Crime e castigo

Crime e castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


sophia ceregatto 12/02/2024

Crime e Castigo.
"? Eu não me inclinei diante de ti, eu me inclinei diante de todo o sofrimento humano."

Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas de tirania.

Estou sem palavras! me encontrei entretida durante a narrativa inteira e, apesar do livro inteiro girar em torno de apenas um assunto, me parece algo inovador.
Os personagens são muito bem construídos, cada um tem uma característica diferente que os tornam únicos dentro da história.

Não posso deixar de falar sobre a forma como o Dostoiévski escreve os protagonistas em suas obras, é sempre uma escrita voltada ao mundo interior deles, como aquele personagem se sente em relação á situação, o que ele pensa,
como ele lida com as coisas e etc. E é muito interessante analisar isso durante a leitura, porque é sempre comum aqueles monólogos imensos do protagonista, mostrando como ele mesmo se castiga e se tortura antes, durante e após o crime cometido. Imagino que esses monólogos sejam comuns em todas as obras desse autor, monólogos que retratam muito nossa sociedade por meio de sentimentos, como a inveja, soberba, angústia, vaidade e etc.

Crime e Castigo foi a segunda obra que eu li e a cada vez que eu leio, eu sinto uma vontade enorme de ler o restante de suas obras. A escrita de Dostoiévski é única, densa e muito cativante e eu tenho certeza que não vou me decepcionar nas próximas leituras!

Apesar de ser um livro que me viciei rapidinho, sempre tem aquelas páginas em que não fiquei tão focada, ou algumas coisas acabei deixando passar despercebido sem querer, é uma leitura que exige bastante concentração pra entender bem o que está ocorrendo ali.

Eu super recomendo aos leitores que apreciam uma boa literatura, ainda mais se for russa!
comentários(0)comente



Johnny Blue Heart 11/02/2024

Como dizer para alguém qual o seu livro favorito?
Assim: esta é a quinta vez que leio Crime e Castigo. Leia e sinta tudo o que é possível sentir sobre o cadafalso e a possiblidade de renascimento do indivíduo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Roohmachado 10/02/2024

Essencial! Todo mundo tem que ler pelo menos uma vez
Acredito que a construção dos personagens e a abordagem de seus psicológicos sejam o ponto forte do livro. Mas há ouyras temáticas fundamentais como ganância, alcoolismo, miséria, condições insalubres, abusos etc. de uma forma visceral e bastante chocante, mostrando como era a realidade da Rússia dos Czares e suas semelhanças com os dias atuais aqui no Brasil...

Aliás, acredito que seja justamente este espaço-tempo, essa São Petersburgo pobre, desigual e cheia de problemas socioeconômicos que levaram o ex-estudante, que abandonou os estudos devido sua miséria, a construir racionalidades bastante controversas acerca dos "crimes perdoáveis" e das "pessoas ordinárias e extraordinarias".

Desde as primeiras páginas da leitura até o momento em que Raskólnikov está cumprindo seu castigo refletindo sobre
a existência de uma velha ruim, gananciosa, que "não vale mais que um piolho", é possível ver a construção de sua ideia (crime) e as racionalidades que ele teve para defender e embasar o seu ato. Aliás, esse debate interno sobre julgar quem merece morrer e quais pessoas poderiam se beneficiar dessa morte é algo que foi recorrente em seus pensamentos durante todo o livro, tornando esse personagem muito complexo e MUITO bem construído.

Outros personagens como a Sônia, Dunia, Razumíkhin são tão interessantes de acompanhar, tão bem construídos que você fica doido pra saber o que acontecerá. Aliás, todo aquele cenário do livro você interpreta como um lugar onde diversas pessoas miseráveis (os outros personagens) lutam para sobreviver da maneira que podem.

Um clássico excelente, com personagens MUITO bem construídos e uma ambientação maravilhosa. É bastante denso e, em muitos momentos, lento. Porém, vale muito a pena e há momentos tão emocionantes que você esquece que acabou de passar por uma parte extremamente lenta e devora o livro de uma só vez. Aliás, você acaba refletindo MUITO sobre as temáticas desse livro de maneira intensa, trazendo novas racionalidades e novos saberes para o leitor. Recomendo MUITO!
comentários(0)comente



Marcus 10/02/2024

Leitura incrível
Uma leitura que me cativou do início ao fim. O desenvolvimento de personagem castigado pelo orgulho juvenil gigante me pegou também por eu estar, no instante da leitura, num momento de vida parecido em alguns aspectos. Livro que vou levar para a vida, especialmente aquele final.
comentários(0)comente



Alex712 10/02/2024

Crime e Castigo é uma das mais formosas obras de Dostoyevsky.
Não chamaria a obra de romance e estava achando essa categoria completamente errônea ao se tratar da obra até chegar no último capitulo. Onde realmente posso ver e chamar isso de um romance, porém erro em dizer q esse romance é interligado a nossa concepção; você tem que ler para entender. Um romance que vale uma vida; um romance de corpo e alma.

O livro fala sobre a desumanização de Roódia, suas ideias e ideais pessoais e sociais. Faz vc parar pra pensar ?eu tô ficando louco e influenciável por concordar com isso?? ou ?esse cara deve ter bebido no mínimo 3 litros de vodka para escreve isso?.

E de fato, não tem como se falar desse clássico da literatura russa sem se tratar do próprio Dostoyevsky. Recomendo vcs estudarem um pouco sobre ele e sua trajetória sendo preso, órfão e como chegou a ser considerado maluco por ser contra um regime autoritário.

Recomendaria essa obra para todos que me pedissem recomendação de literatura estrangeira. Livro maravilhoso!
comentários(0)comente



renaas079 09/02/2024

Que jovem não se considera um Napoleão?
O crime perfeito de um novo Napoleão? Qual justificativa para se matar? Algumas pessoas t3m o direito de matar? Vale a pena o crime, justificado para o um bem maior? Há tempo para o arrependimento?

A obra aborda algumas questões que nos estula a refletir sobre as justificativas de um crime, caracterizada por uma superioridade, tendendo a prepotência, sem prejuízo à culpabilidade.

A construção da personagem de Raskolnikov é brilhante: desde a contextualização e motivação para o crime, a falta de arrependimento, a justificativa e soberba até a compreensão do feito, a culpa e a ressurreição, tal como a analogia se Lázaro, para uma nova vida!

Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



salles27 07/02/2024

Nunca foi tão dificil ler um livro.

É super bem escrito, ambientação incrivel, mas meu Deus que negocio arrastado, acho que desisti e voltei umas 5 vezes e me senti fisicamente exausto durante e após a leitura.
Morgana.Villmanny 10/02/2024minha estante
Eu tô assim exatamente agora, que livro difícil de ler pelo amor de deus, nunca me senti tão entediada. Não consigo me manter lendo, faltam poucas páginas e tô agoniada com o quão chato é. Exatamente como disse, extremamente bem escrito, ambientação maravilhosa, personagens formidáveis mas pelos deuses que difícil


salles27 10/02/2024minha estante
Sim! No dia seguinte eu senti dor física mesmo, parecia que eu tinha malhado. É bem arrastado




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriel.Martins 06/02/2024

Um clássico nada fácil de ler
Crime e Castigo é um dos maiores clássicos da literatura e foi minha primeira experiência com a literatura clássica russa.
Com uma narrativa lenta e nada surpreendente, o livro não me cativou como eu esperava. Não me envolvi com os personagens e me peguei desejando que chegasse logo ao final.
De todos os clássicos que já li, este foi o que menos me agradou.
O fato do livro não ter funcionando para mim, não diminui sua qualidade. Com uma técnica impecável, Dostoiévski demonstra o porque é considerado um dos maiores autores da literatura mundial.
Independente se me agradou ou não, Crime e Castigo é um clássico que merece ser lido.
comentários(0)comente



Hiego 06/02/2024

Crime e Castigo é um romance do escritor Fiódor Dostoiévski, publicado na revista literária O Mensageiro Russo durante doze edições mensais ao longo do ano de 1866. Posteriormente, foi publicado em volume único. É o segundo romance de Dostoiéviski, escrito após seu exílio de dez anos na Sibéria. 
comentários(0)comente



Lore 05/02/2024

Não esperava nada mas recebi tudo, a história prende do início ao fim, o protagonista parece um tratado de psicopatologia. Definitivamente vou querer ler a versão completa.
comentários(0)comente



Annalu 05/02/2024

Uma vez consumado o crime, que comece o castigo
Dostoievski é um daqueles autores difíceis de encontrar, por mais que o livro tenha sido escrito no século XIX, a temática ainda é avassaladora e profunda.
Não vou dizer que não achei o início cansativo porque a primeira parte me custou bastante para ler, mas toda a espera valeu muito a pena. Raskolnikov é um personagem deveras humano, tendo suas nuances mais profundas expostas em plena luz do dia pela pena do autor, suas variadas facetas se encontram em um homem que é gentil com os órfãos e uma viúva a beira da loucura ao mesmo tempo que mata uma velha por dinheiro.
Acho incrível essa habilidade de Dostoievski em realmente formal uma imagem fiel de um assasino que é humano e tem todas as suas qualidades excludentes entre si.
Os personagems secundários são ótimos também e exprimem todos os tipos de pessoas existentes na terra, Dúnia foi a que mais me chamou a atenção entre eles.
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR