sophia ceregatto 12/02/2024
Crime e Castigo.
"? Eu não me inclinei diante de ti, eu me inclinei diante de todo o sofrimento humano."
Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas de tirania.
Estou sem palavras! me encontrei entretida durante a narrativa inteira e, apesar do livro inteiro girar em torno de apenas um assunto, me parece algo inovador.
Os personagens são muito bem construídos, cada um tem uma característica diferente que os tornam únicos dentro da história.
Não posso deixar de falar sobre a forma como o Dostoiévski escreve os protagonistas em suas obras, é sempre uma escrita voltada ao mundo interior deles, como aquele personagem se sente em relação á situação, o que ele pensa,
como ele lida com as coisas e etc. E é muito interessante analisar isso durante a leitura, porque é sempre comum aqueles monólogos imensos do protagonista, mostrando como ele mesmo se castiga e se tortura antes, durante e após o crime cometido. Imagino que esses monólogos sejam comuns em todas as obras desse autor, monólogos que retratam muito nossa sociedade por meio de sentimentos, como a inveja, soberba, angústia, vaidade e etc.
Crime e Castigo foi a segunda obra que eu li e a cada vez que eu leio, eu sinto uma vontade enorme de ler o restante de suas obras. A escrita de Dostoiévski é única, densa e muito cativante e eu tenho certeza que não vou me decepcionar nas próximas leituras!
Apesar de ser um livro que me viciei rapidinho, sempre tem aquelas páginas em que não fiquei tão focada, ou algumas coisas acabei deixando passar despercebido sem querer, é uma leitura que exige bastante concentração pra entender bem o que está ocorrendo ali.
Eu super recomendo aos leitores que apreciam uma boa literatura, ainda mais se for russa!