Ingrid 29/11/2022Resenha - A Mão e a Luva“A Mão e a Luva” foi publicado em um folhetim, é o segundo romance de Machado de Assis.
A minha edição foi um brinde de uma das caixinhas da Tag, na época que eu assinava, e eu nunca tive vontade de ler, pois fugia um pouco dos clássicos. Mas, desde o ano passado que estou lendo mais clássicos, e não me arrependi nenhum pouco dessa leitura.
Nessa minha edição, temos uma introdução escrita pelo autor, onde ele comenta um pouco sobre esta não ser sua obra mais bem desenvolvida, o que diminuiu minhas expectativas para a leitura. E acho que isso tornou a leitura ainda melhor.
Esse livro acompanha Guiomar, uma bela jovem que é adorada por muitos, mas que não tinha tanto interesse em romance. Ao mesmo tempo, vemos três homens que estão interessados por ela, e a diferença entre eles.
A história começa com Estevão, o primeiro a se apaixonar pela moça. Estevão é um rapaz muito emocionado, que vive à base do amor e das paixões. Ele se apaixona por Guiomar anos antes dos acontecimentos do restante da história, e relembra de seu amor quando a reencontra.
Vale ressaltar, que Guiomar é uma moça que nasceu pobre, mas que teve a ajuda de uma baronesa durante sua vida, e após a morte de sua mãe e da morte da filha da baronesa, elas se aproximam muito e consideram que são a família uma da outra.
Dito isso, passo ao segundo pretendente, Jorge, o sobrinho da baronesa. Este é um rapaz rico, ou seja, herdeiro de pais ricos. Ele não trabalha, e vive da herança. Não é uma pessoa ruim, mas não é exatamente o que Guiomar busca no amor.
Ademais, a história não nos traz uma mocinha que busca o amor de sua vida. Ela está feliz vivendo como vive, e tem uma alma mais realista e pragmática. É muito interessante ver como ela decide seu futuro, como ela se apaixona.
Adorei esse livro, realmente não é o melhor do autor, mas vale a leitura rápida e agradável. Ótimo livro para quem gosta de romances começar a ler clássicos.
site:
https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/