A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Ricardo256 29/12/2020

Segunda obra romântica
Que delícia foi ler esse romance escrito durante a sua fase romântica. Esse livro conta a história de Guiomar, uma órfã que foi adotada por uma baronesa. Três homens querem o coração de Guiomar mas somente um deles levará o coração da senhorita. O desfecho é maravilhoso.
comentários(0)comente



Thais Layne 28/12/2020

Essa foi minha segunda tentativa de ler esse livro. Da primeira vez, fiz um esforço pra sair do primeiro capítulo, não entendia nada e estava achando uma chatice. Mas agora foi tão diferente!
Eu comecei o livro do nada, tinha visto um vídeo de resenha e quis começar a ler. Não tinha muitas expectativas de terminar, tendo em vista que esse foi o segundo livro do Machado que li, mas fui em frente. Quando me dei conta eu não estava apenas entendendo, mas apreciando a narrativa do Machado.
Eu gostei muito! Gostei muito dos personagens, gostei da história, mas principalmente gostei da narrativa, que foi espetacular.
Muito, muito, muito bom!
comentários(0)comente



ismailde_ns 27/12/2020

Eu amo reler por lazer as quais um dia foram obrigatórias
comentários(0)comente



:: Sofia 21/12/2020

Um salve à Guiomar!
Este é um curto romance que foi muito surpreendente para mim. Isto porque as personagens femininas têm mais destaque na história, assim como mais força. Não é um simples holofote sobre as feminilidades e o poder "perverso" da mulher (que hipnotiza, que brinca com os sentimentos, que usa o homem, devotado em sua pura e demasiada paixão).

São seis as personagens do livro: Estêvão, Luís Alves, Guiomar, a baronesa, Mrs. Oswald e Jorge. Os homens, sim, tiveram notoriedade, na declaração do amor, no poder político, no cavalheirismo... No entanto, são as mulheres que fizeram o papel principal, o de vilã, o de extravagante e de detentoras do poder (financeiro e de decisão); além disso, se mantiveram firmes aos seus ideais até o fim...

Guiomar é uma personagem incrível. Ela não se contenta com pouco, não será jamais submissa ao homem que ELA escolher. Ela não fica absorta por promessas de estilo de vida ou juras de amor. Ela é ambiciosa, fria e calculista; forte. Me identifiquei muito com sua visão e ações acerca do amor.
Certamente, Guiomar, em 1874, era completamente diferente do que a sociedade queria como protagonista de romance. Por isso, Machado também não se arrisca, ainda a constrói o desejo de todo homem rico e educado.

Gostei muito do livro. É curto, com reviravoltas bem elaboradas e embasadas, e, por isso, o final faz sentido e é satisfatório. A escrita é característica de Machado de Assis e ele reproduz os anseios e estilo de vida da burguesia e da remanescência de nobreza do fim do século XIX, aspecto que aprecio muito.

Achei passagens interessantes nas páginas 49, 53, 57 e 128.
comentários(0)comente



Grasi Lourenço 20/12/2020

Livro leve
Pensa num draminha bom! Guiomar não em busca do amor, mas sendo encontrada por ele. Amei e recomendo! Romance pra engolir de uma vez só ?
comentários(0)comente



Jamal 08/12/2020

Guiomar representa uma mulher de sua época que entre Estevão, Jorge e Luís Alves,perfis diferentes de homens, moldura o retrato do que é do gosto de uma moça daquele século.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bel 01/12/2020

Foi curto mas apaixonante (principalmente porque eu acertei o cara que ela ia escolher) poderia ser um simples triangulo amoroso (ou quadrilátero amoroso) chato, porém é Machado de Assis, a Guiomar não se sente indecisa por não saber quem gosta, é porque ela precisa agradar sua madrinha (benfeitora que depende financeiramente) e também pra decidir seu futuro, Guiomar não quer simplesmente um amor como varias protagonistas românticas, ela quer mais e é aqui que o autor mostra a diferença. Eu amei o Estêvão por o autor rir dele e nos incentivar a isso. Gostei muito de quem ela escolheu desde o inicio, ele é interessante e pensa de uma ótima forma (também seria minha escolha). No final o casal foi tão intenso que nem parecia que só li 100 pag e mais um pouco. Só não é 5 estrelas porque esse prêmio é do memórias póstumas de Brás Cubas.
comentários(0)comente



Marcelodmr 23/11/2020

Boas reflexões
Os diálogos têm alta qualidade, mas o enredo, ao meu ver, é bem arrastado. Não foi uma leitura fluída, mas vale a pena pela qualidade de Machado de Assim em fazer boas reflexões.
Polly 01/12/2020minha estante
Prefiro Memórias Póstumas de Brás Cubas!




Ariela 22/11/2020

Leitura leve e agradável
A Mão e a Luva é um romance gostoso de se ler. O livro conta com personagens marcantes, especialmente Guiomar, e um enredo simples, porém que mostra a vida cotidiana do Rio de Janeiro da época.
A trama em si não me prendeu muito, mas a descrição dos personagens e seus fluxos de pensamento, tornaram a leitura interessante.
Não achei o livro muito marcante, mas foi uma leitura leve e agradável.
comentários(0)comente



Larissa 13/11/2020

Atemporal.
Trata-se de um clássico da literatura brasileira.
A mão e a luva conta o romance entre Estevão, Guiomar e Luís Alves.
Estevão é apaixonado por Guiomar. Entretanto, tal sentimento não é correspondido, exceto na cabeça daquele.
Estevão nutri a paixão, iludindo-se dia após dia.
Luís Alves é amigo e confidente de Estevão.
A história se desenvolve a partir desses 3 principais personagens.
Trata-se de romance atemporal, do qual é possível extrair valiosas lições para a vida.
comentários(0)comente



@Matcholo 13/11/2020

Um livro muito bom onde não acontece praticamente nada kakaka. A escrita de Machado continua sendo fascinante até mesmo em uma história banal de cotidiano sem muitas reviravoltas. É interessante a quebra com o ideal romancista que o livro propõe. No mais, como disse aqui anteriormente, sigo nas leituras machadianas sem me identificar muito com os personagens ou histórias, mas mesmo tendo boas experiências devido ao estilo da escrita impecável do Machado, recomendo a leitura desse clássico para quem ainda não conhece.
comentários(0)comente



Ravel 29/10/2020

A mão e a luva, um sempre depende do outro
Machado é Machado. Seu estilo de escrita sempre me atraí. Não poderia ser diferente em "A Mão e a Luva". Não li a sinopse,propositalmente, a fim de surpreender-me com a leitura. Sempre ouvir grandes estudiosos falarem a respeito dessa obra, ou foi sobre "A Teoria do Medalhão ", de seu conteúdo extremamente crítico e de denúncia social.No entanto, fui surpreendido, de fato, a narrativa caracteriza-se como romântica. Mesmo assim, fui atingido pela impecável habilidade de Machado de nos prender até com uma história bastante simples: um amor inalcançável.
Pois bem, seu enredo, inicialmente, dramaticamente romântico, trata-se da história de um acadêmico chamado Estevão, o qual apaixona-se por uma jovem, que é adotada por uma baronesa rica,chamada Guiomar. Estevão, além de ser considerado pobre para os padrões de sua sociedade, é bastante emotivo e tem a lábia de poeta, é capaz de recitar uma poesia em prosa com qualquer aspecto relacionado ao seu amor, Guiomar. Por outro lado, Luís Alves,colega de Estevão é totalmente o oposto de Estevão. Ele é rígido ?azedo? e consideram-o rico. Essas duas figuras sempre se encontram, Luís Alves sempre acolhe Estevão em sua residência. A narrativa vai correr a partir do momento em que Estevão descobre que Guiomar é vizinha de Luís Alves.
A partir desse fato, o texto irá se concentrar em torno de Guiomar, Estevão,Luís alves e Jorge e também dos obstáculos que os pretendentes vão percorrer para "alcançar " o amor de Guiomar, esta é deveras sensata e calculista.
Esse tal de Jorge não sente nada em relação á Guiomar, só deseja, por meio do casamento, ter acesso ás suas riquezas materiais, isto é, Jorge é apenas um interesseiro.
Enfim, desses três, Guiomar só poderá escolher um amor.
Perfeito para passar o tempo! Recomendo a todos.
comentários(0)comente



Yas 13/10/2020

Em alguns trechos já se nota a ironia que vai se mostrar constante em obras futuras do autor. Não é ruim, mas não é meu favorito do Machado
comentários(0)comente



Alan Bruno 30/09/2020

Três pretendentes, uma escolha.
Achei a leitura rápida e a história me prendeu, pois deu espaço para conhecermos os personagens e seus motivos. O final conseguiu me surpreender.

Foi minha segunda leitura do Machado de Assis. Me fez querer conhecer outros livros do autor.
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR