Ana Claudia 02/11/2024Que grata surpresa essa leitura !
Ivan Ilitch morreu!
E para explicar como foi a sua vida até o seu último respiro, voltamos a sua infância e início da sua vida adulta.
Ivan estudou Direito e foi um aluno brilhante. Logo conseguiu um emprego em um ministério do governo russo. Conheceu Praskovia Fiodorovna, quem se tornou sua esposa mais tarde.
Ele achava que poderia achar um partido que está moça, mas lhe parecia conveniente estar com ela. O casamento aconteceu e no início foi tudo lindo até Praskovia começar a brigar com ele por causa do trabalho e pela escasses de dinheiro. Tiveram filhos, perderam quatro deles.
Ivan foi trabalhar em São Petersburgo, ganhando mais, em uma casa com conforto e tudo do bom e do melhor. Ainda assim, Praskovia reclamava..
Ivan começou a adoecer e a partir daí ele passa a refletir sobre sua vida, em que momento ele errou para chegar ao ponto que chegou. Ele lembra da sua carreira, sua família, o amor pela sua carreira que o guiou sempre ao longo de sua vida. Ele não aceita a morte, ele quer viver.
As dores aumentam e ele se depara com a solidão, a amargura, o ódio pela esposa, os arrependimentos. Ele luta com a morte. Luta contra a aceitação da morte.
Um homem de 45 anos que está cara a cara com a mortalidade. Atormentado pelos pensamentos de morte, seus sentimentos oscilam entre esperança e desespero, desejo e desamparo, alegria e escuridão. Ele reflete sobre a solidão, sobre a crueldade do homem, sobre a crueldade de Deus, sobretudo, sobre a
ausência de Deus em sua vida.