada que exige concentração por parte do leitor Por vezes tive que reler alguns diálogos. Os nomes dos personagens nem se fale. Mas uma leitura que me prendeu do início ao fim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julya.Gmrs 29/06/2024

Cansativo
Geralmente, clássicos da literatura são livros que exigem uma atenção maior do leitor para absorver todo aquele conteúdo denso, e este livro não é diferente. A escrita é um pouco pesada, o que torna a leitura cansativa, me arrependi por não ter comprado uma versão resumida do livro. Por outro lado, amo literatura clássica e estava louca para ter meu primeiro contato com um livro russo. O nome dos personagens é um pesadelo!! Mas a gente acostuma. A história é bacaninha, mas como eu disse? dava pra ter comprado uma versão menor e ter tido a mesma experiência.
comentários(0)comente



wristlt 29/06/2024

Baseado na terceira parte
Acredita-se que os homens podem ser separados em categorias e subdivisões traçadas por uma lei da natureza que é subentendida, na qual desacredita na evolução moral dos indivíduos por aprendizados contínuos, e sim pelos que vão contra isso, crescendo apenas como são: errôneos e geniais. Dita-se pelos homens ordinários, os sensatos e obedientes diante dos fatos, reproduzindo seus semelhantes e mantendo a ordem, e os extraordinários, homens que vão contra essa mesma obediência por algo maior, algo que valha a pena e os dê o direito (não necessariamente legal, só moral) de ir além; esses são condenados, mas viram história.

O que mais me admirou foi a afinidade de Dostoiévski em como o assassino se sentia, transparecendo a confusão dele em acreditar se ele é um ?piolho a espera da felicidade universal? ou alguém que ?não matou um ser humano, mas um princípio?.

?Aquele que tem sentimentos sofre reconhecendo o seu erro. É seu castigo, independentemente da prisão.?
comentários(0)comente



LuAsa197 28/06/2024

Cansada de crime e castigo
Eu li para Olímpiada então foi uma cobrança maior, o que o tornou mais cansativo de se ler, na minha opinião o início é muito cansativo e lento, mas no momento em que ele pratica o crime começa a ficar interessante o desenrolar da história, então tem vezes que prende um pouco, apesar das recaídas é um livro bom de se ler para a compreensão da mente(?) de uma pessoa que cometeu um crime.Eu não leria de novo, porque é bem complexo, e não faz muito meu estilo.
comentários(0)comente



luíza 28/06/2024

Um livro bom e cativante
Achei um livro muito bom,apesar dos nomes em russo me pegaram as vzs
achei uma leitura boa e fluida,se voce espera muitos plots,nao recomendo muito,mas é uma bo obra de dostoievski
comentários(0)comente



Julio.Argibay 27/06/2024

Castigo
Crime e castigo, Raskólnikov é um jovem que abandonou a faculdade de Direito por falta de recursos. Ele é um jovem muito pobre e vive em Petersburgo, num pequeno quarto, graças uma mesada da mãe. Esta situação muito difícil seria a justificativa para que ele assassinasse uma senhora e sua irmã, pois ela chegou de surpresa na hora do crime. Assim, a Sra Alyona recebia bens em troca de empréstimos com juros extorsivos. Então, isto serviu de pretexto para que o jovem praticasse o ato, na esperança de resolver sua vida financeira. Após o fato ele teve uma crise de consciência e nem os pertences da senhora ele se utilizou, escondendo-os em outro local. Após ele assumir o crime e ser julgado, o jovem e enviado para a Sibéria. Mas ele não vai sozinho, Sônia, uma moça pobre que ele ajudou a família dela acompanhou o rapaz. Diante da tragédia a mãe dele teve um colapso nervoso. Depois da prisão, a irmã dele, Dúnia, se casou com Razumíkin, o melhor amigo do irmão dela, depois de dispensar dois pretendentes. Assim, Rodia vai cumprir sua pena por cerca de dez anos na neve da Sibéria.
comentários(0)comente



Luana1472 27/06/2024

De fato... é uma OBRA PRIMA
Eu demorei muito para terminar esse livro, mas não porque a leitura seja dificil, na verdade é até simples Dostoiévski não escreveu um livro com uma escrita dificil e pomposa, no prefacio deixaram claro que o objetivo do autor era que o livro pudesse ser lido e entendido não só por intelectuais, mas pelos comuns também. Mas mesmo assim não é uma obra com uma escrita contemporânea, então ainda precisa de atenção redobrada.
A história em si é muito instigante, nós acompanhamos um protagonista que não é um herói, mas também não é um vilão, ele é um ser humano que pressionado por seus ideais e pela situação na qual se encontra, vemos de perto o seu processo de culpa, e até mesmo loucura, até o que pode ser reconhecido como redenção.
Não é o crime em si que nos preocupa, na verdade mesmo que seja o responsável pela narrativa, o que nos interessa é o processo pelo qual Ródia está passando. E não é um livro policial, pois a investigação também não importa, o que importa é apenas Ródia.
Conforme a narrativa avançava meus sentimentos sobre Raskólnikov se conflitavam, pois, ao mesmo tempo que eu o ?odiava? também me simpatizava e até compreendia suas ações, e me questionei se apesar de abominável seus ideais que o levaram a comete-lo não eram de todo o errado. Principalmente quando nos deparamos com personagens capazes de pensamentos e ações horríveis.
Os discursos de Sonia, Semiônovich e Razumíkhin são também incríveis, e os três são meus personagens favoritos.
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR