Books Friends & News 14/04/2012Interessantehttp://3.bp.blogspot.com/-yIBVeHffbY0/T30DcLUABYI/AAAAAAAADPM/sx1CSaeMxC0/s1600/RESENHA+CONSELHOS+AMOROSOS+DE+EMILY+BRONT%C3%8B.jpg
Esse é um dos livros que não tinha intenção de comprar, tinha visto no blog da editora Essência, até por não ser muito fã da Emily Brontë, apesar de O Morro dos Ventos Uivantes eu já li mais de uma vez, além de assistir os filmes de 1940 com o Lawrence Olivier e o de 1992 com Ralph Fiennes, acho o livro excelente, quem ainda não leu, recomendo e muito o livro.
Mas Conselhos Amorosos de Emily Brontë, é da autora Anne Donovan, a personagem principal do livro, Fiona, é uma grande fã da autora Emily Brontë, e que influencia em algumas decisões da sua vida, desde pessoais até profissionais.
Fiona, é a segunda filha de uma família de 3 irmãos, Mona e Rona, as gêmeas e Patrick o irmão mais velho, vivem em Glasgow, na Escócia, já no inicio Fiona nos mostra a presença de Brontë no seu cotidiano, ela compara o seu dia a dia a Brontë, já que Fiona não se limita apenas a obra, mas também na vida familiar da escritora com a dela.
Através dessa adoração pela autora, Jas o colega de classe de Fiona, que é apaixonado por Shelley se aproxima de Fiona, e começam um relacionamento, até essa parte do livro a vida de Fiona é comum, o primeiro namorado, a rotina familiar...
Porém após descobrir com ajuda de Jas um talento particular para artes, ela começa a ter outra perspectiva na vida, já que sempre se achou comum, vimos Fiona mais segura de si, porém com morte da mãe, Fiona se desestrutura um pouco e isso influencia sua vida amorosa, familiar e por um distanciamento de Brontë.
Não sei se a autora quis mostrar a insegurança e a mudança de vida de Fiona, as escolhas erradas, o desapego da família, uma visa amorosa vazia, gerou um afastamento de Brontë, até momentos da comparação tornam mais sarcásticos e depressivos, já li algumas resenhas, e não vi ninguém comentar essa situação, talvez seja apenas um ponto de vista próprio.
O livro é interessante por isso, quase sempre você tem raiva, ou fica indignada com as atitudes erradas da personagem, porém no caso de Fiona, você a entende todos os passos errados, e admira a força de superação da personagem, ela levanta vários questionamentos, e além da consciência dos seus erros, realmente muito interessante como a autora colocou a personagem cheia de problemas e como eles foram solucionados e superados.
Fiona é o narrador de todo o livro, então você tem se vê como Fiona o tempo todo, e em nenhum momento sentimos falta da visão dos outros personagens, acho que foi por isso que realmente admirei Fiona, e também vi como uma pessoa quase real, que errou, ou erraram com ela, e perdoo e foi perdoada, mostrando generosa em algumas situações, e mesmo se não fosse talvez não poderíamos classificar de ter tido atitudes egoístas.
Sinceramente é um livro despretensioso, às vezes algumas divagações da personagem um pouco cansativas, mas o desenvolvimento dos personagens, e o talento da autora juntar momentos da obra e da vida da autora Emily Brontë com momentos da vida da personagem, foram bem equilibrados, e transformar uma personagem fictícia em humana.
Para conferir a resenha completa com citações ilustrativas acessem -->>> http://www.guardiadameianoite.com.br/2012/04/resenha-conselhos-amorosos-de-emily.html