Davidson.Chagas 30/06/2024
Um espetáculo!
O que dizer sobre essa obra que passei praticamente dois meses para conseguir terminar de ler e quase desisti (não por ser ruim, mas por estar cansado)? Bom, acho que apenas que é uma história espetacular. Esse foi, de fato, o meu primeiro contato completo com um autor russo (já tinha lido Ivan Turgueniev, mas apenas um conto).
O início é cativante, chocante. Ele realmente já começa com os dois pés na sua porta, mostrando para o que veio. Dessa mesma forma, conseguiu me deixar tenso até o último segundo, quando já estava chegando ao fim. Li os capítulos sempre com um pico de adrenalina muito alto. ? Diria até que Raskolnikov me fez passar por maus bocados.
Eu, pessoalmente, amei cada personagem. Não foi como em alguns outros romances, onde tinha personagens que só estavam ali. Senti que o universo aqui realmente importa, com cada personagem sendo marcante, desde Rodion, até Sofia, passando por Porfiri, Razumíkhin, Catierina, Dunia, indo para Svidrigailov, todos. Que seleção de personagens incrível! Amei conhecer cada um, de verdade.
Por fim, Crime e Castigo toca em pontos que achei muito interessantes, e acredito que ainda tenho muito o que digerir para falar sobre. No entanto, já deixo registrado que ele conseguiu achar um lugar de amor dentro da minha estante, virando um dos meus favoritos (será que algum outro russo vai conseguir tirar ele dessa posição? Veremos).