QUEIJO460 05/05/2023
A Mão e a Luva, (Machado de Assis).
A obra lida pertence a fase romântica de Machado, sendo assim, não está presente as preciosas incursões que são realizadas pela alma das personagens e os monólogos interiores. Características da fase realista, a qual eu mais gosto. Sendo os livros mais conhecidos nos tempos atuais os da tal fase realista, "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas".
Mas de maneira nenhuma isso diminuí a obra em questão, pelo contrário, muito bem escrita, mas não posso deixar de ressaltar a grande evolução que Machado de Assis teve com o passar do tempo, evolução essa que ao meu ver, fez o nome dele ser lembrado até os dias de hoje.
A primeiro momento, parece ao leitor que o personagem principal será Estevão, clássico louco apaixonado, tipo de personagem muito presente em vários outros romances. Mas logo vemos que o personagem central da obra é a própria Guiomar, a qual é muito consciente, diferente de Estevão.
Acaba que Guiomar termina casada com alguém semelhante a ela, contido e consciente, o qual sabe controlar os sentimentos igualmente a Guiomar, nunca sobrepondo tais sentimentos acima da razão. Está conclusão de romance nos dá um grande exemplo.
Mesmo parecendo ser um grande amor, acima dele, use a razão. Não se deixe elevar apenas por um sentimento bruto e talvez, ligeiro.