LissBella 17/10/2010"A morte da razão não leva às trevas, mas a outro tipo de luz."
Ultimamente tenho tido muita sorte ao escolher os livros que leio. Esse é meu primeiro livro de Susan Wiggs, e puxa... nem tenho como expressar o talento da escritora.
Susan consegue relacionar amor, doença, segredos passados, mágoas que perduram... um monte de sentimentos e acontecimentos de forma linear e gostosa de ser absolvida.
O livro começa com a volta de Jessie para casa após 16 anos. "Sentia apenas o instinto de voltar para casa, a tendência do animal ferido em procurar um abrigo seguro".
Jessy sabia o que iria encontrar... o passado, seus estragos e as cicatizes que este deixara. Assim como Dusty Matlock que até conhecê-la sofria com a perda preoce da esposa... "O sangamento estancara, o paciente iria sobreviver, mas as cicatrizes nunca sumiram".
Mas, assim que se encontram somos presenteados pela autora com a descrição... "Uma onda de amor devastador percorreu-lhe o corpo com uma força esmagadora... o mundo tinha uma forma estranha de oferecer algo inesperado quando tirava todo o resto".
Me perguntei muitas vezes durante a leitura... É possível recomeçar ou reconstruir mesmo após estragos como esse? E Susan Wiggs acredito que também tenha se perguntado isso ao iniciar o livro...
"Não havia nenhum manual de instruções ensinando como colar os caquinhos de uma vida".
Mas os personagens desenvolvidos por ela são fortes o que torna o livro em minha opinião tão forte quanto... Pequenos conselhos dados pela autora, grandes mensagens... "Vá e consiga o que quer da vida... não espere que ela lhe dê nada de bandeja. As coisas dadas com muita facilidade são dadas apenas por um motivo - ninguém mais as quer".
Culpa, medo, segredos... um livro cercado de memórias... Podemos julgar? Culpar? Todos erraram... erraram diante do novo, do improvável, do inimaginável... "As pessoas procuram responsabilizar as outras quando coisas impensáveis acontecem".
Ah... belo livro... belíssimos sentimentos... e um amor ainda mais lindo...
"Ele tnha a capacidade de colocar tudo num beijo - promessas indizíveis, sentimentos indescritíveis... até mesmo sonhos".
Recomendadíssimo!!!