Ana 11/05/2022
padrão de livro do século XIX, personagens planos demais, típico de novela das 7
Inocência típica figura da mulher do modelo romântico, figura extremamente passiva e vista como objeto de desejo por todo homem de sua vida.
Não tinha livro melhor para entender certos conceitos das obras produzidas nesse século.
Reforça toda descrição regionalista da época. Dos cinco componentes de uma obra, Taunay decide focar naquilo que menos prende o leitor=espaço. E fica devendo nos principais: Enredo e Personagens.
Lembra muito o Morro dos Ventos Uivantes, só que para o padrão Brasileiro, essa estética não funcionou, uma vez que não desenvolve bem os personagens e está muito preocupado em fazer uso da técnica de ENCHIMENTO e COR LOCAL. Essas técnicas são utilizadas, pois naquela época os livros eram a melhor forma de conhecer sobre diversos ambientes, já que era a fonte de transmissão de informações, então essas questões de descrição eram muito exploradas. Além do que no começo do século xIX, há uma enorme tentativa de exaltar as "belezas" do país.
Desse modo, é uma obra que na atualidade torna-se uma leitura cansativa, mas não deixa de registrar a sua função naquela época.