A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


gaturna 10/09/2024

N tenho mt oq falar kkkk achei ok, é um romance até que interessante, tem aquele drama mas nada muito romantista
comentários(0)comente



Joicy.Guerra 25/08/2024

O livro me surpreendeu com uma leitura leve e fácil. Machado criou uma personagem muito perspicaz e ambiciosa num contexto de romanticismo (quase um triângulo amoroso sem amor kkkk). Enfim, existem muitos livros do Machado surpreendentes e que são pouco falados.
comentários(0)comente



Gisele Gomes 24/08/2024

Por ser Machado de Assis, esperava mais
Se "A Mão e a Luva" fosse um conto, certamente teria me prendido mais. Digo isso porque a história em si não é ruim, mas também não é boa o suficiente para render quase 200 páginas. Faltou enredo para tanta página. A difícil escolha de Guiomar entre seus tantos pretendentes não foi suficiente para me prender por tantas páginas. Faltou alguma coisa, sabe? Lá pelo último terço do livro, a história até dá uma melhorada, mas logo cai no marasmo de novo.

Entendo que, na época em que o livro foi publicado, falar sobre uma mulher que, em pleno século 19, escolhe seu pretendente com base em suas ambições e não é a típica mocinha apaixonada, era algo realmente fora da curva, mas ainda assim, esse livro não me pegou como Helena, por exemplo. Faltou mais enredo, mais emoção, algo que surpreenda...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda.Caputo 16/08/2024

Amores práticos
"Sonhará uns amores de romance, quase impossíveis? Digo-lhe que faz mal, que é melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela não é brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir".

Assim Mrs. Oswald aconselha Guiomar, a mocinha do romance - e não que ela precisasse de tal conselho, afinal Guiomar sabia muito bem o que desejava. O conselho, aparentemente sensato, contrasta com os desejos e expectativas que moldam a vida de Guiomar.
Ela é uma jovem órfã, que, apesar de seu passado de pobreza, encontra acolhimento e uma nova vida com sua madrinha, uma baronesa viúva que a adota como filha. A madrinha, em sua tentativa de garantir a felicidade de Guiomar, deseja uni-la a seu sobrinho, Jorge, um jovem de comportamento indiferente e apático.

Por outro lado, temos Estêvão, o sobrinho de uma antiga professora da moça, que nutre por Guiomar um amor intenso e dramático, digno dos grandes romances. Seu sofrimento amoroso é constantemente compartilhado com seu amigo Luís Alves, um homem prático e cético em relação às fantasias românticas.

Machado de Assis, com sua maestria inigualável, nos apresenta um enredo que, embora inserido na fase romântica do autor, é uma astuta crítica ao próprio ideal romântico. O desfecho é uma verdadeira obra-prima de ironia e perspicácia, que só um mestre da literatura como Machado poderia conceber.

"A mão e a luva" é o segundo romance no meu projeto de ler todos os livros de Machado em ordem cronológica, e cada página é um deleite!
comentários(0)comente



Mai.lendo 12/08/2024

O encaixe perfeito
Leitura rápida, fácil e fluida.
Guiomar, teve uma infância difícil, e qd sua mãe morreu, ficou sendo criada por sua madrinha, uma rica baronesa.
Bonita, altiva e dona de si, a obra nos mostra todos os acontecimentos que levaram a dama a escolher entre os três cavalheiros que a amavam o que mais se encaixava com ela, como a mão e a luva.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Diogooo 20/07/2024

O destino é uma sucessão de acasos.
Mais uma descoberta da coleção do vovô, uma edição de bolso, ainda.

"A Mão e a Luva", de Machado de Assis, foi pra mim uma leitura encantadora e cativante, revela um romance envolvente que segue o clichê da mocinha linda disputada por vários pretendentes, mas com a elegância e perspicácia características de Machado.

A história é bastante previsível em termos de desfecho, e eu achei isso um ponto positivo. Ter uma boa ideia de como seria o final e vê-la se concretizar trouxe uma satisfação extra à leitura. Os detalhes minuciosos e a dinâmica dos personagens são bem elaborados, o que eu mais gostei.

Embora o enredo seja relativamente convencional, a forma como o autor lida com o romance e a interação entre os personagens faz de "A Mão e a Luva" uma leitura muito prazerosa. Um livro que não só diverte, mas também reafirma a habilidade de Assis em construir narrativas cativantes e bem estruturadas, é sutil, suave e muito bem fluído.
comentários(0)comente



Hév 16/07/2024

Absolute literature
Só conseguirei dizer se essa obra tomou o posto de Dom Casmurro como a minha favorita quando reler a história que Capitu e Bentinho fizeram, mas, mesmo se não tomar o lugar, com certeza A Mão e a Luva entrou no meu pódio.

Mais uma das obras da fase de romantismo do Machado que celebra o amor e suas dores em toda a intensidade necessária ao mesmo tempo que não deixa de tecer críticas à sociedade da época. Temos aqui uma protagonista extremamente segura de si e inteligente, Guiomar sabe o que quer e não dá ponto sem nó, não vê o amor com óculos cor de rosa, mas de forma prática. Sua sagacidade me lembrou um pouco de Helena, outra mulher machadiana que tinha tiradas impecáveis.

Guiomar se vê com 3 pretendentes para casamento, cada um deles com personalidades distintas e muito bem construídas. Jorge é prático e está bem com s vida que tem. Estevão é o suprassumo do romantismo, ele ama e sofre na mesma intensidade (infelizmente me identifiquei tanto com esse coitado Tadinho da Silva de Kidó City). Luís é pragmático e ambicioso. Conhecemos muito bem todos eles e discutimos até o final sobre como o desfecho se dará. Pessoalmente me peguei quase em desespero nas últimas páginas com medo de um final triste pra todos eles.

Gostei tanto do casal e da dinâmica entre eles! Fui me apegando junto e acho que final melhor não poderia ter. Outro ponto extremamente interessante é a presença, mais uma vez, ativa do narrador. Como é boa essa conversa com o leitor enquanto narra. Simplesmente impecável, não poderia ter sido melhor.
comentários(0)comente



asaturnino 13/07/2024

A mão e a Luva.
Leitura rápida, fluída. Gostei do homem escolhido por Guiomar ao final da história, preferiria o Estevão pois me vi no sofrimento dele pela amada. O casal se completa, são feitos um para o outro, tal como a mão e a luva.
comentários(0)comente



Bruna 13/07/2024

A mão e a luva ?
O título ?A Mão e a Luva? simboliza a adequação perfeita entre os personagens principais, refletindo a ideia de que o amor ideal é aquele que se encaixa como uma luva. Com sua prosa elegante e observações perspicazes sobre a sociedade, Machado de Assis oferece uma crítica sutil às convenções sociais e aos jogos de interesse que permeiam as relações humanas.
comentários(0)comente



Ricardo743 03/07/2024

A mão e a luva
Esse livro fala sobre 3 pretendentes distintos, e uma mulher chamada Guiomar que é diferente das demais damas, pois desde cedo encarou dificuldades, e o instinto de preservação da mulher é tão grande que ela escolhe o pretendente mais ambicioso, pois seria esse a figura que ela conseguiria respeitar e amar.
comentários(0)comente



Paulo 29/06/2024

Obra de arte de Machado
O livro tem uma leitura simples e fácil, ao contrário de outros livros do mesmo autor. É uma boa leitura de uma bela obra nacional.
comentários(0)comente



Cris.Olczyk 25/06/2024

Faz tempo...
"A Mão e a Luva" é um romance de Machado de Assis publicado em 1874. A história centra-se em Guiomar, uma jovem ambiciosa e inteligente, que precisa escolher entre três pretendentes: Jorge, Estevão e Luís Alves. O romance explora temas como amor, ambição e manipulação, com a sagacidade característica de Machado. Guiomar, apesar de seu desejo por independência e poder, acaba escolhendo Luís Alves, que combina pragmatismo e paixão, simbolizando que o casamento ideal é como uma luva que se ajusta perfeitamente à mão.
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |