spoiler visualizarviic626_ 19/03/2018
Conto de escola
O Conto de Escola foi escrito por Machado de Assis, grande escritor brasileiro, onde obteve sua primeira publicação em 2002. O presente livro aborda a história de Pilar em volto de uma sociedade que contém regras rígidas e diversas no âmbito escolar, além de que também é demonstrado o dia-a-dia do menino e suas adversidades e dúvidas comuns de uma criança de 11 anos. Tendo um final espontâneo e interessante, o Conto de Escola, nos mostra como a vida na infância é onde obtemos nossas melhores experiências e também nos faz viajar no tempo com uma história muito cativante.
Esta impressionante obra tem-se início com Pilar pensando sobre que brincadeira o mesmo realizaria naquele dia, porém, tudo isso a caminho de sua escola, que era extremamente rígida e que contava com professor muito severo. Contudo, o mesmo decide por ir à escola, após lembrar do feito de seu pai ao descobrir sua falta no âmbito educacional, e em como foste intransigente dando-lhes um castigo mais do que doloroso. Com tal pensamento, ele se dirigiu a escola, e por sorte, chegaste antes mesmo que seu mestre entrasse em sala.
Ao adentrar em sua sala, os alunos são pedidos que realizem uma certa atividade pelo professor, porém, um amigo de Pilar o pede que possa ajuda-lo nesta tarefa em troca de uma moeda, entretanto, um outro colega percebe e relata todo o ocorrido ao mestre que joga a moeda fora e briga com ambos. Após o término da aula, Pilar vai a procura da tal moeda, e ao chegar no lugar em que deduz poder encontra-la, ele observa um grupo de soldados e começa a segui-los, deixando de lado a escola. Todavia, o final se estabelece neste conflito, por tudo ser apenas uma lembrança de infância relatada pelo próprio Pilar.
O final deste conto é algo que remete ao pensamento em que sempre devemos ter com relação a nossa infância, pois ela é o momento da construção de quem realmente somos e seremos à medida que envelhecemos e ganhamos maiores experiências. É um livro intrigante, uma ótima leitura machadiana, com conflitos correlacionantes e um bom livro para reflexões pessoais.
O Conto de Escola, escrito por um dos grandes escritores brasileiros Machado de Assis e influenciadores de escritores e leitores, além de ser um grande representante da vasta literatura brasileira e até mesmo mundial.
Victória Costa, 2ºano L-SESI, Retiro.