A morte de Ivan Ilitch

A morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói




Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch


5533 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


JxVx 14/11/2024

O Sentido da Vida em A Morte de Ivan Ilitch
Ivan Ilitch teve uma vida medíocre. Não no sentido pejorativo, mas no sentido literal.

Ele foi um homem que conquistou um bom emprego, uma casa, uma família e, ao longo do tempo, moldou-se em hábitos, manias e até paranoias. Ficou preso em uma bolha criada por ele e pela sociedade, que definiu o que era ?bom? e o que todos deveriam almejar.

O que ele não esperava, no entanto, era que a chegada da morte pudesse trazer tanta dor. Não apenas a dor física, mas também a agonia e o incômodo que o atormentaram até seus últimos dias. Talvez porque, ao se ver diante da morte, Ivan Ilitch percebeu que poderia perder a dádiva de viver. Ou talvez tenha sido o peso de uma vida que ele nunca aproveitou plenamente, vivendo de forma engessada e sem questionar o que lhe foi imposto.

Não há uma maneira ?certa? ou ?errada? de viver, mas a história de Ivan Ilitch nos faz refletir sobre uma vida dedicada a valores que, no final, podem não ter tanto valor assim. E, nos seus últimos instantes, ele finalmente compreende a simplicidade da morte ? algo que até então lhe parecia tão complexo e doloroso. Afinal, quem viveu bem, não a teme.
comentários(0)comente



maquinaextraordinaria 14/11/2024

Ivan ilitch happy moments 0:01
Só espero que eu consiga fazer as pazes com a morte mais cedo do que esse pobre coitado, e que o tolstói também tenha feito.
comentários(0)comente



Mano-chan 14/11/2024

Eu achei que seria apenas um clássico e foi, tudo!
Acho que só não chorei com esse livro, pois li ele em lugares públicos. Mas que livro lindo, ele fala tudo sobre a morte, a vida e a complexidade das relações e sentimentos que temos. Eu não me identifiquei em nada com o personagem principal, mas nossa, como o seu fim me tocou.

Eu sofri tanto, lembrei de entes próximos que perdi e sobre escolhas que fiz na vida, pensei no que é envelhecer ou adoecer, em como é difícil lidar com isso.

Como a vida pode ser amarga e linda ao mesmo tempo?

Temos que ter mais amor e cuidado com aqueles que estão perto do fim, acredite, eles tem problemas demais pra lidar.

Que livro lindo, favoritado e um dos melhores clássicos que eu já li.
palomalm14 14/11/2024minha estante
Muuuito bom!




taainha 13/11/2024

Scr
O ser humano não vive só do materialismo e aparências.
Talvez percebamos tarde demais que vivemos uma vida autêntica
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alyne103 13/11/2024

“A morte de Ivan Ilitch” é considerada uma novela (ou seja, uma narrativa breve), mas apesar de ser de rápida leitura, dado o número de páginas (76), trata-se de uma leitura densa, difícil de ser lida. Não se torna difícil no sentido da linguagem e nem do enredo, mas dos sofrimentos suportados pelo Ivan Ilitch – nossa personagem principal. Para quem já presenciou tais sofrimentos, a narrativa de Tolstói mostra-se bastante verossímil e perturbadora.
comentários(0)comente



Lore 13/11/2024

Quem gostou de ?memórias póstumas? com certeza vai gostar desse livro. Me fez refletir bastante sobre a morte. É aquilo amigos, viva momentos legais o máximo que você conseguir é trabalhe o mínimo pra isso.
comentários(0)comente



Lena 13/11/2024

Vida
Pse irmão eu tbm quero viver.
Sinto que se eu morresse agr eu ia me questionar se minha vida foi vivida ou só sobrevivido.
Será se realmente estou fazendo as coisas conforme o esperado e não do jeito que eu gostaria? Enfim fica aí a questão
comentários(0)comente



Gabriel2334 13/11/2024

É tudo o que eu esperava e um pouco mais
A morte de ivan ilitch é um desses livros que sempre recomendam, peguei para ler recentemente e realmente é muito incrível, nos faz pensar sobre como estamos guiando o rumo de nossas vidas, se o que fazemos é o que queremos, se estamos vivendo de forma a qual nós agrada.
comentários(0)comente



Lima235 13/11/2024

A morte de Ivan Ilitch nos faz entrar num universo profundo, o protagonista, Ivan, que descobre uma doença, passa a ser dominado por ela, deixando sua vida profissional de lado e suas relações vão ficando cada vez mais distantes, ele se tornando cada vez mais solitário e questionando nos seus pensamentos a natureza da sua doença, e as pessoas por sustentarem uma mentira acerca da sua própria morte.No final, ele encontra não a morte, que ele sempre teve medo, mas a libertação, a luz no fim do túnel.
comentários(0)comente



Lorena1781 12/11/2024

Minha depressão
Chorei lendo, muito reflexivo, um livro para interpretar e parar para pensar se estamos aproveitando a vida como o devido.
Além de fazer críticas sobre se sentir um peso aos outros e o medo da morte eminente.
Perfeito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



wesley_fndes 11/11/2024

Melancólico
Anotações ?

Na realidade, havia ali o mesmo que há em casa de todas as pessoas não muito ricas, mas que desejam parecê-lo e por isto apenas se parecem entre si: damascos, pau-preto, flores, tapetes e bronzes, matizes escuros e brilhantes; enfim, aquilo que todas as pessoas de determinado tipo fazem para se parecer com todas as pessoas de determinado tipo.
comentários(0)comente



Ju 10/11/2024

Sua vida valeu a pena?
Ivan é determinado a seguir sua vida da forma que acha aceitável e decente. Toma suas decisões baseado nesse objetivo mas quando tudo acaba será que a vida valeu a pena?
comentários(0)comente



5533 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR